quinta-feira, 23 de agosto de 2012
Felipe Massa permanecerá na Ferrari em 2013*
* Por Americo Teixeira Jr.
O Diário Motorsport pôde saber que o piloto brasileiro Felipe Massa, em que pese ainda não ter assinado seu contrato e estar sendo cobrado à exaustão, permanecerá na Ferrari em 2013. A opção da Ferrari em liberar ou não o piloto estaria vencendo agora no dia 31 de agosto e os indicativos atuais não supõem mudanças nessa postura revelada.
Uma fonte ligada à FIA, com ótimo canal de comunicação junto a Ferrari, informou que essa decisão está muito madura internamente. Conversando sob o compromisso de anonimato, compartilhou sua convicção de que Felipe Massa é muito importante nesse momento para a equipe italiana, embora tenha sido direto ao opinar que “provavelmente” a manutenção de Massa seja mais por falta de opção.
As razões são diversas, mas a principal delas é que a cúpula da Ferrari não está disposta a correr riscos com a entrega de seu carro nas mãos de um novato ou mesmo trazer alguém que, em lugar de ajudar, poderia atrapalhar a trajetória vitoriosa de Fernando Alonso. Para a Ferrari, ser campeã de Construtores também é muito importante e há uma aposta na capacidade de Massa em superar sua difícil fase atual e se recuperar nas nove provas restantes. Numa frase, o brasileiro ainda tem crédito em Maranello.
Há um sentimento da entusiasmo na Ferrari e uma opinião prioritária de que 2013 poderá ser sensacional. Apaixonada por Fernando Alonso, a equipe sabe que os bons resultados do espanhol não se devem, propriamente, ao carro de 2012. A cúpula sabe que precisa melhorar o equipamento. Seria algo mais ou menos assim: “Se chegamos onde chegamos, mesmo com o atual carro, imaginem o que faremos no ano que vem, com um carro melhor e o Felipe, que já é da casa e já mostrou do que é capaz, voltando aos seus melhores dias?”. Se isso vai colar, é outra história, mas é o que se configura neste final de agosto.
Antes de isso acontecer, porém, pelo menos três nomes estiveram sob os olhares atentos dos comandados de Luca di Montezemolo. O mexicano Sergio Perez entra no caso do novato que poderia correr o risco de, por sua novicidade, não contribuir para o todo da equipe. Mark Webber já tem contrato assinado com a Red Bull e Jenson Button já disse que não trabalha ao lado de Fernando Alonso. Essa discussão toda não estaria em pauta se não tivesse acontecido o grave acidente com Robert Kubica, esse sim, número um de uma lista que deixou de ter validade, ante as incertezas sobre a volta do piloto polonês ao cockpit de um Fórmula 1.
Implicações domésticas
Mas as implicações não são apenas no campo esportivo, mas também no doméstico. A saída de Felipe Massa da Ferrari teria reflexos na audiência televisiva e talvez até nos acordos comerciais. O público fiel, aquele que gosta de automobilismo, vai para Interlagos com ou sem brasileiro na pista. Vai por paixão pela Fórmula 1. Mas o custo x benefício de um ingresso caro passaria, certamente, a ser questionado, mais do que já é.
Não há nenhum substituto para Massa, enquanto ídolo, para ser “vendido” pela Rede Globo. Este ainda está em formação e pode ser Felipe Nasr. Bruno Senna não é esse nome, pois nada do que ele faça de bom é o bastante para uma multidão, aqui e lá fora, que teima em compará-lo com o tio. E não adianta ele dizer que “sou Bruno, não Ayrton”, pois ele é Senna e, no imaginário do torcedor, isso é o que conta.
Vale acrescentar que, na Fórmula 1, os acordos mudam e os fatos novos surgem na velocidade de seus carros. Então, em se mantendo essa posição, 2013 será o ano para Felipe Massa buscar resultados consistentes e um bom lugar para 2014. Ou abandonar a categoria, visto ter dito recentemente que não lhe interessa ficar sem um carro competitivo.
Paralelamente a isso, esta substituição de geração estaria sendo preparada com a estreia de Felipe Nasr em 2014, nesse momento o principal candidato a novo ídolo do Brasil na Fórmula 1. Talentoso, bem orientado dentro de casa e nas pistas, o outro Felipe já tem apoio de alguns patrocinadores brasileiros para sua temporada de GP2 e até já teria um pré-contrato assinado com uma equipe de Fórmula 1.
Aguardemos!
O Diário Motorsport pôde saber que o piloto brasileiro Felipe Massa, em que pese ainda não ter assinado seu contrato e estar sendo cobrado à exaustão, permanecerá na Ferrari em 2013. A opção da Ferrari em liberar ou não o piloto estaria vencendo agora no dia 31 de agosto e os indicativos atuais não supõem mudanças nessa postura revelada.
Uma fonte ligada à FIA, com ótimo canal de comunicação junto a Ferrari, informou que essa decisão está muito madura internamente. Conversando sob o compromisso de anonimato, compartilhou sua convicção de que Felipe Massa é muito importante nesse momento para a equipe italiana, embora tenha sido direto ao opinar que “provavelmente” a manutenção de Massa seja mais por falta de opção.
As razões são diversas, mas a principal delas é que a cúpula da Ferrari não está disposta a correr riscos com a entrega de seu carro nas mãos de um novato ou mesmo trazer alguém que, em lugar de ajudar, poderia atrapalhar a trajetória vitoriosa de Fernando Alonso. Para a Ferrari, ser campeã de Construtores também é muito importante e há uma aposta na capacidade de Massa em superar sua difícil fase atual e se recuperar nas nove provas restantes. Numa frase, o brasileiro ainda tem crédito em Maranello.
Há um sentimento da entusiasmo na Ferrari e uma opinião prioritária de que 2013 poderá ser sensacional. Apaixonada por Fernando Alonso, a equipe sabe que os bons resultados do espanhol não se devem, propriamente, ao carro de 2012. A cúpula sabe que precisa melhorar o equipamento. Seria algo mais ou menos assim: “Se chegamos onde chegamos, mesmo com o atual carro, imaginem o que faremos no ano que vem, com um carro melhor e o Felipe, que já é da casa e já mostrou do que é capaz, voltando aos seus melhores dias?”. Se isso vai colar, é outra história, mas é o que se configura neste final de agosto.
Antes de isso acontecer, porém, pelo menos três nomes estiveram sob os olhares atentos dos comandados de Luca di Montezemolo. O mexicano Sergio Perez entra no caso do novato que poderia correr o risco de, por sua novicidade, não contribuir para o todo da equipe. Mark Webber já tem contrato assinado com a Red Bull e Jenson Button já disse que não trabalha ao lado de Fernando Alonso. Essa discussão toda não estaria em pauta se não tivesse acontecido o grave acidente com Robert Kubica, esse sim, número um de uma lista que deixou de ter validade, ante as incertezas sobre a volta do piloto polonês ao cockpit de um Fórmula 1.
Implicações domésticas
Mas as implicações não são apenas no campo esportivo, mas também no doméstico. A saída de Felipe Massa da Ferrari teria reflexos na audiência televisiva e talvez até nos acordos comerciais. O público fiel, aquele que gosta de automobilismo, vai para Interlagos com ou sem brasileiro na pista. Vai por paixão pela Fórmula 1. Mas o custo x benefício de um ingresso caro passaria, certamente, a ser questionado, mais do que já é.
Não há nenhum substituto para Massa, enquanto ídolo, para ser “vendido” pela Rede Globo. Este ainda está em formação e pode ser Felipe Nasr. Bruno Senna não é esse nome, pois nada do que ele faça de bom é o bastante para uma multidão, aqui e lá fora, que teima em compará-lo com o tio. E não adianta ele dizer que “sou Bruno, não Ayrton”, pois ele é Senna e, no imaginário do torcedor, isso é o que conta.
Vale acrescentar que, na Fórmula 1, os acordos mudam e os fatos novos surgem na velocidade de seus carros. Então, em se mantendo essa posição, 2013 será o ano para Felipe Massa buscar resultados consistentes e um bom lugar para 2014. Ou abandonar a categoria, visto ter dito recentemente que não lhe interessa ficar sem um carro competitivo.
Paralelamente a isso, esta substituição de geração estaria sendo preparada com a estreia de Felipe Nasr em 2014, nesse momento o principal candidato a novo ídolo do Brasil na Fórmula 1. Talentoso, bem orientado dentro de casa e nas pistas, o outro Felipe já tem apoio de alguns patrocinadores brasileiros para sua temporada de GP2 e até já teria um pré-contrato assinado com uma equipe de Fórmula 1.
Aguardemos!
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Um comentário:
a fiarrari tá de brincadeira né??
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