sexta-feira, 2 de setembro de 2011
CARREIRA EM RISCO*
* Por Luis Fernando Ramos
Um costume antigo da Fórmula 1 é julgar um piloto por seu último resultado. E é um costume errôneo. Lewis Hamilton pode ter feito lambança no último domingo no acidente desnecessário com Kamui Kobayashi, mas não é um fracassado por conta disso. Nem será o maior gênio das pistas caso vença o GP da Itália daqui a dez dias de maneira espetacular.
É preciso pegar uma amostragem maior de corridas para ver se há uma tendência clara ou apenas uma onda de altos e baixos na performance - e este segundo caso é o que se aplica ao inglês da McLaren.
No caso de Felipe Massa, porém, há uma clara tendência. Suas performances são apagadas faz muito tempo. E as medidas para mudar o quadro estão se mostrando ineficientes. No GP da Bélgica, ele ficou preso atrás da Mercedes de Nico Rosberg, enquanto outros pilotos de equipes de ponta superaram o alemão sem maiores problemas.
O brasileiro sempre encontra uma explicação técnica para sua forma. E o pior é que elas fazem sentido: a dificuldade de aquecer os pneus ou os problemas com a melhor velocidade no final da reta de Rosberg são fatores que ocorrem de verdade.
Mas o que incomoda é que Massa parece se resignar com o quadro. Ao contrário do piloto guerreiro que vimos em tantas fases de sua carreira, vemos na pista hoje o brasileiro se conformando com os limites do seu carro e não demonstrando muita garra para ganhar uma posição caso não esteja muito mais veloz que o piloto à frente.
Talvez isso ocorra por não estar mais à vontade numa Ferrari que gira em torno de Fernando Alonso.
O problema é que seu desempenho não está fazendo nenhum favor para a continuidade da sua carreira. Se a garra não voltar, pode ser que nenhum time queira contar com ele ao término de seu contrato com os italianos, ao final de 2012.
Um costume antigo da Fórmula 1 é julgar um piloto por seu último resultado. E é um costume errôneo. Lewis Hamilton pode ter feito lambança no último domingo no acidente desnecessário com Kamui Kobayashi, mas não é um fracassado por conta disso. Nem será o maior gênio das pistas caso vença o GP da Itália daqui a dez dias de maneira espetacular.
É preciso pegar uma amostragem maior de corridas para ver se há uma tendência clara ou apenas uma onda de altos e baixos na performance - e este segundo caso é o que se aplica ao inglês da McLaren.
No caso de Felipe Massa, porém, há uma clara tendência. Suas performances são apagadas faz muito tempo. E as medidas para mudar o quadro estão se mostrando ineficientes. No GP da Bélgica, ele ficou preso atrás da Mercedes de Nico Rosberg, enquanto outros pilotos de equipes de ponta superaram o alemão sem maiores problemas.
O brasileiro sempre encontra uma explicação técnica para sua forma. E o pior é que elas fazem sentido: a dificuldade de aquecer os pneus ou os problemas com a melhor velocidade no final da reta de Rosberg são fatores que ocorrem de verdade.
Mas o que incomoda é que Massa parece se resignar com o quadro. Ao contrário do piloto guerreiro que vimos em tantas fases de sua carreira, vemos na pista hoje o brasileiro se conformando com os limites do seu carro e não demonstrando muita garra para ganhar uma posição caso não esteja muito mais veloz que o piloto à frente.
Talvez isso ocorra por não estar mais à vontade numa Ferrari que gira em torno de Fernando Alonso.
O problema é que seu desempenho não está fazendo nenhum favor para a continuidade da sua carreira. Se a garra não voltar, pode ser que nenhum time queira contar com ele ao término de seu contrato com os italianos, ao final de 2012.
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4 comentários:
Concordo, estão pegando muito no pé do Hamilton, ele não está bem.
Tem feito algumas barbeiragens, porém o Massa nunca se empõem e sempre tem desculpa para tudo.
Uma triste realidade para a torcida brasileira.
Esperanças renascem com mais um Senna nas pistas, aliás, a única a curto prazo. Se esse não vingar, amargaremos um longo jejum brasileiros lutando por títulos na F-1.
Aguardemos e torçamos, portanto!
Ta na hora de FELIPE fazer jus ao nome e voltar a ter um desempenho MASSA na F1!
Se não, vai ficar como na foto...
tá difícil viu...
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