sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
COLUNA DO ROQUE: CRISES, CORRIDAS E RONALDO
A crise é a palavra da moda, em todos os telejornais e meios de comunicação só ouvimos falar dela. É empresa que quebra, empresa que não paga os salários dos funcionários, empresa que não paga imposto para tentar saldar suas dividas, tudo isso para ter um saldo financeiro minimamente aceitável para os acionistas.
Motivações estas que levaram oficialmente a Honda fechar suas portas para a F-1 e deixar todos na categoria com a pulga atrás da orelha para saber qual próxima equipe/montadora a abandonaria. Muitos acham que vai ser a Toyota, outros dizem a Toro Rosso e mais alguns dizem que vai ser a Renault. Não sei, pelas recentes pesquisas divulgadas a única equipe que cumpre seus compromissos financeiros em dia é justamente a montadora japonesa, enquanto a Force India é a que mais demora para pagar, sendo que 99% de suas contas estão atrasadas. Então porque falam tanto que a Toyota vai sair? Puro marketing ou apenas elocubrações dos concorrentes?
Isso lembra muito as histórias antigas de pilotos que andavam na saudosa pista velha de interlagos, à noite e com neblina. Enquanto fingiam que não estavam nem ai, os outros se perdiam no meio da serração e a vitória ficava menos dificil. Isso não quer dizer que a Toyota vá ganhar corridas em 2009, mas que, pelo montante gasto, certamente ficará do meio do bolo pra frente, um avanço se comparado com as pífias apresentações dos últimos anos.
As informações vindas da Europa, dizem respeito a um novo momento para a F-1, com os custos reduzidos aos padrões da década de 90, motor padrão...seria um ressurgimento da verdadeira Fórmula 1, baseada em garagistas apaixonados pelas suas máquinas velozes? Ou apenas seria mais uma jogada de marketing? Ao que tudo indica, não...isso veio para ficar, só não sei se com a presença dos garagistas...
Essa inconstância entre gastar muito dinheiro, prever o futuro, ressurgir das cinzas, lembram muito a história daquele jogador chamado Ronaldo, que entre idas e vindas (mais uma delas agora no Corinthians), sempre se recuperou e deu alegrias à torcida.
Será que as corridas superarão à crise e voltaremos a ver ultrapassagens, carros bonitos, pilotos marrentos e, principalmente público nos autodromos do mundo? É o que desejo.
Motivações estas que levaram oficialmente a Honda fechar suas portas para a F-1 e deixar todos na categoria com a pulga atrás da orelha para saber qual próxima equipe/montadora a abandonaria. Muitos acham que vai ser a Toyota, outros dizem a Toro Rosso e mais alguns dizem que vai ser a Renault. Não sei, pelas recentes pesquisas divulgadas a única equipe que cumpre seus compromissos financeiros em dia é justamente a montadora japonesa, enquanto a Force India é a que mais demora para pagar, sendo que 99% de suas contas estão atrasadas. Então porque falam tanto que a Toyota vai sair? Puro marketing ou apenas elocubrações dos concorrentes?
Isso lembra muito as histórias antigas de pilotos que andavam na saudosa pista velha de interlagos, à noite e com neblina. Enquanto fingiam que não estavam nem ai, os outros se perdiam no meio da serração e a vitória ficava menos dificil. Isso não quer dizer que a Toyota vá ganhar corridas em 2009, mas que, pelo montante gasto, certamente ficará do meio do bolo pra frente, um avanço se comparado com as pífias apresentações dos últimos anos.
As informações vindas da Europa, dizem respeito a um novo momento para a F-1, com os custos reduzidos aos padrões da década de 90, motor padrão...seria um ressurgimento da verdadeira Fórmula 1, baseada em garagistas apaixonados pelas suas máquinas velozes? Ou apenas seria mais uma jogada de marketing? Ao que tudo indica, não...isso veio para ficar, só não sei se com a presença dos garagistas...
Essa inconstância entre gastar muito dinheiro, prever o futuro, ressurgir das cinzas, lembram muito a história daquele jogador chamado Ronaldo, que entre idas e vindas (mais uma delas agora no Corinthians), sempre se recuperou e deu alegrias à torcida.
Será que as corridas superarão à crise e voltaremos a ver ultrapassagens, carros bonitos, pilotos marrentos e, principalmente público nos autodromos do mundo? É o que desejo.
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3 comentários:
Essa tal de crise deu uma reviravolta geral, inclusive na F-1.
São tantas informações desencontradas, tantos boatos, tantas propostas, que deixam vendidos até os mais experientes no assunto. Fica difícil tentar acreditar ou entender certas coisas.
Ao menos, por enquanto, temos assunto para passar o tempo até o próximo GP......por outro lado, aumenta a TPP (tensão pré temporada)!!
a crise passa, sempre passa... e medidas estão sendo tomadas pela F1 para enfrentá-la... enquanto isso, só nos resta a TPP mesmo, rs!!!
complementando opiniões:
Poderia aproximar mas o público, ingressos a preços mais razoáveis e condições melhores de pagamento.
Lá na Europa o torcedor por F1 sofre com os altos preços em alguns países.
Alterar traçados de circuitos também merece uma atenção maior, do contrário não teremos ultrapassagens e emoção.
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