segunda-feira, 31 de março de 2008
DA EUROPA PARA A GGOO: CINTHIA TRAVALINI
Essa é minha primeira coluna e espero que gostem!!!
Alonso na Ferrari???
Em matéria publicada no site da britânica BBC (http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/motorsport/formula_one/7312280.stm) em 28 de março de 2008, Alonso dá a entender que poderia deixar a Renault e mudar para a Ferrari.
Alonso disse que sempre busca estar no melhor carro, que está na Renault porque eles venceram em 2005 e 2006 e que ele gostaria de vencer novamente neste ano ou no próximo. Ele afirmou também que a opção de sair da equipe existe e que tentará estar no melhor carro possível e, claramente, a Ferrari tem um dos melhores carros.
Porém a escuderia italiana tem contrato assinado com Kimi e Massa até 2009.
O piloto, que após a estréia modesta da Renault na temporada, disse que não terá chance de brigar com a Ferrari e com a McLaren. "É muito cedo para falar em mudança e em rumores, mas o Massa teve duas corridas ruins, com erros e que iniciaram a especulação, disse Alonso. “É lógico, mas é muito cedo.”
Mas Alonso esfriou as especulações dizendo que elas eram inevitáveis devido ao fraco começo de temporada de Massa, que não completou as duas corridas após erros de direção.
O piloto revelou que algumas melhorias no carro serão feitas antes do GP de Barcelona, mas que as demais equipes também farão, o que deixará o campeonato mais ou menos da mesma forma como está agora.
“Nós vimos isso ano passado e vemos isso todo ano: os carros que vencem as primeiras duas ou três corridas ficam na liderança. Nós não veremos grandes surpresas durante o ano.”
Será??? Vamos ver, porque a temporada mal começou!!!
McLaren vai a Cingapura coletar dados para simulador
No sábado, os organizadores fizeram um teste de iluminação, com carros de turismo percorrendo um trecho da pista que será montada nas ruas da cidade.
Ainda com luz natural, Mika Hakkinen foi uma das atrações do evento, ao volante do MP4-22, o carro do ano passado. O bicampeão do mundo percorreu 400 metros da avenida St. Andrews, numa demonstração para fãs locais.
O finlandês alertou para a necessidade de preparação especial dos pilotos. "À noite, seu corpo funciona de forma diferente. Suas reações não são tão imediatas como durante o dia, porque você deveria estar dormindo. Trabalhar essa diferença será um desafio físico para os pilotos", afirmou.
Enquanto Hakkinen pilotava e falava, porém, técnicos da equipe inglesa já iniciavam essa preparação. Neil Trundle, responsável pelos projetos especiais da McLaren, esquadrinhou o traçado, coletou dados e tirou fotos, informações que serão usados nos simuladores de Woking.
"Registramos várias imagens aqui que serão carregadas nos simuladores para Hamilton e Kovalainen", afirmou o ex-mecânico, parceiro de Ron Dennis desde o início dos anos 70.
Fonte: Tazio
Abaixo as fotos:
E o vídeo:
RIVALIDADES NA F-1: CLARK X HILL
No ano seguinte, Clark morreu em um acidente e Hill faturou com a Lotus o seu segundo e último título mundial.
A DIVERSÃO DE MAX MOSLEY...E SUA REPERCUSSÃO
Este homem entra numa casa de "relaxamento" e é recebido por uma, digamos, funcionária do local. O que se segue são sessões de sadomasoquismo com direito a fantasias nazistas.
Para complicar ainda mais, há um vídeo no ar. O homem é idêntico a Mosley.
É... assim como a do Governador de Nova York, esta história terá desdobramentos...
Edit com os desdobramentos, diretamente do site Grande Prêmio:
Bernie Ecclestone não reprova nem condena atitude!
Comunidade judia critica presidente: "Insulto"
Mosley não permanece na FIA, acredita Moss
Notas dos GP's!
Vejam como ficou a Tabela: http://br.geocities.com/danielmacarenco
COSTELAS E COSTELETAS
Portanto, aguardem muitas novidades na parte estética, nas parcerias, no site, no Fórum...
Stik, meu filho, muito sucesso nas novas funções...
domingo, 30 de março de 2008
DIRETAMENTE DA EUROPA PARA A GGOO: CINTHIA TRAVALINI
Mas ela vai animar as segundas feiras de um modo diferente, diretamente da Europa para a GGOO: Cinthia Travalini vai ser nosso braço direito e esquerdo no velho continente, escrevendo sobre as novidades do automobilismo na Europa, fofocas, desafios, curiosidades de um outro ponto de vista, o de torcedora. Desta forma este modesto blog ganha contornos internacionais, e espera romper as barreiras da amizade não só no Brasil como também na Bélgica e demais países.
Mas para falar da Cinthia temos que falar algumas qualidades e outros defeitos. Pois apesar de ser São Paulina e ainda por cima, prima do presidente (da GGOO não o da República), a Cinthia é uma apaixonada por velocidade e busca na qualidade dos serviços farmaceuticos ganahr o seu ganha pão.
Portanto, em nome de todos da GGOO, desejamos as boas vindas, uma excelente estadia e um ótimo trabalho pra você!
De onde vêm os nomes dos carros da F-1
Depende da equipe, mas, em geral, os modelos dos carros de F-1 são nomeados com iniciais da equipe ou de alguém da equipe mais um número que pode representar ano, seqüência ou mesmo alguma especificação do motor.
Os modelos que participarão da temporada 2008 mostram combinações interessantes. A Williams, por exemplo, correrá em 2008 com o FW30, já que o dono da equipe chama-se Frank Williams e esse é o 30o carro lançado por ele. A estreante Force India, do empresário Vijai Mallya, segue a mesma fórmula no seu primeiro carro: VJM01. Outras equipes preferem combinações mais óbvias, como o F2008, da Ferrari, e o SA08, da Super Aguri.
Já a Renault e a Scuderia Toro Rosso misturam as duas fórmulas, usando as iniciais da equipe e seqüência de modelos: R28 e STR3. A Toyota traz um elemento a mais: TF108 mistura T de Toyota, F1 de Fórmula 1 e 08 da temporada. A Honda adotou uma homenagem ao motor RA, que equipou o primeiro Honda na Fórmula 1, em 1963, e, claro, 1 de F-1 e 08 de 2008.
A combinação mais estranha, contudo, é a da McLaren, que entrará na briga a partir do dia 16, no GP da Austrália, com o MP4-23, ou seja, o 23o modelo desde o nascimento do projeto MP4, que uniu as iniciais do patrocinador Marlboro com as de Project 4, o nome da equipe que o big boss Ron Dennis comandava na Fórmula 2.
sexta-feira, 28 de março de 2008
GP CINGAPURA: AS OBRAS
Jean-Marie Balestre morre aos 86
Balestre comandou a FISA (Fédération Internationale du Sport Automobile) de 1979 a 1991 e a atual entidade máxima do automobilismo mundial entre 1986 e 1993, antes de passar o bastão para Max Mosley, que dirige a FIA até os tempos atuais.
Ainda é desconhecida a causa da morte do ex-dirigente, que ficou conhecido entre os brasileiros como a pessoa que impediu o tetra do Ayrton Senna, já que admitiu a exclusão do então piloto da McLaren do GP do Japão de 1989 para ajudar o compatriota Alain Prost.
Balestre trabalhou como agente secreto da Resistência Francesa na Segunda Guerra Mundial. Seu envolvimento com os carros começou logo após o fim do conflito beligerante, quando foi o responsável pelo lançamento da revista "Auto-Journal".
Foi um dos fundadores da FFSA (Féderation Française du Sport Automobile) em 1950. Em 1961, tornou-se o primeiro presidente da IKC, a Comissão Internacional de Kart da FIA. Na década de 70, subiu à presidência da FFSA (1973) e da FIA (1978), que se transformou em FISA um ano depois.
Balestre foi o primeiro a bater de frente com Bernie Ecclestone, então líder da FOCA (Formula One Constructor's Association) pelo controle da F-1. Bernie comandava a queixa dos times menores, que eram deixados de lado na questão financeira, sobretudo em relação à Ferrari, Renault e Alfa Romeo.
Sem encontrar solução com Balestre, Ecclestone, auxiliado por Mosley, resolveu criar um campeonato paralelo organizado pela WFMS, algo como Federação do Automobilismo Mundial. A primeira corrida da categoria de Bernie foi um fracasso, e parte dos times que dela participaram resolveram voltar ao Mundial da FISA.
Após boicotes a corridas, tentativas de acordo, ameaças entre pilotos, ficou estabelecido que a FOCA (hoje FOM) cuidaria da área comercial da F-1, enquanto que a FISA determinaria os regulamentos técnico e esportivo.
Balestre foi um dos pioneiros na questão da segurança na F-1, implementando os "crash tests". Levantando tal bandeira, impediu o uso dos motores turbo a partir de 1989.
Mas seu maior ato como presidente envolveu aquela que é tida como a maior rivalidade da história da categoria. Balestre definiu o título de Prost naquele ano ao desclassificar Ayrton Senna do GP do Japão de 1989. Alegou que o brasileiro, após ser fechado pelo francês na chicane do circuito de Suzuka, utilizou um caminho proibido para retornar à pista. Anos mais tarde, Ballestre confessou a manipulação para privilegiar o compatriota, tirando o que seria o segundo título de Senna.
A atitude levou Max Mosley a concorrer à presidência da FISA. O atual mandatário ganhou de Balestre, e assumiu o controle da entidade em 1991. Jean-Marie tentou voltar em 1993, mas novamente perdeu a eleição, e resolveu ficar apenas com a presidência da FFSA — até 1996.
Fonte: Grande Prêmio
Há 15 anos, Senna vencia no Brasil
Há exatamente 15 anos, em 28 de março de 1993, o brasileiro Ayrton Senna, da McLaren, conquistava sua última vitória em Interlagos. Era o GP do Brasil, segunda etapa daquele ano. Alain Prost contava com uma “Williams de outro planeta” e dificilmente seria superado.
Entretanto, uma série de “favorecimentos” ajudou Senna. Durante a corrida, uma forte chuva atrapalhou os planos do francês, que abandonou após rodar e bater com Christian Fittipaldi no “S”.
Aproveitando o momento de dificuldade dos carros da equipe rival, o brasileiro triunfou e conseguiu terminar a etapa com uma vantagem de tranqüilos 16s6 para Damon Hill, o 2° colocado. Michael Schumacher, competindo pela Benetton, completou o pódio, com o 3° posto.
“Foi uma das minhas melhores vitórias e um resultado muito especial, numa corrida especial. Acho que quando Deus quer uma coisa, ninguém tira. Não podíamos competir com os Williams, a não ser em condições especiais. Apenas podia esperar que surgisse algo inesperado, mas não queria que chovesse, pois passava a ser uma lotaria”, contou o tricampeão na ocasião.
Ao terminar a corrida, Senna parou o carro e foi venerado pela multidão que lotava o circuito de Interlagos naquele dia. A imagem do brasileiro no carro, com os milhares de fãs em volta, não será facilmente esquecida.
Confira o resultado do GP do Brasil de 1993, última vitória de Senna em casa:
1. Ayrton Senna (McLaren) 71 voltas
2. Damon Hill (Williams) +16.625
3. Michael Schumacher (Benetton) +45.436
4. Johnny Herbert (Lotus) +46.557
5. Mark Blundell (Ligier) +52.127
6. Alessandro Zanardi (Lotus) +1 Volta
7. Philippe Alliot (Larrousse) +1 Volta
8. Jean Alesi (Ferrari) +1 Volta
9. Derek Warwick (Footwork) +2 Voltas
10. Erik Comas (Larrousse) +2 Voltas
11. Michele Alboreto (Lola) +3 Voltas
12. Luca Badoer (Lola) +3 Voltas
Não completaram:
Karl Wendlinger (Sauber)
J. J. Lehto (Sauber)
Andrea de Cesaris (Tyrrell)
Alain Prost (Williams)
Christian Fittipaldi (Minardi)
Aguri Suzuki (Footwork)
Ukyo Katayama (Tyrrell)
Rubens Barrichello (Jordan)
Riccardo Patrese (Benetton)
Michael Andretti (McLaren)
Gerhard Berger (Ferrari)
Martin Brundle (Ligier)
Fabrizio Barbazza (Minardi)
COLUNA DO ROQUE: VÍTIMAS DO SISTEMA
Pela diferença de combustível entre uma volta e outra chega-se a esta diferença, que no fundo, no fundo foi de apenas 0,4s. Assim, como no GP da França e Brasil de 2007, Raikkonen se aproveitou e, com uma estratégia a lá Schumacher, pisou fundo e fez tempos de voltas suficientes para sair da frente de seu companheiro de equipe.
Mas todos irão reclamar, não é possível que a Ferrari repita as mesmas atitudes que fazia com Rubens Barrichello, talvez o piloto brasileiro mais injustiçado da história do automobilismo. É preciso ter calma e analisar cuidadosamente, será que a culpa é do piloto ou da equipe.
Muitos se esquecem que diversas vezes, Rubens Barrichello, se não tinha carro, ou se não se motivava a disputar a primeira posição, levava o carro até o final, fazendo um segundo e um terceiro lugar, quando desse. Com Felipe Massa não, as inconstâncias ficaram ainda mais presentes com o fim do Controle de Tração, cabe muito bem o apelido Win or Wall (Vitória ou Muro).
Assumir que errou, atitudes dignas de vencedores, passa a margem deste piloto. É mais fácil colocar a culpa do sistema, que manipula os resultados, pit-stops, etc.
Essa é a geração de pilotos que estão aí defendendo o Brasil...a mais um ano sem títulos mundiais.
quinta-feira, 27 de março de 2008
IMPRESSIONANTE
Agora reflitam, o que aconteceu com o piloto?
Sim, pelo vídeo amador feito, vimos que o piloto nada sofreu...
Será que na Stock também aconteceria o mesmo?
MAIS DA CBA/ FASP...E A RESPOSTA DA SPTuris
Trecho da nota: "A empresa transformou a tradicional praça esportiva em um 'verdadeiro parque de diversões e local de provas piratas', como a realizada no último sábado, 22 de março. Sendo assim, a FASP decidiu transferir todos os eventos de seu calendário, antes marcados para o Kartódromo Ayrton Senna, para o Kartódromo Schincariol, em Itu, com a manutenção de todas as datas."
O contra-ataque veio ontem, em carta assinada por Roberto Seixas, o gestor do autódromo.
É uma aula. Entre outros pontos, a SPTuris esclarece que não realiza provas, que a Linea não é "pirata", como apregoa a CBA, e destaca os descontos que concede à mal-agradecida Fasp.
"A SPTuris, empresa responsável pela administração do Autódromo de Interlagos, esclarece que uma das principais preocupações desta gestão é transformar o espaço em um local atualizado, moderno e seguro por meio de diversas obras realizadas há três anos pela prefeitura e, principalmente, transformá-lo em um equipamento rentável e auto-sustentável.
Para tanto, realiza, além dos eventos automobilísticos, que têm a total prioridade desta administração, outros, que garantam subsídios próprios para a atualização e conservação de todo o espaço, que soma mais de um milhão de metros quadrados.
Tanto é verdade, que a FASP (Federação de Automobilismo de São Paulo), para a realização de provas tanto na pista oficial do autódromo (10 por ano), quanto no kartódromo Ayrton Senna (3 por ano) tem preços diferenciados, concedido pela SPTuris para que não haja inviabilização das categorias de base do automobilismo brasileiro (os valores cobrados são: R$ 8,75 mil para pista e R$ 1,65 mil para o kartódromo, ambos para 3 dias de prova). Para efeito de comparação, uma empresa para realizar um evento de período idêntico no autódromo, desembolsa R$ 69 mil. Uma etapa do campeonato nacional tem custo de R$ 43,8 mil.
Nesta semana, a FASP acusou a SPTuris de realizar 'provas piratas' em seu espaço e ainda transformar o local em 'parque de diversões', fatos que não procedem de nenhuma maneira.
A administradora do Autódromo José Carlos Pace não realiza provas, apenas loca espaços a toda e qualquer empresa, desde que a mesma apresente documentação legal, de acordo com a Constituição Federal e as leis em vigor no município, sendo ou não filiadas às associações de classe.
O evento citado pela entidade federal, prova de kart realizada em 22 de março pela Liga Nacional de Esportes Automotores (Linea Brasil) estava totalmente em conformidade com a legislação vigente e possuía ainda Agravo de Instrumento, que garantia sua realização, concedido em 13 de março deste ano, pela 14ª Vara Cível da Comarca do Rio de Janeiro.
Por fim, a São Paulo Turismo não se opõe, de forma alguma, ao retorno das provas da federação ao kartódromo."
É, ficou feio pra CBA e pra FASP. De novo.
O DESABAFO DE MASSA
"Mesmo tendo tempo para nos acostumarmos com a pilotagem sem ajuda eletrônica desde o final da temporada passada, as primeiras duas corridas de 2008 mostraram que isso pode provocar mais incidentes, rodadas e saídas de pista. A vida está mais difícil que antes. Manter o traçado e andar o tempo todo no limite e num ritmo consistente ficou mais complicado, mas não acho que tenha sido o motivo da minha escapada no último domingo. Tive uma quebra na Austrália e na Malásia tive problemas que não estão ligados ao controle de tração. Os carros estão definitivamente mais sensíveis, mas me sinto à vontade sem as ajudas eletrônicas e não tenho problemas com isso. Só teremos problemas de verdade sob condições de pouca aderência, mas não em situações como as que tivemos até agora", escreveu.
A íntegra do texto está aqui.
SCHUMACHER VENCE...NAS MOTOS
De acordo com o jornal alemão "Bild", a vitória veio em Barcelona, na disputa de uma prova semiprofissional, no fim de semana. Na primeira prova na categoria, na Hungria, Schumacher ficou em terceiro.
O alemão encerrou a carreira como piloto de F-1 no fim de 2006 e hoje ocupa o cargo de uma espécie de "conselheiro" da escuderia Ferrari.
Em novembro do ano passado, ele pilotou a Ducati do australiano Casey Stoner, campeão mundial de MotoGP. O fato fez com que surgisse a especulação de sua ida para o mundo da motovelocidade.
Perguntado pelo "Bild" sobre as intenções de Schumacher com as motos, Willi Weber, agente do piloto, desconversou. "É ainda muito cedo para dar qualquer resposta", disse.
Fonte: UOL
CBA FALA QUE FIA APOIOU AÇÕES CONTRA BILAND
26/03/2008 - 19:00
Não bastasse o autoritarismo da CBA no caso dos kartistas, agora essa!!
O desentendimento entre a Biland e a CBA ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira (26).
A entidade, por meio de nota oficial, afirmou que a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) apoiou as ações adotadas pelo presidente do órgão brasileiro, Paulo Scaglione, contra a fabricante.
De acordo com comunicado, o Conselho Mundial, em reunião em Paris, aprovou por unanimidade as medidas tomadas por Scaglione, alegando que as ações "visaram a manutenção da ordem e da disciplina do esporte."
Ainda segundo a declaração: "O presidente da FIA, Max Mosley, reiterou que nenhum evento internacional tem validade ou credibilidade sem a presença das associações desportivas nacionais credenciadas pela entidade internacional."
A birra da CBA com a fabricante deve-se ao fato de a Biland ter apoiado uma prova "extra-oficial" em dezembro que tinha organização da LINEA (Liga Nacional de Esporte Automotor). Além disso, a entidade não reconheceu o campeonato mundial que foi organizado pela Biland, em Guaratinguetá, no início de março.
Os caras fazem e desfazem, e ainda têm apoio. Estamos perdidos!!
PS: vendo velotrol em bom estado!!
CBA PEDE EXCLUSÃO DE 5 KARTISTAS
26/03/2008 - 19:22
Em nota oficial, a CBA anunciou nesta quarta-feira (26) que irá encaminhar ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva os processos de desqualificação de cinco pilotos que participaram do Mundial de Biland, em Guaratinguetá, no início de março.
Ainda segundo o comunicado, outros cinco competidores — que estiveram no Mundial, mas que se comprometeram a não competir em eventos que não tenham o apoio da entidade — foram suspensos por 180 dias.
Confira a nota divulgada pela CBA:
"Em Assembléia Geral Ordinária da Confederação Brasileira de Automobilismo, realizada nesta segunda-feira (24 de março) em São Paulo, foi tomada a seguinte decisão a respeito dos pilotos brasileiros participantes do evento não oficial denominado "Mundial Biland":
1 – Serão encaminhados ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva os processos de desqualificação (exclusão dos quadros da CBA) dos seguintes pilotos, estando assegurado, aos mesmos, amplo direito de defesa:
JENNIFER FONTEBASSO COSTA
MARCELO CASCÃO CRUZ
CRISTHIANO MATTHEIS LONDRES
ALBERTO SAVERIO CATTUCCI FILHO
MÁRCIO NAPOLEÃO SILVA ARCOVERDE
2 – Estão suspenso por 180 dias, a contar de 29 de fevereiro de 2008, os seguintes pilotos, destacando-se que não fazem parte da lista acima em razão de suas manifestações oficiais enviadas à CBA, comprometendo-se a não mais disputar provas que não sejam realizadas sob as normas desportivas vigentes:
ANDRÉ GIROTO
ALEX SANDRO GRIGOLETTO
DANILLO WANDERLEY MEIZZIKAS RAMALHO
DANIEL MEIZZIKAS RAMALHO
LUCAS MADUREIRA MAROTTA"
É incrível, a CBA não cansa!!
Que eu saiba, a ditadura acabou. E há muito tempo!!
Meu filho tem velotrol e adora correr com ele aqui no quintal (correr no sentido de velocidade, ele corre mesmo).
E aí, preciso pedir autorização pra CBA pra liberar o velotrol pro moleque??
quarta-feira, 26 de março de 2008
Massa perde a concentração rapidamente, diz ex-chefe
A afirmação está relacionada ao fraco início do brasileiro, agora na Ferrari, na temporada 2008 de Fórmula 1. Massa se envolveu em acidentes nas duas primeiras provas e não completou nenhuma delas.
"Se as coisas não estão correndo bem para ele, Felipe perde a concentração rapidamente", opinou o ex-dono da Sauber, vendida para a BMW no final de 2005.
Massa estreou na categoria pela Sauber em 2002. Em 2003, o brasileiro ficou um ano como piloto de testes da Ferrari, mas voltou a correr pela equipe suíça em 2004 e 2005.
Já o chefe de equipe da Ferrari, Stefano Domenicali, reafirmou que o problema ocorrido no GP da Malásia que motivou o acidente com Massa não foi técnico. "O carros estava ok", afirmou.
Fonte: Terra
Massa não tem mais desculpas agora, se começar a procurar erros no carro como na última corrida, vai ter que procurar erros numa Toyota futuramente.
terça-feira, 25 de março de 2008
17 + 7 anos atrás....
A 17 ANOS ATRÁS...
Simplesmente emocionante, arrepia e até hoje correm algumas lágrimas.
segunda-feira, 24 de março de 2008
OLHA A CRISE APARECENDO...
Começou hoje, no circuito de Oulton Park, mais uma temporada da F-3 inglesa.
Segue o resultado da primeira corrida:
1º. Oliver Turvey (GBR/Carlin Motorsport)
2º. Max Chilton (GBR/Hitech Racing)
3º. Atte Mustonen (FIN/Raikkonen Robertson)
4º. Michael Devaney (IRL/Ultimate Motorsport)
5º. Esteban Guerrieri (ARG/Ultimate Motorsport)
6º. Marcus Ericsson (SUE/Fortec Motorsport)
7º. Sergio Perez (MEX/T-Sport )
8º. Sebastian Hohenthal (SUE/Fortec Motorsport)
9º. Henry Arundel (GBR/Raikkonen Robertson)
10º. Sam Abay (AUS/Carlin Motorsport)
11º. John Martin (AUS/Raikkonen Robertson)
12º. Andy Meyrick (GBR/Carlin Motorsport)
13º. Alistair Jackson (GBR/Raikkonen Robertson)
12º. Ricardo Teixeira (ANG/ltimate Motorsport)
15º. Jay Bridger (GBR/Fluid Motorsport)
16º. Philip Major (CAN/Fortec Motorsport)
17º. Hywel Lloyd (GBR/CF Racing)
18º. Niall Quinn (IRL/Team Loctite)
19º. Kristjan Einar (ISL/Carlin Motorsport)
20º. Steven Guerrero (COL/T-Sport)
21º. Stefan Wilson (GBR/Fluid Motorsport)
22º. Craig Reiff (ALE/Nexa Racing)
Não se classificaram
Jaime Alguersuari (ESP/Carlin Motorsport)
Brendon Hartley (NZL/Carlin Motorsport)
Salman Al-Khalifa (BAH/T-Sport)
Walter Grubmuller (AUT/Hitech Racing)
Sentiu falta de algo?
Sim. Não há um piloto brasileiro inscrito para a temporada de uma das mais importantes categorias-escola do automobilismo mundial.
Não há um brasileiro na F-3 que já teve reinados de Emerson, Piquet, Serra, Senna, Gugelmin, Barrichello, Gil, Haberfeld, Pizzonia e Nelsinho.
Mas tem piloto do Bahrein, do México, de Angola, da Colômbia, da Islândia... Países com muito menos tradição no cenário do automobilismo.
Tradição que, por aqui, corre risco. Tradição que, por si só, não leva a resultados.
A F-3 inglesa mostra hoje, na prática, aquilo que estamos alertando há tempos: diante da incompetência da CBA em organizar uma categoria-escola de monopostos no Brasil, a fonte vai secar.
Já está secando, aliás. Hoje, há pouquíssimos pilotos do Brasil na trilha do automobilismo de ponta. Daqui a pouco tempo, não haverá ninguém. Ninguém.
A crise passou da fase do alerta para virar realidade. Uma séria e triste realidade.
SCHUMACHER, DE MOTO?
O heptacampeão da F-1 foi o terceiro colocado em uma corrida no circuito húngaro de Pannonia-Ring.
Embora a maioria dos 27 pilotos que participaram da prova de 10 voltas fosse formada por amadores, Schumacher enfrentou uma dura batalha, já que seu companheiro de equipe foi Martin Bauer, atual campeão alemão na sua categoria.
O ex-piloto de F-1, que competiu por diversão, usou macacão laranja e um capacete preto. O alemão chegou à Hungria na quarta-feira à tarde, completou algumas voltas, mas, mesmo assim, fez a pole, sendo que os pilotos profissionais não tinham sensores para registrar tempos e largaram do fundo do grid.
Em vez de começar na ponta, porém, Schumacher, pilotando uma 1.000 ccm da Honda, dediciu ir para a última fila e progrediu até chegar ao terceiro lugar, atrás de Bauer e Andy Meklau, que guiou uma Suzuki.
Apesar de a presença de Schumacher ter sido inesperada, quase 300 pessoas viram a corrida. Mas ficaram decepcionadas quando o heptacampeão decidiu não subir ao pódio.
GP MALÁSIA: BANDEIRA QUADRICULADA
Kimi Raikkonen
Robert Kubica
Mark Webber
Jarno Trulli
GP MALÁSIA: BANDEIRA PRETA
Alonso: erros de Massa disparam rumores
Na última semana, as imprensas italiana e espanhola publicaram reportagens nas quais os nomes de Alonso e do alemão Sebastian Vettel, da Toro Rosso, aparecem como possíveis substitutos de Massa na Ferrari.
"É cedo para falar de contratações ou especulações, mas Massa teve duas provas ruins com erros e isso faz com que os rumores disparem sobre o Vettel e sobre mim; mas é lógico que eu continuo dizendo que é cedo", afirmou.
Na primeira prova da temporada, o GP da Austrália, Massa perdeu o controle do carro na primeira volta, se envolveu em um acidente com o escocês David Coulthard e abandonou com problemas mecânicos.
No GP da Malásia, nova decepção. O brasileiro largou na pole, mas perdeu o primeiro lugar para o seu companheiro de equipe, o finlandês Kimi Raikkonen, após a parada nos boxes. Depois, ele rodou sozinho e ficou mais uma corrida sem pontuar.
Apesar de ter voltado apenas este ano para Renault, Alonso adota um discurso de que se o carro da equipe não evoluir o desejado, ele analisará propostas no final do ano.
"Eu sempre tento estar com o melhor carro. Agora estou na Renault porque triunfamos em 2005 e 2006 e quero voltar conquistá-lo (o título). Se não neste ano, no próximo. Mas se existir a opção de sair, tentarei estar no melhor carro possível, e está claro que Ferrari é uma das melhores", disse.
Fonte: Redação Terra
domingo, 23 de março de 2008
GGOO!!! BOLÃO F1 2008 - Resultados do GP da Malásia
Pole Position - MASSA
Posição no Grid Aleatória (9º) - HAMILTON
Volta mais rápida na corrida - HEIDFELD
1º colocado na corrida - RAIKKONEN
2º colocado na corrida - KUBICA
3º colocado na corrida - KOVALAINEN
4º colocado na corrida - TRULLI
5º colocado na corrida - HAMILTON
6º colocado na corrida - HEILDFELD
7º colocado na corrida - WEBBER
8º colocado na corrida - ALONSO
PONTUAÇÃO NO BOLÃO:
13 pontos - RUDSON / LOLI CAROLA / JORGE ASSOMBRADO
10 pontos - RUI LENHARI / ANDRÉ / DOU JUANES / IGOR
09 pontos - A. ROQUE / JOÃO
06 pontos - LUCAS / ROSE
04 pontos - MARCOS / RODRIGO PIOIO / NETO ROX
03 pontos - JIMMY / OTÁVIO / FERNANDA / CAROLINA / CINTHIA / AUGUSTO ALAN BICO / DUFF / ELMER / KARLLUS / JORGE / FABRICIO / RODRIGO CABRAL
02 pontos - JUNIOR GOMES
Os demais participantes não pontuaram
CLASSIFICAÇÃO GERAL:
01º - 21 pontos - JOÃO
02º - 18 pontos - A. ROQUE
03º - 17 pontos - RODRIGO PIOIO
04º - 16 pontos - RUDSON
05º - 15 pontos - RUI LENHARI
06º - 13 pontos - LOLI CAROLA / FABRICIO / JORGE ASSOMBRADO
09º - 10 pontos - ANDRÉ / DOU JUANES / DUFF / IGOR
13º - 09 pontos - LEONARDO
14º - 08 pontos - AUGUSTO ALAN BICO
15º - 07 pontos - CAROLINA / CINTHIA / JORGE
18º - 06 pontos - LUCAS / ROSE
20º - 04 pontos - STIK10 / MARCOS / NETO ROX
23º - 03 pontos - JIMMY / OTÁVIO / FERNANDA / ELMER / KARLLUS / RODRIGO CABRAL
AS APOSTAS PARA O GP DO BAHREIN JÁ ESTÃO ABERTAS,
CLIQUE AQUI E PARTICIPE!
sábado, 22 de março de 2008
GP da Malásia - Fotos
GP da Malásia - Grid de Largada
Confira o grid de largada para o GP da Malásia:
1º Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min35s748
2º Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min36s230
3º Jarno Trulli (ITA/Toyota) - 1min36s711
4º Robert Kubica (POL/BMW) - 1min36s727
5º Nick Heidfeld (ALE/BMW) - 1min36s753
6º Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min37s009
7º Fernando Alonso (ESP/Renault) - 1min38s450
8º Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - 1min36s613 *
9º Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min36s709 *
10º Timo Glock (ALE/Toyota) - 1min39s656
11º Jenson Button (ING/Honda) - 1min35s208
12º David Coulthard (ESC/Red Bull) - 1min35s408
13º Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - 1min35s562
14º Rubens Barrichello (BRA/Honda) - 1min35s622
15º Sebastian Vettel (ALE/Toro Rosso) - 1min35s648
16º Nico Rosberg (ALE/Williams) - 1min35s670
17º Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - 1min36s240
18º Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - 1min36s388
19º Sebastien Bourdais (FRA/Toro Rosso) - 1min36s677
20º Takuma Sato (JAP/Super Aguri) - 1min37s087
21º Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min37s101
22º Anthony Davidson (ING/Super Aguri) - 1min37s481
* Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen foram punidos com a perda de cinco posições no grid de largada por atrapalharem Fernando Alonso e Nick Heidfeld.
E daqui a pouco fotos do fim de semana antes da corrida!
Enquete GGOO!!!
Qual é o melhor piloto Brasileiro na F1 atual?
Rubens Barrichello
Felipe Massa
Nelsinho Piquet
Lucas Di Grassi
Votem, tem 10 dias...
Até la!
Treino 3 - GP da Malásia
sexta-feira, 21 de março de 2008
Fotos do 2º treino - GP da Malásia
Vai começar o 3º treino, e como a qualificação começa quase logo depois, não irei publicar as fotos dos treinos em "tempo real".
COM 20 ANOS DE ANTECIPAÇÃO...
E a resposta destes pensamentos se resume a esta foto:
Esta foto foi tirada no dia 29/01/1988, quando este que vos fala fez 8 anos de idade.
Ou seja, a GGOO está 20 anos a frente do seu tempo!!!
SENNA: 48 ANOS
Como forma de homenagear este ídolo brasileiro, não publicaremos aqui as melhores cenas de sua vida, mas sim uma mensagem inspiradora pra todos nós, amantes, acima de tudo, da vida:
SHOW DE ERROS EM SEPANG
Erros consideráveis de 16 pilotos diferentes foram capturados pela geradora de imagens da categoria. E muitos deles foram cometidos na curva que antecede a reta principal: um cotovelo para a esquerda que é contornado a, aproximadamente, 84 km/h – local onde o TC tinha uma função essencial, pois controlava o carro na retomada de velocidade.
Nesta, que é a 15ª curva do circuito de 5.543 metros, não houve diferença entre os pilotos acostumados a correr sem o chamado TC e os que sempre correram na F-1 com o sistema: desde o estreante Kazuki Nakajima ao bicampeão Fernando Alonso – que chegaram a rodar – , entre outros que a contornaram praticamente de lado, como Sébastien Bourdais, Lewis Hamilton e Timo Glock.
Em outros pontos da pista, que é repleta de curvas “cegas” (que o piloto não consegue visualizar a aproximação), foi notável o trabalho braçal de muitos ao tentar segurar o carro. Giancarlo Fisichella, Nico Rosberg, Nelsinho Piquet, Felipe Massa, Kimi Raikkonen, Mark Webber, Nick Heidfeld, Sebastian Vettel, Adrian Sutil, David Coulthard e Heikki Kovalainen; todos eles colocaram duas ou quatro rodas na brita, ou na grama.
E a “desculpa” de que o traçado estaria sujo não cola: Sepang é usado regularmente por categorias locais e, no mesmo fim de semana do GP da Malásia, são realizados três eventos preliminares: a GP2 asiática, a Speedcar e a Porsche Cup asiática.
Fonte: Grande Prêmio
Cada corrida que passa vejo em Barrichello o exemplo a ser seguido.
DÚVIDAS...
Pergunto, não está na hora da FIA rever os conceitos de construção dos carros?
Por que será que cobram tanto a perfeição de circuitos como Interlagos e deixam passar estes "morrinhos artilheiros" na Austrália e na Malásia?
Respostas para a redação!
COLUNA DO ROQUE: MULHERES, AMIGAS, NAMORADAS...
Mas não tem jeito, quem é realmente louco por corridas, faz de tudo para demonstrar esta paixão ao máximo e assim influenciar sua companheira a participar, a torcer, a vibrar e curtir cada emoção.
Lembro-me de uma namorada, a Patricia, começamos a namorar exatamente uma semana antes do GP Brasil de 1999. Seria o primeiro final de semana que passaríamos juntos como namorados, mas os ingressos já estavam comprados. Lá eu ia ver a corrida no setor E (era uma promoção da Petrobrás, que dava direito a Kit Petrobrás, Arquibancada coberta e lanchinho pra todos), que fica no S do Senna.
Nesta corrida, que talvez foi a que mais a arquibancada tremeu, gritou, pulou, Rubens Barrichello liderou 19 voltas com uma Stewart mas abandonou a corrida no final, gerando uma certa frustração a todos. Cheguei em casa sem voz, mas feliz.
Por conta destas fortes emoções, só fui ligar para a ela no dia seguinte, já com a voz parcamente restabelecida, e do lado de lá...bronca. Contornada a bronca, continuamos namorando e o jeito foi aproximá-la. Levando-a pra ver corridas do campeonato paulista, stock car e outras que por ventura acontecessem.
O resultado disso é que, ainda naquele ano, fui intimado a ver com ela o GP da Itália, com ela...e foi uma das corridas mais divertidas que eu vi, porque ela buscava entender o que significava cada coisa, como era a pista, quais os recordes do circuito, se o Rubinho tinha chances, etc.
O namoro continuou, e mais um GP Brasil aconteceu. Como ela não tinha condições financeiras, acabei indo sozinho, desta vez no setor G, ver o debut de Barrichello na Ferrari, Interlagos lotado, sol, muito sol. Pra compensar a ausência do ano anterior, nada como um celular ligado na hora da largada, pra ela ouvir aquele som apaixonante dos motores.
Assim, o assunto Fórmula 1 não era mais tabu no relacionamento, era entendido e compartilhado em quase que sua totalidade no relacionamento.
Hoje, o destino quis que nos separássemos, mas sei que estas lições a acompanham com a sua família e com seu filho, um baixinho de 7 anos apaixonado por velocidade.
Senna
Hoje Ayrton Senna completaria 48 anos de vida. Deixo à família nossos parabéns e a certeza de que ele sempre estará vivo em nossas memórias.
AO VIVO! Diretamente da Malásia!
Fotos em breve!
EDIT: Tem ainda mais 10 minutos de treino mais ou menos, e eu tenho mais de 100 fotos salvas no meu computador. Mais tarde eu volto para posta-las.
MENTIRAS DA STOCK
"Olha como a Stock mente. Como diz o prefeito [Gilberto Kassab], 'com construção de mais um módulo de arquibancadas fixas para cinco mil pessoas, totalizando 23 mil lugares permanentes'.
São 23 mil com a construção de mais um módulo de 5 mil. Logo são 18 mil lugares hoje em Interlagos. E como a Stock, com arquibancadas vazias, coloca 30 mil?".
Mente? Não, não. Falta com a verdade.
O eufemismo é tudo.
AO VIVO! Diretamente da Malásia
quinta-feira, 20 de março de 2008
AO VIVO! Diretamente da Malásia
AO VIVO! - Diretamente da Malásia
Não tem TV?
20/03- | 23h: | Treino 1 |
21/03- | 03h: | Treino 2 |
22/03- | 00h: | Treino 3 |
22/03- | 03h: | Classificação |
23/03- | 04h: | Grande Prêmio da Malásia |
Dados do circuito
Circuito | Sepang |
Primeiro GP de F1 | 17/10/1999 |
GPs organizados | 9 |
Capacidade | 130 mil pessoas |
Distância da volta | 5,543 km |
Voltas | 56 (310,408 km) |
Curvas | 15 |
Velocidade máxima | 330 km/h |
Volta recorde | J. Montoya - 1min34s223 (2004, Williams) |
Melhor pole | M. Schumacher - 1min33s074 (2004, Ferrari) |
Pole 2007 | F. Massa - 1min35s043 (Ferrari) |
Pódio 2007 | 1º F. Alonso 2º L. Hamilton 3º K. Raikkonen |
Aproveitem!
Jimmy News: Identificação nos pneus.
Massa rechaça rumores de substituição por Vettel
"Tenho um contrato de mais três anos e estou muito confortável na equipe. Todos estão contentes. É claro que a última corrida não foi tão boa, mas não é por causa de um resultado que tudo vai mudar dentro do time", declarou Massa.
Segundo a revista, a escuderia italiana já havia sondado Vettel, 20 anos, quando ele ainda era piloto da BMW. Além disso, o heptacampeão Michael Schumacher teria sido o responsável por iniciar as negociações durante a Corrida dos Campeões, no final de 2007.
Na Malásia para o segundo Grande Prêmio da temporada, o jovem piloto alemão concordou com o brasileiro quando questionado sobre o caso. "Acho que Felipe foi bastante claro nas suas declarações", resumiu.
O sócio da Toro Rosso Gerhard Berger também negou qualquer possibilidade da transferência. "Vettel tem mais três anos de contrato com a Red Bull e ele vai ficar com a equipe", afirmou o ex-piloto.
Especula-se que Massa tenha perdido força na Ferrari com a saída de Jean Todt do cargo de diretor-executivo da escuderia. O piloto brasileiro tem contrato com a equipe até 2010.
Fonte: Terra
Massa nunca foi um piloto acima da média, isso é fato, mas Vettel em 2009 na Ferrari me parece meio precipitado, não? E mesmo se for verdade, por que soltariam essa notícia logo no início do campeonato?
Alonso prefere corrida sem chuva em Sepang
"Só corri neste circuito com chuva em 2001, e rios e poças se formaram na pista, fazendo muitos perderem o controle".
Sobre suas expectativas para corrida, o bicampeão comentou: "Sempre vou bem na Malásia, é um circuito em que se pode tirar o máximo do carro. Se eu não conseguir chegar na 3° qualificação não será uma decepção, mas seria um pouco negativo para mim".
"A única coisa que fizeram nos carros depois da Austrália, foi limpa-los. Por isso não espero muitas variações do que vimos na semana passada, e nosso nível dificilmente vai piorar ou melhorar", disse Alonso.
"O calor vai ser determinante para o ritmo da corrida. Em corridas quentes, como foi em Melbourne, os pneus traseiros ficam muito desgastados, e essa é uma grande preocupação para esse final de semana".
Perguntado se acha que poderia repetir o 4° lugar que conseguiu no GP da Austrália, Alonso respondeu: "Claro, mas para isso será necessário que apenas 7 carros terminem a corrida, e eu não acho que isso vai acontecer".
Fonte: Amigos da Velocidade
"No more" controle de tração, chuva, 7 pilotos terminando a prova anterior com pista seca. Alonso, pode sonhar com podium!
Ferrari nega que problema no motor tenha a ver com centralina
Os dois pilotos da equipe italiana, Kimi Räikkönen e Felipe Massa, abandonaram a corrida com quebras no motor. As unidades dos propulsores foram levadas durante a semana para a fábrica de Maranello a fim de analisar as causas das disfunções.
"Foi um problema na alimentação do combustível relacionado com as altas temperaturas em Melbourne. Isso provocou a quebra de uma válvula em ambos os motores", disse um porta-voz da Ferrari, na Malásia.
"Não foi nada sobre um controle de qualidade nem foi um problema de refrigeração. Obviamente você não pode mudar nada nestes motores, então trabalharemos duro para melhorá-lo, mas estamos confiantes de que não voltará a acontecer", prosseguiu.
A Ferrari também negou que os problemas tiveram algo a ver com a introdução, neste ano, da unidade eletrônica central padronizada para todos os times. "Não foi algo com a ECU, apesar destes novos componentes significarem que temos de aprender novos métodos para operar o motor".
Fonte: Amigos da Velocidade
Ótimo, sem mais desculpas e solucionando os problemas logo cedo, a Ferrari, se não tiver mais azar, tem tudo para fazer a dobradinha na Malásia, ao meu ver.
GP BRASIL: ATÉ 2015!
Nos últimos três anos, foram realizadas várias obras no autódromo e, de acordo com Kassab, outras serão feitas no futuro, entre elas a construção de mais 5 mil lugares de arquibancadas fixas.
Fonte: O Estado de São Paulo
quarta-feira, 19 de março de 2008
PRIMEIRAS IMAGENS DE SEPANG
Sim, chove a cântaros. E a previsão pra corrida é essa:
Quinta feira, dia 20, à tarde: "Thunderstorms"
Sexta feira, dia 21, à tarde: "Thunderstorms"
Sábado, dia 22, à tarde: "Thunderstorms"
Domingo, dia 23, à tarde: "Thunderstorms"
Como assim o que quer dizer "Thunderstorms"? Tempestades, oras.
O desafio para todas as equipes, confirmando a previsão, não será fácil. A única certeza, se chover, é que teremos outra corrida maluca.
McLAREN, ENFIM, PENSA EM MUDAR O VOLANTE
O finlandês havia acabado de ultrapassar Fernando Alonso quando foi tirar a sobreviseira e acabou esbarrando no botão, perdendo a posição para o espanhol.
Agora, a equipe de Woking planeja rever o sistema que controla a velocidade programada para a entrada nos boxes. O engenheiro Paddy Lowe confirmou à revista "Autosport" que está estudando uma modificação no limitador."
Creio que temos de fazer um trabalho melhor, para impedir que isso aconteça. Tanto faz se mexermos no gerenciamento eletrônico ou na ergonomia dos botões. Não pode ser algo que aconteça acidentalmente quando o piloto mexe as mãos no cockpit", explicou Lowe.
Segundo a revista, outras equipes possuem sistemas de segurança que impedem a ativação do limitador a partir de uma certa velocidade ou marcha.
Fonte: Grande Premio
VETTEL NA FERRARI EM 2009?
Principal revista italiana de automobilismo, a "Autosprint" publica na edição desta terça-feira que a Ferrari está próxima de acertar com Sebastian Vettel para 2009.
O alemão, que estreou no ano passado pela BMW e que ainda em 2007 disputou sete GPs pela Toro Rosso, seria companheiro de Kimi Raikkonen, ocupando a vaga de Felipe Massa.
O contrato do brasileiro com a escuderia só termina em 2010. Mas, influenciada por Michael Schumacher, que teria ficado impressionado com o desempenho do compatriota na F-1, a Ferrari estaria disposta a rescindir o acordo.Foi o próprio Schumacher, segundo a revista, o responsável pela ponte com Vettel. Os dois se encontraram na Corrida dos Campeões, em Londres, em dezembro, e teriam tratado do assunto.Naquele mesmo mês, no Motor Show de Bolonha, Vettel se despediu do público em italiano: "Ciao Bologna, ci vediamo prossimamente".
Coincidência ou não, Jean Todt, pai do empresário de Massa, anunciou hoje que está deixando o posto de CEO da Ferrari.Nascido em Heppenheim, ao lado de Hockenheim, Vettel começou a chamar a atenção da F-1 em 2006, participando dos treinos de sextas-feiras pela BMW.E foi pela equipe alemão que estreou na categoria, no ano passado, em Indianápolis, substituindo Robert Kubica, que sofrera forte acidente em Montréal uma semana antes.
A boa impressão continou: terminou em oitavo, marcando ponto logo na corrida de estréia.Começou, então, uma queda de braço entre a Toro Rosso, dona de seu contrato, e a BMW, a quem ele estava emprestado. A antiga Minardi venceu, despachou Scott Speed e promoveu Vettel a titular a partir da Hungria.Uma ascensão rápida para um piloto de apenas 20 anos. E que poderá ser classificada de meteórica, historicamente meteórica, se a reportagem da "Autosprint" se confirmar.
terça-feira, 18 de março de 2008
Todt deixa cargo de chefe-executivo da Ferrari
O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia em que acionistas da montadora italiana confirmaram os membros da diretoria para um período de três anos.
Segundo Todt, ele só estava esperando Luca di Montezemolo voltar em definitivo para o grupo Fiat. "Meu comprometimento com o presidente foi gerenciar a companhia até o fim de seu mandato como presidente da Confindustria e indicar os novos diretores da administração esportiva", disse.
Agora, Todt pretende se dedicar a outras coisas. "Tendo cumprido essas tarefas, uma nova fase em minha vida começa agora, na qual terei mais tempo para me dedicar a mim mesmo e a meus outros interesses. Naturalmente continuarei a contribuir com a Ferrari em minhas posições institucionais e naquelas em que o presidente me escolheu com confiança", afirmou.
Em um comunicado, a Ferrari agradeceu a Todt "por sua contribuição humana e profissional extraordinária ao longo dos últimos 15 anos de sucesso esportivo e grande crescimento na companhia".
Além disso, foi divulgado o balanço da Ferrari em 2007: a empresa faturou € 1,668 milhões (quase R$ 4,5 milhões) e entregou 6.465 carros.
Fonte: Tazio
Pat Symonds: "Faltou preparação a Nelsinho"
Você tem que olhar as circunstâncias. O principal é que ele não conseguiu na pista o que precisava. Nossa intenção aqui era que ele fizesse o maior número de voltas possíveis nos três treinos livres, mas não conseguimos", explicou.
"Desse momento em diante, você começará a fazer compromissos, não importa o que faça, e estavámos seriamente considerando, 'nós devemos fazer três voltas na primeira parte do treino oficial?'. Mas não tínhamos realmente certeza de que ele conseguiria, com as coisas continuando como estavam", afirmou.
"Eu posso sempre perguntar 'nós fizemos do jeito certo?', e eu penso que as circunstâncias provavelmente dizem que uma terceira volta [na classificação] talvez fosse melhor. Ia fazer uma grande diferença? Eu não sei", disse Symonds.
O diretor também apontou para uma má sorte que afetou os tentativas de Nelsinho na hora do treino oficial. "Ele foi azarado demais [na classificação]: pegou uma bandeira amarela e não se pode prever este tipo de coisa".
Fonte: Tazio
VÍRUS NA ECU?
Porém, de maneira discreta e com suspeitas mais sérias. É o que afirma a edição desta terça-feira (18) do diário espanhol "Marca".
Segundo o jornal, algumas equipes acreditam que a centralina distribuída pela escuderia inglesa estaria cheia de vírus. A Ferrari, afirma o "Marca", já temia antecipadamente pela possibilidade de que sofresse com quebras — como acabou acontecendo — devido ao novo equipamento.
Engenheiros da escuderia teriam reclamado que o novo software que comanda as ações eletrônicas é "arcaico e complicado", reverberando as críticas feitas por Renault e BMW Sauber ainda em 2007. De acordo com o periódico, a Red Bull também reclamou do problema, e disse que a centralina era tão ineficiente que não passava as informações necessárias aos boxes.
Apesar das negativas da Ferrari sobre qualquer envolvimento da ECU na quebra dos três motores italianos na prova, extra-oficialmente existe o temor, não só italiano mas de outros times do grid, de que a peça seja problemática e tenha sido repassada aos times com defeitos na sua programação.
A centralina padronizada foi adotada pela FIA como forma de impossibilitar a utilização do controle de tração, proibido a partir deste ano, e do controle de largada, além de outros auxílios eletrônicos não mais permitidos pela entidade.
Havia também a suspeita de que algumas equipes utilizavam telemetria bidirecional — ou seja, controlavam o comportamento dos carros a partir dos boxes. Alguns pilotos chegaram a admitir publicamente que não regulavam nada no volante, "pois o carro fazia tudo automaticamente", conclui a reportagem.
Fonte: Grande Prêmio
A solução é fácil:
Para os problemas do programa da Microsoft, basta teclar crtl + alt + del, que reiniciaria todo o computador, sem erros.
Para os vírus, nada que um bom anti-vírus gratuíto não resolva.
TORO ROSSO: US$ 80 milhões
O novo site Motorsport-Aktuell.com traz hoje a notícia que a equipe de Formula 1 Toro Rosso está para ser vendida, contrário ao que seus donos – Didi Mateschitz e Gerhard Berger - viviam comunicando.
Porque esta mudança de discurso? Mateschitz e Berger realmente não tinham planos para vender a STR, mas tiveram que mudar de estratégia. A partir de 2010 o novo regulamento da Formula 1 não permitirá mais a transferência de tecnologia entre equipes, como o pratica a Red Bull Technologies com as equipes RBR e STR. 80 milhões de dólares americanos na mesa.
Um que tem vontade de encarar é o Tony Teixeira, CEO da A1GP, que organiza a Copa do Mundo de Automobilismo. O sul-africano já tem uma relação forte com a Ferrari sobre o fornecimento de motores para a A1GP e teria o aval dos italianos. Outro possível comprador é o russo Rustam Tariko, dono da marca de vodca “Russian Standard”, que estava presente no box da Toro Rosso em Melbourne.
Mas Mateschitz faz questão de exigir comprovações sobre as condições financeiras do comprador, quer ver a capacidade de investir no futuro da equipe, aventureiros como o Paul Stoddard estão descartados. “Só entregarei a equipe em boas mãos”, declara Mateschitz. Isto pode muito bem ser a comprovação, que na lista dos interessados há também uma montadora, mas não é a Volkswagen. Hans-Joachim Stuck, o novo consultor da marca, confirmou no blog da Motorsport-Aktuell.com que a F1 não está nos planos da VW.
segunda-feira, 17 de março de 2008
BOMBA: TORO ROSSO VENDIDA
Fonte: Grand Prix Insider
Costela do STIK! O melhor... Humano!
Deixando a alegria de lado (tanto porque hoje é um dia trágico para mim, e nem deveria estar escrevendo aqui), a coluna de hoje mostrará um momento raro na F1, um momento que hoje não acontece mais e nem vai acontecer. Não será uma costela divertida como de costume, porem não perderá sua loucura.
Batida forte e carro virado, socorro ainda não chega e ao fundo se vê um carro vermelho e branco chegando, esse carro fica mais lento ao chegar mais perto, claro, tinha muita poeira no local, não dava para arriscar, o tal carro passa e o piloto ao invés de acelerar... pára, estaciona o carro, sai dele e corre em direção ao colega acidentado.
Jack Stewart foi o último romântico.
Ele foi o último humano.
GP DA AUSTRÁLIA: CONCLUSÃO DA CORRIDA
GP DA AUSTRÁLIA: MELHORES MOMENTOS
Mas melhor mesmo são os comentários, hilários.
GP BRASIL: COMEÇOU A VENDA DE INGRESSOS
Os ingressos para assistir ao 37º Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 no autódromo de Interlagos estão à venda no site oficial do evento (http://www.gpbrasil.com.br/).
O GP Brasil, que mais uma vez encerra o Mundial de Fórmula 1, acontece nos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro.
Veja abaixo a tabela de preços por setor:
Setor A:
R$ 495,00 (sexta, sábado e domingo)
R$ 475,00 (sábado e domingo)
R$ 425,00 (domingo)
Setor B*:
R$ 1.310,00 (sexta, sábado e domingo)
R$ 1.230,00 (sábado e domingo)
Setor M*:
R$ 1.035,00 (sexta, sábado e domingo)
R$ 960,00 (sábado e domingo)
R$ 860,00 (domingo)
Setor D*:
R$ 1.710,00 (sexta, sábado e domingo)
R$ 1.610,00 (sábado e domingo)
Setor E**:
R$ 1.995,00 (sexta, sábado e domingo)
R$ 1.910,00 (sábado e domingo)
Setor F*:
R$ 994,00 (sexta, sábado e domingo)
R$ 935,00 (sábado e domingo)
R$ 810,00 (domingo)
Setor G:
R$ 370,00 (sexta, sábado e domingo)
R$ 320,00 (sábado e domingo)
Setor V*:
R$ 1.490,00 (sexta, sábado e domingo)
R$ 1.300,00 (sábado e domingo)
*arquibancada coberta** ‘Sandwich Bar’ incluso no preço
O erro de Kovalainen
Acho que está na hora da McLaren procurar outro lugar pra colocar esse botãozinho! Hamilton e Kovalainen agradecem!!
C YA!!!
NOVO BATMÓVEL?
Fiquemos no aguardo, portanto.
"EU NÃO ENXERGO QUASE NADA"
Oras, não é mais fácil pedir para a Red Bull rever os conceitos do espelho e aproximá-lo???
É fácil reclamar...muito fácil!
GP DA AUSTRÁLIA: NOTAS DOS PILOTOS
Hamilton - 10
Heidfeld - 9
Rosberg - 8,5
Alonso - 7
Kövalainen - 7
Nakajima - 5
Bourdais - 9
Räikkönen - 2
Kubica - 7
Glock - 6
Sato - 5
Piquet - 3
Massa - 1
Trulli - 5
Coulthard - 5
Sutil - 3,5
Webber - sem nota
Button - sem nota
Davidson - sem nota
Vettel – sem nota
Fisichella - sem nota
Barrichello - 9