terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

As areias do tempo estão correndo*

* Por Luis Fernando Ramos


Faltam apenas quatro dias de atividade de pista antes dos primeiros treinos livres em Melbourne, na abertura do Mundial de 2014. Mas o que já vimos em Jerez e nesta semana que passou no Bahrein nos dão indícios importantes do que esperar do GP da Austrália. Pelos números compilados aqui pelo TotalRace, Mercedes e McLaren vão lutar na frente, seguido de um grupo que inclui Ferrari, Williams, Force Índia e Sauber. Atrás ainda, as equipes que correm com motores Renault e as nanicas.

O inglês Rob White, diretor-técnico da fornecedora francesa, admitiu o atraso no desenvolvimento de suas unidades. É claro que parte das mazelas que atingem Red Bull, Toro Rosso e Lotus são relacionadas ao chassi e não aos motores. White, porém, admite que o estágio atual de desenvolvimento dos V6 franceses está num nível “que seria aceitável no meio do teste de Jerez”. Ou seja, após oito de doze dias de testes, eles estariam no nível esperado após dois dias de testes.

Certamente a luz não está se apagando na fábrica francesa de Viry-Chatillon. Avanços foram feitos na semana passada e o investimento humano e financeiro é grande para que novos aconteçam nos testes desta semana. Mas o problema é este: restam apenas quatro dias antes de empacotar tudo e partir para Melbourne.

A boa notícia para os times que utilizam motores Renault é que eles não estão a cinco segundos de Mercedes e McLaren, como os tempos sugere. A má é que simplesmente ninguém pôde ainda extrair o máximo de performance das unidades francesas. E o próprio White admitiu que a Renault está semanas atrás no cronograma do que esperava estar e que deve demorar um pouco para colocar as unidades em regime máximo de performance.

Uma informação que deve soar como música para os ouvidos de Mercedes e McLaren, que já fazem simulações de corrida e vão tirando valiosas lições sobre o consumo de pneus e combustível. Até que a Red Bull (e, em escala bem menor, a Ferrari) chegue a este estágio, três ou quatro corridas já terão passado. E as chances de brigar pelo título podem estar escassas como a areia dentro da ampulheta.

Voltas totais completadas por cada motor na pré-temporada:
Mercedes - 2022
Ferrari - 1058
Renault - 765

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