As especulações se confirmaram. Romain Grosjean é o novo piloto titular da Renault, futura Lotus, para a temporada de 2012 da F1. Campeão da GP2, o jovem francês, de 25 anos, terá sua segunda oportunidade na equipe de Enstone, depois de fraca performance em 2009, quando substituiu Nelsinho Piquet e disputou sete GPs no fim do campeonato. A contratação de Grosjean, anunciada nesta sexta-feira (9), significa que Bruno Senna e Vitaly Petrov, titulares na metade final da temporada, foram dispensados do time, a julgar pela mensagem em tom de despedida proferida pelo chefe da Lotus Renault, Eric Boullier, informa o site Grande Prêmio.
Apontado como o menos provável do trio Senna-Petrov-Grosjean para ficar com a segunda vaga de titular da Lotus Renault, por supostamente contar com menos patrocinadores, o francês garantiu sua vaga principalmente por conta da Total, fornecedora de combustível da equipe, que sempre deixou claro o desejo de ver um piloto de seu país guiando um carro de F1. Na condição de fornecedora e também de um dos principais patrocinadores da escuderia de Enstone, a Total foi decisiva para que a Lotus Renault optasse por Romain para a segunda vaga disponível.
Romain sempre foi o preferido de Boullier para assumir a segunda vaga da escuderia anglo-francesa. O jovem piloto participou de duas sessões de treinos livres no fim desta temporada, em Abu Dhabi e no Brasil, o que reacendeu os rumores sobre sua contratação para 2012, o que acabou se confirmando. Grosjean sacramenta assim sua volta por cima no automobilismo. Depois de fracassar na Renault em 2009, o gaulês teve de recomeçar a carreira. Desde então, Romain não parou de ganhar títulos. Foi assim na AutoGP, em 2010, e neste ano, quando conquistou a taça na GP2 pela Dams, braço da Renault na categoria de acesso à F1.
Em comunicado divulgado pela Lotus Renault, Grosjean não escondeu a felicidade com a confirmação de que será titular da equipe, um dia depois de ser noticiado que o piloto estaria próximo de desistir da F1 se não tivesse a chance de alinhar no grid da próxima temporada, e, principalmente, por ser companheiro de Raikkonen.
“Estou muito feliz por ser um dos titulares da equipe em 2012. Há um grande sorriso no meu rosto com a perspectiva de guiar o carro da próxima temporada e eu me sinto muito privilegiado por ter essa oportunidade. Correr ao lado de um ex-campeão mundial e que está com fome ao retornar à F1 será uma grande experiência, e estou certo que isso vai me ajudar a elevar meu nível de performance também”, celebrou Grosjean.
“Sinto que meu sucesso na temporada da GP2 ajudou a me tornar mais maduro, e agora eu sou um piloto muito mais completo do que eu era em relação à última vez que eu competi nesse esporte. Retornar a Enstone como titular é como voltar para casa. Não vou decepcionar e gostaria de agradecer a todas as pessoas, sem as quais esse retorno à F1 não seria possível. A Total, que me apoia desde 2006, e a Gravity Sport Managemant, os primeiros dessa lista”, acrescentou um felicíssimo Romain.
Por sua vez, Bouller exaltou a confirmação do retorno de seu pupilo ao posto de titular da Renault, que a partir de janeiro vai se chamar Lotus. “Estou muito feliz que Romain Grosjean estará ao lado de Kimi no ano que vem. Romain mostrou muita maturidade nos últimos 12 meses, quando alcançou sua vitória na GP2 e seu desenvolvimento como terceiro piloto conosco. Ficamos muito impressionados pela forma como ele guiou para nós no primeiro treino livre em Abu Dhabi e no Brasil”, declarou o comandante da equipe de Enstone.
“Estamos confiantes de que sua confirmação como um dos nossos titulares vai nos ajudar em nosso processo de reconstrução”, acrescentou o dirigente francês, que em seguida, se despediu dos agora ex-pilotos da Lotus Renault. “Gostaria de agradecer Vitaly Petrov e Bruno Senna por suas respectivas contribuições para o desempenho da equipe neste ano e eu lhes desejo o melhor para o futuro”, encerrou Boullier.
Assim como o chefe de equipe da Lotus Renault, o dono do time e presidente do Grupo Genii, Gerard López, também celebrou a nova fase em Enstone com a chegada de Grosjean, o que sacramenta a reformulação tão propalada pelo executivo espanhol nos últimos dias. “Na semana passada eu reiterei que a equipe está no início de um novo ciclo. O anúncio de Romain como nosso titular ao lado de Kimi é uma grande notícia e isso vai nos ajudar a alcançar nossa meta de voltar para o topo. Os anúncios que fizemos hoje e na semana passada são animadores para nossa equipe e há grande expectativa entre nós agora”, vibrou López.
prestem bem atenção no comentario do GROSJEAN: gostaria de agradecer a Total que me apoia``DESDE 2006´´.mais um tapa na cara das empresas brasileiras que NÃO QUEREM PATROCINAR ATLETAS NO INICIO.DEPOIS COM O BONDE JA ANDANDO QUEREM SENTAR NA JANELINHA...BEM FEITO.TODOS SAIMOS PERDEDORES: AS EMPRESAS,OS ATLETAS E NOS O PUBLICO. A PDVSA FINANCIA O MALDONADO,A TOTAL FINANCIA O GROSJEAN E A PETROBRAS FINANCIA O PT.
ResponderExcluirFalou tudo, André!
ResponderExcluirSó não entendi qual é a da Renault: focaram que não tinham tempo pra ensinar pilotos, querendo dizer que precisavam de gente experiente.
ResponderExcluirPelo que se percebeu, o carro da Renault andou pra trás na temporada 2011, ficando óbvio que necessitam de pilotos exprientes pra voltar a desenvolver o carro.
Agora com Kimi e Grosjean, não vejo onde vão desenvolver alguma coisa.
Kimi tem experiência, mas é notoriamente um piloto que senta e acelera, não desenvolve nada.
Grosjean não tem experiência e não conheço nenhuma menção sobre ele como desenvolvedor de carros, muito pelo contrário, sua passagem anterior na equipe foi frustrante.
Então, não sei a que conclusão chegar, tecnicamente falando, sobre quais as intenções da Renault em contratar esses pilotos.
O Kimi com certeza vai trazer mídia, exposição, patrocínio (talvez), nada mais.
Essa F-1....
o andré fez o melhor comentário dele nesse blog (até o momento), parabéns!!!
ResponderExcluirthank you,igor.kkk que nada os melhores são aqueles em que eu desço a lenha no BARRICA...HUAHSUHSUSHU8
ResponderExcluirvoce vai ver onde a lenha vai descer viu...
ResponderExcluir