domingo, 31 de janeiro de 2010

RENAULT R30: O CARRO

Eis o GGOO car, opa, quer dizer, o novo Renault R30 que acaba de ser lançado em Valência.


BMW SAUBER C29: O CARRO

Hoje em Valência a BMW Sauber, que correrá com motores e câmbio Ferrari, lançou seu carro para a temporada 2010 da Fórmula 1, seguindo o bico fino e a bigorna atrás. Chama atenção a falta de patrocinadores.

SP INDY 300: OS INGRESSOS E UMA VOLTA PELA PISTA

A organização da Indy anunciou nesta sexta-feira (29) os valores dos ingressos para a etapa brasileira da categoria, que acontece entre os dias 13 e 14 de março nas ruas de São Paulo. A venda dos tíquetes começa na próxima segunda-feira (1º) por meio do site oficial da corrida (http://saopauloindy300.com.br/) ou pelo endereço eletrônico da Livepass (http://www.livepass.com.br/).

 
Depois de sabermos os preços, temos aqui uma volta virtual da pista paulistana montada especialmente para a Fórmula Indy.
 

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

AS PRIMEIRAS VOLTAS DA WILLIAMS DE BARRICHELLO

E o nosso espião da GGOO, que anda envolvido com projetos paralelos, descobriu tudo isso.

Aproveitem:

COLUNA DO ROQUE: COM MAIS DE 30

Como hoje é meu aniversário, a coluna será especial. Ao invés de escrever e contar causos, publicarei aqui uma música do Marcus Valle, que o pessoal mais das antigas deve lembrar e que fala um pouquinho desta nova década que acabo de entrar:

COM MAIS DE 30
(Marcus Valle)

Não confie em ninguém com mais de trinta anos
Não confie em ninguém com mais de trinta cruzeiros
O professor tem mais de trinta conselhos
Mas ele tem mais de trinta, oh mais de trinta
Oh mais de trinta
Não confie em ninguém com mais de trinta ternos
Não acredite em ninguém com mais de trinta vestidos
O diretor quer mais de trinta minutos
Pra dirigir sua vida, a sua vida
A sua vida
Eu meço a vida nas coisas que eu faço
E nas coisas que eu sonho e não faço
Eu me desloco no tempo e no espaço
Passo a passo, faço mais um traço Faço mais um passo, traço a traço
Sou prisioneiro do ar poluído
O artigo trinta eu conheço de ouvido
Eu me desloco no tempo e no espaço
Na fumaça um mundo novo faço Faço um novo mundo na fumaça
Não confie em ninguém...



Vamos comemorar, então.

MERCEDES: SERÁ ESTE O CARRO?

Vamos esperar. A dica foi de Andrei Spinassé.


Andrei que também respondeu, via twitter, que este é o showcar da Brawn pintado com as cores da Mercedes. Ele estava exposto em um bar em SP na parceria com a Itaipava.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

WILLIAMS FW32: A PRIMEIRA FOTO

A responsável pelo furo é o site Autosport que flagrou o shakedown do carro, realizado hoje, em Silverstone, por Nico Hulkenberg.

E assim será a nova Williams, confirmando a tendência de bicos longos e finos, como a Red Bull:


quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

DESAFIO DO DIA

E voltamos a colocar um desafio para os nobres leitores deste modesto blog. Quando e qual carro Emerson Fittipaldi pilota?



Amanhã, a resposta.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

GP CIDADE DE SÃO PAULO: O VÍDEO

Demorou uma madrugada entre escolher as fotos certas e os vídeos certos. Foram muitas imagens, muitas recordações destes momentos. Afinal, foram 13 horas dentro do autódromo.

O resultado é este vídeo com os melhores momentos das 3 categorias que participaram do GP Cidade de São Paulo, com destaque para a Classic Cup e o show de Flávio Gomes a bordo do marrento Lada Meianov.

Aproveitem:


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PILOTOS: FRANÇOIS CEVERT

Ele era a beleza em pessoa. Nascido na França em 25 de Fevereiro de 1944 e falecido em Watkins Gen em 6 de outubro de 1973, Cevert disputou 44 grandes premios entre 1970 e 1973, obtendo uma vitória, duas voltas mais rápidas e 89 pontos na carreira.


Cevert tocava piano, tinha a pele bronzeada e os olhos azuis. As atrizes se jogavam em seus braços: Brigitte bardot, Alexandra Stewart. Afinal, ele era um piloto de F-1. E, não importava por qual razão, foi considerado por Jackie Stewart como seu sucessor. A transição deveria ser suave.

O escocês havia programado deixar as pistas depois de seu centésimo Grande Prêmio, no final da temporada de 1973, com o terceiro título no bolso. E François Cevert, seu companheiro de equipe, quase um irmão, seria promovido a primeiro piloto da Tyrrell. Mas Jackie Stewart jamis chegou a disputar seu centésimo Grande Prêmio. François morreu na véspera, durante os treinos, numa cuva do circuito de Watkings Glen, o mesmo em que ele havia conquistado dois anos antes sua única vitória na F-1.

E ele teria ganhado vários, pois Cevert, nesta temporada de 1973, era mais rápido que seu mestre. Mas Stewart lhe havia ensinado muito para que ele destruísse o ídolo. Ele preferia esperar a sua vez. Em Nurburgring, em 1973, Cevert sabiamente cruzou a linha de chegada logo atrás de Stewart. Ao descer do pódio, Jackie o elogiou: "Se quisesse, François teria me ultrapassado". Mais tarde, a alguns amigos íntimos, Cevert contou sorrindo uma outra versão dos fatos: "Eu tentei ultrapassá-lo uma vez. Com um toque nas rodas, Jackie me recolocou em meu lugar..."


Esse filho de joalheiro parisiense tinha a pureza de um diamante. Se não tivesse se chocado contra o guard rail, teria se tornado, em 1974, o primeiro campeão do mundo francês da história da F-1.


SP INDY 300: A PROGRAMAÇÃO

13/03 – sábado
09:00 – 10:15 h 1º Treino livre

12:30 – 13:30 h 2º Treino livre
15:30 – 17:00 h Treino classificatório

14/03 – domingo
09:00 – 09:30 h Warm up
13:00 – 16:00 h Corrida

MERCEDES GP: O CARRO EM FOTOS

E o primeiro carro a ser lançado foi a Mercedes, enfim começou a temporada da F-1.



Abaixo as fotos em alta resolução:





domingo, 24 de janeiro de 2010

AO VIVO: 1000 KM DE INTERLAGOS

Ufa, para completar o dia, falemos dos 1000km de Interlagos, corrida que acabou a pouco em Interlagos. Poucos carros largaram, apenas 18, bem diferente da não longínqua corrida de 1994 onde nada menos do que 66 carros correram, coisas do automobilismo nacional.

A corrida, por ser de longa duração, teve poucos momentos de emoção. Logo de início as Ferraris deram pinta que andariam muito mais do que o resto e nem as Lamborghinis conseguiam acompanhá-las. Chico Serra, Daniel Serra e Chico Longo lideraram a prova praticamente de ponta a ponta, perdendo-a somente por alguns instantes quando um de seus pneus furou. A decepção ficou por conta do time das Lamborghinis, que sem pneu de chuva, recolheram seus carros, abandonando a prova logo em seu início, quando os primeiros pingos cairam, antes mesmo de se tornar uma chuva mesmo.

Chuva que apareceu após 50 voltas incomodou a todos durante todo o resto da prova, chegando a ficar forte em vários momentos e, tamanho o número de rodadas no laranjinha, provocar a entrada do Safetycar. Mas nem isso incomodou os líderes que seguiam absolutos na prova. Do meio para trás, pouca emoção o que fez com que o pessoal na sala de impressa tirasse a tarde e o começo da noite para colocar as fofocas em dia, além de zombar com os times alheios. Sorte disso tudo é que, como torcedor do São Caetano, pude brincar com todos os demais, pois graças aos resultados de hoje, o glorioso time do ABC assumiu a ponta do campeonato paulista.

Além de futebol, falamos muito de blogs, sites e, claro, corridas. De todos os tipos. Aproveitamos a presença ilustre de vários "intelectuais" para colocar os assuntos em dia e relembrar momentos marcantes do esporte a motor, relembramos histórias do passado, criticamos o presente, avaliamos o que está errado e até vimos surgir uma luz no final do túnel, principalmente para os nostalgicos como eu, que sonham em rever tudo aquilo denovo.

No final, após 7 horas e meia de prova, chuva e apenas 4 torcedores na arquibancada para ver a bandeirada, a vitória ficou com o trio da Ferrari, com as outras duas Ferraris (a 105 Cleber/Vanue/Renan e a preta, 13, de Queirolo/Sant'anna/Vital) completando a trinca no pódio.

E abaixo algumas imagens para todos:




COLUNA DO ROQUE: UM GP CIDADE DE SÃO PAULO ESPECIAL

Aproveitando o encejo do GP Cidade de São Paulo, permito-me recordar uma etapa bem especial, também realizada no dia do aniversário de São Paulo, só que do ano de 2007, ano em que a GGOO foi criada.  Neste dia 25/01, houve o chamado Clássicos de Competição que consistia em uma prova da então Super Classic e um encontro temático, contando a história do automobilismo brasileiro, de 1930 a 1990.

Como era folga e antecipando as comemorações de aniversário, lá fomos nós ao nosso templo sagrado acompanhar mais esta corrida e apreciar os carros que estavam expostos, aproveitando as facilidades direcionadas ao público em geral, como acesso aos boxes, estacionamento e um preço justo de ingresso.

Ao chegar, começamos a visitar os boxes e logo chegamos ao 21. Lá estavam todos os carros, muitas raridades e carros que tinham histórias de sucesso, com detalhes contados pelos pilotos que incorporaram estes carros aos anais do autódromo. Porém, estranhamente, havia poucas pessoas observando tudo. O burburinho estava em outro box. O de número 13.

Caminhando e verificando entre um box e outro, vimos carros antigos, album de figurinhas, camisetas de carros antigos, como uma do Herbie que é uma das minhas favoritas, até chegar ao tal box. Nele, entendemos o porque de tanto burburinho. Era simplesmente o FD-01. O primeiro carro de F-1 da equipe Fittipaldi. Meus olhos brilharam, estava realizando o sonho de ver um destes carros de perto. O carro, prateado, brilhava parado, sob os cuidados e olhos atento de Wilson Fittipaldi Jr. Neste instante pensei, poxa, já que o carro está aí, porque não andar com ele?

Fiquei imaginando tudo isso durante toda prova da Super Classic, prova esta que contou com 40 carros no grid muita festa nas arquibancadas, muitas risadas com Flávio Gomes e até uma chance rara de sentar no agora mais que famoso DKW#96. Tinha música, rock'n'roll clássico da melhor qualidade, mas pouco ouvi o som. Minha cabeça estava toda voltada àquele carro prateado, reluzente. Como eu queria ver ele em ação, mesmo dando poucas voltas de exibição. Seria demais.

Derrepente, correria nos boxes, grades são colocadas em frente ao box 13, o público começa a ser afastado do local. Isso só poderia representar uma coisa, a lenda iria andar. Como não somos bestas, corremos para lá também e vimos Wilsinho se arrumar, vestindo seu macacão e deixando em cima do aerofólio traseiro, o belíssimo capacete verde, com gotas amarelas.

Sim, ele iria andar. E Interlagos veria mais uma vez a história ser contada. E nós, pobres mortais, estaríamos lá vendo tudo isso acontecer. E aconteceu.

No começo, uma dificuldade para ligar o motor Cosworth do carro. Derepente o som. O motor rugia firme e forte, como se estivesse sendo ligado pela primeira vez. Minhas pernas tremiam de nervoso e ansiedade por presenciar um momento tão nobre. Dificilmente teria outra oportunidade de ver tudo aquilo.

Nisso Wilsinho acelerou mais fundo e lentamente começou a sair dos boxes aplaudido fervorosamente por todos que estavam lá naquele momento.


Foram 3 voltas em ritmo lento. Três voltas inesquecíveis para todos que viram e presenciaram este momento. Quando recolheu para os boxes, mais palmas e a certeza que o carro e os pilotos que o pilotaram foram mais do que vencedores, foram, heróis.

AO VIVO: FÓRMULA 3

A corrida da F-3 teve emoção por algumas voltas. Mais precisamente 2, quando o irlandês William Buller passou o brasileiro André Negrão na entrada do S do Senna.

Ademais, uma corrida morna, com apenas 7 carros correndo. Poucas disputas, poucas ultrapassagens. Porém, fica a idéia do aprendizado dos pilotos. O sistema de Playoff gerou bons momentos e tem tudo para se consolidar como uma boa opção de sistemas de disputas para provas curtas.

Agora algumas imagens deste carrinhos charmosos.


AO VIVO: CLASSIC CUP

Fazia tempo que não assistia a Classic Cup. E confesso que estava sentindo falta disso tudo e deste clima. Com a correria de se instalar na sala de imprensa, cheguei no instante que o último carro saia para pista, o carro, o Lada 69 de Flávio Gomes.

Junto ao carro, companheiros de sempre de jornada como Claudio Ceregatti e Dú Cardim. Presente também, circulando pelos boxes, o Ricardo Gaúcho, que também nos acompanhou no GP Cidade de São Paulo de 2009.

Falemos então da corrida.

Na mescla de pista molhada, secando, fora dada a largada para 25 carros. Uns corriam, outros passeavam. Destaque para a grande largada de Flávio Gomes que, por instantes, chegou a liderar a sua categoria. A corrida, foi bastante movimentada, com muitas ultrapassagens e alguns erros dos pilotos. No final, além de bons pegas, boas ultrapassagens, ficaram algumas imagens para a posteridade.



AO VIVO: GP CIDADE DE SÃO PAULO

Bom dia a todos, começamos agora mais uma cobertura in loco. Falamos ao vivo diretamente da sala de Imprensa de Interlagos e acompanharemos o GP Cidade de São Paulo. A programação de hoje inclui prova da Classic Cup, a última bateria da F-3 e os 1000 km de Interlagos.

O sol aparece forte por aqui, apesar de que a pista está bem molhada, agora que os carros começam o warmup dos 1000 km de Interlagos.

Considerando a experiência e olhando as nuvens, a tarde promete boas chuvas por aqui. Enquanto isso, esta é a nossa vista. Desfrutem.




Como observação, neste momento temos exatamente 5 pessoas nas arquibancadas, quase a torcida do meu São Caetano.

sábado, 23 de janeiro de 2010

AMANHÃ: GP CIDADE DE SÃO PAULO

Sim, amanhã estaremos "in loco" lá em Interlagos, trazendo todas as novidades do GP Cidade de São Paulo, diretamente da sala de imprensa (desta vez localizada na torre de controle do autódromo) contando todos os bastidores do evento, trazendo uma série de detalhes e expondo aquele ponto de vista que só o Blog da GGOO tem.


sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

MAIS AINDA SOBRE A INDY EM SP

E o site da corrida SP Indy 300 acaba de entrar no ar.

Nele explicações interessantes. Primeiro é que a pista definida oficialmente é essa aqui embaixo. Outra, mesmo sem preços, ainda, as vendas começarão dia 01/02.



Analisando a pista, a largada será no Sambódromo e teremos poucas arquibancadas tubulares, apenas duas, perto da placa dos 50m do primeiro S. A chincane da marginal foi tirada, os carros percorrerão 1,4km em linha reta pela marginal, chegando no cotovelo final a mais de 300km/h.

As notícias começam a chegar e a promessa da organização é de que a partir da semana que vem o público seja agraciado com elas.

VIRGIN RACING: A PINTURA DE 2010

E Lucas Di Grassi acaba de divulgar como será o novo carro da Virgin. Em primeira mão você vê aqui.



Ficou bem legal, diferente. Autêntico.

MAIS SOBRE A INDY EM SÃO PAULO

Informa o Blog da Indy que a angústia dos fãs para saber os valores dos ingressos para o primeiro Grande Premio de São Paulo da fórmula Indy parece estar com os dias contados. A organização da prova prometeu para a semana que vem o anúncio dos ingressos tão aguardado pelos fãs.

Nesta quinta-feira (21/01) foi lançado o site oficial da corrida do Brasil onde estarão todas as informações sobre o evento, inclusive o preço dos ingressos. No momento o site ainda está sendo construído, mas os fãs já podem acessar: http://www.saopauloindy300.com.br/.

Ontem em visita a região onde será montada a pista, os organizadores avisaram que a reta da Marginal será isolada por tapumes para evitar um engarrafamento no local. Outro fator preocupantes, a chuva, foi descartada como ameaça ao evento.

Então, que assim seja.

INCRÍVEL

Quem não se lembra dos grandes pegas entre Senna, Mansell, Piquet, Prost, uma disputa na pista, psicológica, que beirava a loucura total. A ponto de muitas vezes os pilotos pararem juntos nos boxes e lá, em uma troca mais rápida de pneu, ter certa vantagem.

Os tempos duravam, em média, cerca de 7 segundos por parada. Geralmente uma ou duas. Ficavámos excitados com a precisão da Ferrari e a disputa com a Mclaren pelo pit stop mais rápido da história. Chegou-se a cinco segundos para trocar os quatro pneus. Era fascinante.

Mas os tempos mudaram, veio o reabastecimento e com elas as paradas obrigatórias e longas. Este ano, os amantes da velocidade pura, das disputas pelas ultrapassagens nas pistas ficarão contentes. O reabastecimento foi proibido, com isso, todo o sistema de estratégia para uma corrida terá que ser mudado.

E as equipes não estão paradas, precisam treinar e aperfeiçoar toda sua operação de pit stop. E, pelas notícias que chegam, uma tem se destacado: a Williams.

Nos últimos treinos, a troca dos quatro pneus tem sido feita em inacreditáveis...3 segundos.

Simplesmente incrível!

[OFF] "SINTO UM VENTO FRIO VINDO DO SUL !"

Momento muito constrangedor de uma competidora de bobsled.



Reportagem completa no globo.com

GP CIDADE DE SÃO PAULO: PROGRAMAÇÃO

Prestação de serviço faz parte deste blog (e do Blog No Box, do competentíssimo Andrei Spinassé, da onde tiramos estas informações e texto) então vamos a mais uma. Neste fim de semana o autódromo de Interlagos receberá seu primeiro grande evento de 2010. Trata-se do GP Cidade de São Paulo, que integra o calendário de comemorações dos 456 anos da capital paulista.

Além dos participantes dos 1.000 Km de Interlagos, estarão na pista monopostos da F-3 sul-americana e também carros da Classic Cup.

O evento da F-3 é chamado de "Brazil Open" e tenta atrair novatos para que tenham um contato inicial com a categoria. Mas pilotos que já têm certa experiência, como Lu Boesel, também estarão presentes.

Serão quatro provas de F-3 ao longo do fim de semana. As três primeiras têm caráter eliminatório e a última delas, no domingo, vale como decisão, segundo o site da competição.

Nelsinho Piquet, agora piloto de Nascar, disputará os 1.000 Km. O ex-F-1 pilotará um Lancer Evolution X em companhia de Leandro de Almeida e Eduardo de Souza Ramos.

Confira a programação do evento:

Quinta-feira, 21 de janeiro
10h às 10h45 – 1º Treino livre Fórmula 3
13h às 13h45 – 2º Treino livre Fórmula 3

Sexta-feira, 22 de janeiro
8h30 às 9h15 – 1º Treino livre Carros clássicos
9h25 às 10h25 – 1º Treino livre 1.000 Km
10h35 às 11h05 – Classificação Fórmula 3 – válida para 1ª e 2ª provas
11h05 às 12h00 – 2º Treino livre Carros clássicos
12h10 às 13h10 – 2º Treino livre 1.000 Km
13h20 às 14h20 – Eventos Extra
14h50 às 15h20 – 1ª Prova Fórmula 3
15h40 às 16h40 – 3º Treino livre 1.000 Km
17h00 às 18h30 – Eventos Extra

Sábado, 23 de janeiro
08h30 às 09h15 – 3º Treino livre Carros clássicos
09h25 às 10h25 – 4º Treino livre 1.000 Km
11h às 11h30 – 2ª Prova Fórmula 3
12h às 12h30 – Classificação I – 1.000 Km
12h40 às 13h05 – Classificação Carros clássicos
13h15 às 13h45 – Classificação II – 1.000 Km
14h30 às 15h – 3ª Prova Fórmula 3
15h30 às 17h30 – Eventos Extra
17h30 – Racha em Interlagos

Domingo, 24 de janeiro
8h às 8h30 – Warm up 1.000 Km
9h – Largada Carros clássicos
9h45 às 10h15 – Eventos especiais
10h45 às 11h15 – 4ª Prova Fórmula 3
12h – Largada 1.000 Km (233 voltas ou 8 horas de prova)

F1: DIAS E HORÁRIOS DOS TREINOS E CORRIDAS

E a Internet é uma fonte e tanto de informações. No Blog F1Girls online foi publicado a relação dos horários de treino e corrida da temporada 2010 da F1. Lá vamos nós à eles, marquem na agenda!

GP DO BAHREIN
12 de março (sexta-feira) – 1º treino livre: 4h às 5h30
2º treino livre: 8h às 9h30
13 de março (sábado) – 3º treino livre: 5h às 6h
Treino oficial: 8h às 9h
14 de março (domingo) – Corrida: a partir das 9h

GP DA AUSTRÁLIA
25 de março (quinta-feira) – 1º treino livre: 22h30 à 0h
26 de março (sexta-feira) – 2º treino livre: 2h30 às 4h
27 de março (sábado) – 3º treino livre: 0h à 1h
Treino oficial: 3h às 4h
28 de março (domingo) – Corrida: a partir de 4h

GP DA MALÁSIA
01 de abril (quinta-feira) – 1º treino livre: 23h às 0h30
02 de abril (sexta-feira) – 2º treino livre: 3h às 4h30
03 de abril (sábado) – 3º treino livre: 3h às 4h
Treino oficial: 6h às 7h
04 de abril (domingo) – Corrida: a partir das 5h

GP DA CHINA
15 de abril (quinta-feira) – 1º treino livre: 23h à 0h30
16 de abril (sexta-feira) – 2º treino livre: 3h às 4h30
17 de abril (sábado) – 3º treino livre: 0h à 1h
Treino oficial: 3h às 4h
18 de abril (domingo) – Corrida: a partir de 4h

GP DA ESPANHA
07 de maio (sexta-feira) – 1º treino livre: 5h às 6h30
2º treino livre: 9h às 10h30
08 de maio (sábado) – 3º treino livre: 6h às 7h
Treino oficial: 9h às 10h
09 de maio (domingo) – Corrida: a partir das 9h

GP DE MÔNACO
13 de maio (quinta-feira) – 1º treino livre: 5h às 06h30
2º treino livre: 9h às 10h30
15 de maio (sábado) – 3º treino livre: 6h às 7h
Treino oficial: 9h às 10h
16 de maio (domingo) – Corrida: a partir das 9h

GP DA TURQUIA
28 de maio (sexta-feira) – 1º treino livre: 4h às 5h30
2º treino livre: 8h às 9h30
29 de maio (sábado) – 3º treino livre: 5h às 6h
Treino oficial: 8h às 9h
30 de maio (domingo) – Corrida: a partir das 9h

GP DO CANADÁ
11 de junho (sexta-feira) – 1º treino livre: 11h às 12h30
2º treino livre: 15h às 16h30
12 de junho (sábado) – 3º treino livre: 11h às 12h
Treino oficial: 14h às 15h
13 de junho (domingo) – Corrida: a partir das 13h

GP DA EUROPA
25 de junho (sexta-feira) – 1º treino livre: 5h às 6h30
2º treino livre: 9h às 10h30
26 de junho (sábado) – 3º treino livre: 6h às 7h
Treino oficial: 9h às 10h
27 de junho (domingo) – Corrida: a partir das 9h

GP DA INGLATERRA
09 de julho (sexta-feira) – 1º treino livre: 6h às 7h30
2º treino livre: 10h às 11h30
10 de julho (sábado) – 3º treino livre: 6h às 7h
Treino oficial: 9h às 10h
11 de julho (domingo) – Corrida: a partir das 9h

GP DA ALEMANHA
23 de julho (sexta-feira) – 1º treino livre: 5h às 6h30
2º treino livre: 9h às 10h30
24 de julho (sábado) – 3º treino livre: 6h às 7h
Treino oficial: 9h às 10h
25 de julho (domingo) – Corrida: a partir das 9h

GP DA HUNGRIA
30 de julho (sexta-feira) – 1º treino livre: 5h às 6h30
2º treino livre: 9h às 10h30
31 de julho (sábado) – 3º treino livre: 6h às 7h
Treino oficial: 9h às 10h
01 de agosto (domingo) – Corrida: a partir das 9h

GP DA BÉLGICA
27 de agosto (sexta-feira) – 1º treino livre: 5h às 6h30
2º treino livre: 9h às 10h30
28 de agosto (sábado) – 3º treino livre: 6h às 7h
Treino oficial: 9h às 10h
29 de agosto (domingo) – Corrida: a partir das 9h

GP DA ITÁLIA
10 de setembro (sexta-feira) – 1º treino livre: 5h às 6h30
2º treino livre: 9h às 10h30
11 de setembro (sábado) – 3º treino livre: 6h às 7h
Treino oficial: 9h às 10h
12 de setembro (domingo) – Corrida: a partir das 9h

GP DE CINGAPURA
24 de setembro (sexta-feira) – 1º treino livre: 7h às 8h30
2º treino livre: 10h30 às 12h
25 de setembro (sábado) – 3º treino livre: 8h às 9h
Treino oficial: 11h
26 de setembro (domingo) – Corrida: a partir das 9h

GP DO JAPÃO
07 de outubro (quinta-feira) – 1º treino livre: 22h às 23h30
08 de outubro (sexta-feira) – 2º treino livre: 2h às 3h30
3º treino livre: 23h à 0h
09 de outubro (sábado) Treino oficial: 2h às 3h
10 de outubro (domingo) – Corrida: a partir de 3h

GP DA COREIA
21 de outubro (quinta-feira) – 1º treino livre: 23h à 0h
22 de outubro (sexta-feira) – 2º treino livre: 3h às 4h30
3º treino livre: 0h à 1h
23 de outubro (sábado) Treino oficial: 3h às 4h
24 de outubro (domingo) – Corrida: a partir de 3h

GP DO BRASIL*
05 de novembro (sexta-feira) – 1º treino livre: 10h às 11h30
2º treino livre: 14h às 15h30
06 de novembro (sábado) – 3º treino livre: 11h às 12h
Treino oficial: 14h às 15h
07 de novembro (domingo) – Corrida: a partir de 14h

GP DE ABU DHABI*
12 de novembro (sexta-feira) – 1º treino livre: 7h às 8h30
2º treino livre: 11h às 12h30
13 de novembro (sábado) – 3º treino livre: 8h às 9h
Treino oficial: 11h às 12h
14 de novembro (domingo) – Corrida: a partir de 11h

*Provavelmente já pelo horário de verão

Iceman: "Paixão, desilusão e amor."

GP Brasil 2007


Amigos leitores, amantes do automobilismo, há pouco tempo atrás estava em um curso de liderança com foco em resultados quando nos deparamos com a seguinte pergunta: "Como extrair o máximo do nosso funcionário?". Depois de uma acalorada discussão com direito até de uma exclusão do termo “extrair”, chegamos a três fases de como um funcionário olha a empresa: A paixão, a desilusão e o amor.

Nos últimos anos a Ferrari teve a dupla de pilotos Felipe Massa e Kimi Raikkonen, este último substituído em 2010 por Fernando Alonso. Pois bem. Ao me deparar com o cenário da equipe do cavalinho rampante coloquei esses três pilotos nos atuais degraus de liderança que falávamos.

Começando pelo ex-ferrarista finlandês, Raikkonen entrou e em sua primeira corrida venceu de ponta a ponta o GP de Melbourne, na Austrália, em 2007. A Ferrari teve pelo Iceman, que fora trazido da McLaren a peso de ouro, a paixão fugaz de que a escolha havia sido acertada, e foi. Em um campeonato de escândalos de espionagem e competitividade entre Raikkonen, Massa, Alonso e Hamilton, o homem de gelo levou a melhor, em uma virada histórica. Kimi Mathias Raikkonen foi campeão mundial pela Ferrari em 2007. A paixão, que os italianos muito gostam, havia nascido e esperava-se muito do sucessor de Hakkinen em 2008. E a paixão foi para o segundo estágio, a desilusão. Raikkonen teve problemas com a Ferrari 2008, e fora acusado, inúmeras vezes de estar sem foco nenhum no campeonato. De fato, houve alguns erros como em Mônaco e Spa-Francorchamps, mas acusá-lo de falta de comprometimento, acho um pouco demais. Coube a Massa brigar pelo título em 2008. E como em carro ruim não há redenção, Raikkonen deixou a F1 para enveredar o mundo do Rali, mas saiu com a cabeça erguida, com uma vitória impecável em Spa, que ninguém sabe como ele conseguiu fazer a Ferrari vencer.

Em seguida vamos falar sobre o piloto mais completo do grid, depois de Michael Schumacher, sim, Fernando Alonso das Astúrias deixa a capenga Renault e enfim volta a pilotar em uma equipe de ponta. Espera-se muito que Alonso coloque ordem na casa, já que muitos dizem que o título de Raikkonen foi circunstancial e que a administração ainda tinha resquícios do trio Schumacher, Brawn e Todt. A Ferrari perdeu o título para ela mesma em 2008, devido a enorme quantidade de erros que acabou tirando Felipe Massa da briga, e cabe ao bicampeão mundial Fernando Alonso, fazer as honras da casa. Curioso é que Alonso deu um salto de qualidade na Renault em 2003 e 2004 para ser campeão em 2005 e 2006, e deu um salto de qualidade na McLaren em 2007, visto que a mesma não obteve nenhuma vitória em 2006, depois deu um salto na mesma Renault em 2008, que teve duas vitórias nas quatro últimas corridas do ano. Em 2009 foi um fiasco, e a pergunta é, será que Fernandinho já sabia que iria para a Ferrari e parou de se preocupar com o projeto falido da Renault? Perguntas que só ele pode responder. Enfim, Fernando Alonso está no estágio de paixão ferrarista, que pode virar desilusão em 2010, e depois se tornar amor, como foi com Schumacher, apaixonado em 1996 e desiludido de 1997 a 1999.

Por fim, Felipe Massa, o brasileiro que chega a sua sexta temporada pela Ferrari tem pela frente mais um campeão mundial para dividir a equipe. Em circunstancias diferentes. Contra Schumacher, Massa era o jovem promissor que precisava amadurecer e aprender o máximo que podia sobre como estruturar e liderar uma equipe. Aprendeu e muito bem com Schumacher, fez da equipe uma família em 2005 e 2006, acostumou-se as vitórias, aos tropeços e aprendeu a ser politicamente correto. Quando Schumacher se aposentou seria a vez de Massa entrar no páreo por um título. Mas veio Kimi Raikkonen e roubou a cena, ganhando logo em sua corrida de estréia e venceu o campeonato. Mas nem tudo foi perdido, Massa disputou o título até a antepenúltima corrida, enfrentou o mimado Alonso com o famoso “Va Cagare”, ganhou a simpatia da torcida ferrarista e de quebra abriu caminho para que a Ferrari ganhasse o título de pilotos com Raikkonen deixando o mesmo ganhar o GP do Brasil. Caiu nas graças da torcida em um ano perdido. Em 2008, Massa teve sua chance real de título, chegando a última corrida em condições de vencer Lewis Hamilton, mais um ano perdido, mas mais um desfecho inesquecível para Massa, foi campeão por alguns segundos e perdeu o título diante de sua torcida e ergueu o troféu com lágrimas de herói, de lutador. Firmou ainda mais a sua condição de piloto apaixonado, bravo e guerreiro. Em 2009, quando tudo parecia rumar para um ano apático para ambos os pilotos da esquadra vermelha, eis que surge uma mola para que o mundo todo voltasse os olhos, mais uma vez, para o paulista de 27 anos. Massa foi afastado e ganhou novamente o carinho da torcida da Ferrari, e de quebra, dos apaixonados pelo automobilismo. Agora ele era um herói, um bravo, um guerreiro, e um tremendo sortudo. Virou papai e agora tem Fernando Alonso pela frente. Colocando Massa na tabela de liderança, ele passou pela paixão de 2005 a 2006, pela desilusão de 2007 a 2009, e agora devido a tantos acontecimentos em sua carreira, Felipe Massa é amado pela Ferrari. Conhece a todos, conversa com todos, tem um relacionamento excepcional com toda a equipe, com a imprensa, com jornalistas, chefes de equipe, enfim, é o famoso boa praça que conquistou a maior torcida de Fórmula 1 do planeta.

Se eu fosse apostar entre Massa e Alonso, apostaria Alonso, como apostei em Raikkonen nos dois anos, mas creio que Felipe Massa não ligará para a minha opinião, nem para a de ninguém, porque no final, Massa apostará em Massa e a sua autoconfiança e seu jeitinho “come quieto” conquistou o mundo.

NICO VAI DE 4...

Schumacher diz que é supertição correr com números ímpares. Ross Brawn, pelo número já determinou quem será o primeiro piloto.

No final, Nico vai de 4...saltitando, duvido que ele reclame...

F-1: VOCÊ IMAGINARIA ALGO ASSIM HOJE EM DIA?

Isto aconteceu no GP da Itália, em Monza, de 1971. Sem safety car e se utilizando apenas dos talentos dos pilotos e das condições de seus carros, a melhor e mais emocionante chegada de todos os tempos:



A classificação foi:
1. Peter Gethin, BRM
2. Ronnie Peterson, March-Ford +0.01s
3. Francois Cevert, Tyrrell-Ford +0.09s
4. Mike Hailwood, Surtees-Ford +0.18s
5. Howden Ganley, BRM +0.61s
Os 5 primeiros colocados separados por apenas 0,6 segundos.

Interessante também os métodos utilizados para invadir a pista. Notem a inspiração para que um bando de malucos de amarelos também faça o mesmo...

A F-1 NO TWITTER!

Aproveitando a velocidade da comunicação, os novos modismos e tudo mais, e até para facilitar a vida de todos, fizemos uma seleção dos pilotos, equipes e pessoas relacionadas à Fórmula 1 que utilizam este site de relacionamento para falar com o público em geral.

PILOTOS

Rubens Barrichello (’rubarrichello’)

Jenson Button (’The_Real_JB’)

Lucas di Grassi

Romain Grosjean
Nick Heidfeld

Nico Hülkenberg

Felipe Massa*

Nico Rosberg (’nicorosberg16′)

Bruno Senna

* Perfil criado para desejar boa sorte (e recuperação) à Felipe Massa, após seu acidente na Hungria.


PILOTOS COM PASSAGEM NA F1

Enrique Bernoldi

Luciano Burti

Robert Doornbos
Juan Pablo Montoya

Max Papis

Nelson Piquet Jnr

Antonio Pizzonia

Scott Speed

Alex Yoong

EQUIPES

Brawn GP (’OfficialBrawnGP’

Force India (’Clubforce’)

Lotus

McLaren (’TheFifthDriver’)

Red Bull (’Red Bull F1 Spy’)

Renault

USF1 Team

E se você quiser ser um seguidor da GGOO, basta procurar @galeraggoo.

[OFF] JOGADA TÁTICA

Campeonatos regionais de futebol começando, o ano esportivo começa a ganhar mais assunto e vai diminuindo o marasmo até o início da F-1 2010.
E por conta disso, meu amigo e xará de São João da Boa Vista, me envia por e-mail um ótimo vídeo.
Juro que essa jogada nunca tinha visto no futebol.



Já imaginou se a moda pega?

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ENQUANTO ISSO NO BRASIL: NELSINHO E HERMAN TILKE

Um foi excecrado da Fórmula 1, já o outro é adorado pelos chefões da categoria, mas detestado pelo público em geral. Falamos de Nelsinho Piquet e Herman Tilke. Quis o destino que o Brasil fosse um elo de ligação entre ambos.

Diante da fama de seus trabalhos junto à FIA, a prefeitura de Goiania contratou a empresa de Tilke para desenvolver projeto de adaptação e modernização da pista. A idéia é transformá-la apta para receber todas as corridas internacionais, regulamentadas pela FIA, exceto a Fórmula 1.

Como o contrato com Interlagos vai até 2014, ainda tem-se tempo para uma possível adaptação dos conceitos, tornando-a, então favorita para receber a categoria máxima do automobilismo. Utopia? Basta vontade política para tal.

Já Nelsinho Piquet, que andava sumido, confirmou a presença do GP Cidade de São Paulo, que terá diversas atrações, como os 1000km de Interlagos, Classic Cup e F3. O filho de Nelson Piquet dividirá uma das Mitsubishis que correrão.

Para quem tiver interesse em assistir às provas, torcer por Nelsinho Piquet (ou não), a entrada é grátis. Paga-se somente o estacionamento.

INDY EM SP: NOVIDADES À VISTA

Após um longo e tenebroso inverno a SP Indy 300 começa, a menos de dois meses para a corrida, a ganhar forma. Diz-me, via Twitter, Caio Carvalho, presidente da SPTuris, que o traçado já está definido. De acordo com as especulações, a parte do estacionamento do complexo do Anhembi, que já está em obras, seria destinado somente aos boxes, fazendo com que os carros passassem pela Av. Olavo Fontoura, conforme estima o Blog da Indy:



Além disso, o presidente da SPTuris informa, sobre os ingressos, que a TV Bandeirantes, junto com a Reunion, deve anunciar logo os preços e as vendas.

E lá vamos nós esperar a boa vontade dos organizadores para começarmos a nos organizar para assistir a corrida, que tem estimativa de 60 mil pessoas.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

AMADOR: O VÔO DE CHRISTIAN - MONZA 1993

Andando meio desligado e com a ajuda do Twitter, recebo um vídeo amador do GP de Monza de 1993. Nesta corrida, independente dos vencedores, todos se lembram da capotagem de Christian Fittipaldi, nos metros finais da corrida.

Vendo o filme, me lembrei um pouco de nós, pobres torcedores do setor G de Interlagos, tentando filmar ou tirar alguma foto dos carros.

Enfim, aproveitem o vídeo e ouçam os gemidos da platéia:


LUCAS DI GRASSI: O CAPACETE DE 2010

E aqui está, logo após divulgação no Twitter pelo próprio piloto, o novo capacete de Lucas Di Grassi.

Reparem no patrocínio da Locaweb, conforme anunciamos aqui no BLOG DA GGOO em primeira mão no dia 22 de dezembro do ano passado.

Clique na foto para ampliar.