segunda-feira, 5 de maio de 2008

AS CURVAS DE INTERLAGOS

Uma das características marcantes de Interlagos são os nomes dados as curvas do traçado, essa tradição era maior no circuito antigo mas manteve-se no novo, inclusive com algumas novas contribuições. Difícil é saber o que é realidade e o que é o mito, mas isso faz parte de lugares mágicos como Interlagos.

Curvas 1 e 2 – Estas curvas do traçado original ficaram com sua identificação por números , mas dizia-se que ela separava os meninos dos homens, pois os homens contornavam a 1 e 2 de "pé embaixo", ainda mais sabendo-se que nas áreas de escape das curvas haviam enormes eucaliptos que literalmente abraçavam os carros que saiam da pista.

Curva 3 – Curva de alta velocidade que determinava o ritmo da 1º parte do miolo de Interlagos.

Curva do Sol – passou a ter esse nome pois toda vez que se entrava nela o sol atrapalhava a visão do piloto. Não podemos esquecer que esta situação ocorria no circuito antigo, já que naquela época a curva era feita em outro sentido.

Curva do Sargento - Conta-se que após uma corrida um sargento da força pública que fazia o policiamento do evento, entusiasmado com a corrida entrou com sua viatura para andar na pista, mas ao chegar nesta curva rodou tentou de novo e... rodou, assim foi batizada mais uma curva em Interlagos.

Curva do laranja - Nunca houve nenhum pé de laranja nesta curva , seu nome vem da dificuldade em faze-la, já que não se tem visão total da curva, e os pilotos inexperientes ou laranjas, sempre erravam sua tangência.

Curva da ferradura – Seu formato é muito parecido com o de uma ferradura.

Curva do pinheirinho - Havia um pinheiro que se localizava na área de escape da curva, e que sempre era "acertado" pelos carros que saíam da pista.

Curva bico de pato - Neste caso a explicação é a semelhança da curva com o bico de um pato.

Curva da junção - No antigo traçado esta curva ligava o circuito externo ao miolo da pista, atualmente é a junção da parte mista da pista com a subida dos boxes.

Curva S do Senna - Durante a reforma que mudou completamente o traçado de Interlagos, o piloto Ayrton Senna propôs que fosse feito um S ligando a reta dos boxes à curva do sol, melhorando o traçado que estava proposto.

Fonte: Autódromo de Interlagos

2 comentários:

  1. Vc esqueceu uma das mais importantes, a curva do lago, ali, pertinho de onde fica a galera da GGOO!!!

    ResponderExcluir
  2. é isso ae... e mais precisamente, um pouco antes da curva do lago, próximo à placa de 50 metros na reta oposta... é lá, é GGOO!!!

    ResponderExcluir