▼
segunda-feira, 2 de setembro de 2013
Audi faz dobradinha nas 6 Horas de SP
A Audi permanece imbatível entre os protótipos na temporada 2013. O Audi R18 e-tron quattro, máquina híbrida da marca das quatro argolas, venceu a quarta de oito etapas do FIA World Endurance Championship (WEC), além da conquista das 12 Horas de Sebring em março, em prova que não era válida pelo Campeonato Mundial de Endurance. O fim de semana no Brasil terminou com a vitória de Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer (SUI/ALE/FRA), à frente de Loïc Duval/Tom Kirstensen/Allan McNish (FRA/DIN/GBR). Ao vencer a Le Mans 6 Horas de São Paulo, o trio reduziu a diferença que os separa dos companheiros de equipe na tabela de classificação do campeonato em oito pontos - de 30 para 22.
Depois de uma corrida perfeita, os atuais campeões mundiais de endurance asseguraram a segunda vitória da temporada - a primeira havia sido nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, em maio. Interlagos recebeu 38 mil torcedores, que assistiram o carro número 1, de Fässler, Lotterer e Tréluyer cruzar a linha de chegada com uma vantagem de três voltas sobre os companheiros de equipe. Após a conclusão de metade da temporada, a disputa pelo título começa a ficar dramática depois que os vencedores das 24 Horas de Le Mans Loïc Duval, Tom Kristensen e Allan McNish chegaram à capital paulista com uma vantagem de 30 pontos na tabela.
A diferença significativa na corrida, porém, não refletiu a verdadeira performance do carro número 2. Nos estágios iniciais ca prova, o escocês Allan McNish dominou as ações já na largada assumindo a liderança. Então, o trio teve um raro contratempo. Durante um período de safety car, Tom Kristensen fez seu pit stop e voltou atrás de um carro da categoria GT, bem mais lento que o LMP1. O recordista de vitórias em Le Mans, que registrou a melhor volta da corrida, perdeu meio minuto porque o carro à frente não mantinha o mesmo ritmo dos outros à frente durante a permanência do safety car na pista. Duval depois assumiu o volante do #2 e iniciou o processo de recuperação quando, na volta 142, saindo dos pits, ele perdeu a roda traseira direita e teve de completar uma volta inteira em três rodas. Isso resultou em duas penalizações com stop-and-go que completaram a rodada de má sorte do trio vencedor de Le Mans, que perdeu um total de quatro voltas em virtude de tais fatores.
No final, entretanto, o diretor de motorsports da Audi, Dr. Wolfgang Ullrich teve razões para se sentir satisfeito com um fim de semana em que os objetivos principais foram alcançados. O Audi Sport Team Joest conseguiu tudo o que era possível em Interlagos ao fazer a primeira fila na classificação com os dois carros e depois a dobradinha na prova - foi a primeira vitória da equipe na América do Sul. A lamentar, somente a tão esperada batalha contra a Toyota, que não chegou a acontecer. Com apenas um carro inscrito, os japoneses se envolveram em um acidente ainda na volta 25, e como resultado foram forçados a abandonar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário