* Por Rodrigo Mattar
Vão me chamar de pessimista, eu sei. Mas não compartilho do mesmo entusiasmo de alguns por conta do encontro entre Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, organizadora do Mundial de Motovelocidade e o governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz.
Segundo consta, foi assinado um acordo para a volta do GP do Brasil de Motovelocidade, dez anos depois do que fizeram Cesar Maia e seus asseclas, Ruy Cezar de Miranda à frente, tratando de terminar de jogar no lixo todo um calendário de eventos internacionais que tinha, ainda, a Fórmula Indy. Até aí, tudo bem. A Argentina também tinha intenções de realizar sua corrida e o evento, previsto para este ano, foi cancelado (por imposição da Repsol, um dos mais fortes patrocinadores da MotoGP e cujo contrato de privatização da YPF foi cancelado pela presidente Cristina Kirchner) e só acontecerá ano que vem, porque agora sim o circuito de Termas de Río Hondo está pronto.
O Brasil não tem um circuito capaz de receber uma prova do Mundial de Motovelocidade. Não custa nada repetir: as normas de segurança da FIM são mais rigorosas que as da FIA. Para uma pista poder atender a tantas necessidades, será preciso uma extensa reforma e a Dorna foi bater justo à porta do governo do Distrito Federal, cujo mandante não é propriamente um grande exemplo de governante. Tampouco de ministro dos esportes – como aliás todos os que passaram pela pasta, absolutamente ineptos. Só estão lá porque o governo do PT leiloou este cargo para o PC do B.
E quando falo que não compartilho do entusiasmo é que uns dão a corrida como “certa”. Por outro lado, prefiro ir para o viés do “pode receber”. E, repito, para que isso aconteça, o Autódromo Nelson Piquet terá que ser amplamente reformado: novos boxes e paddock, novo asfalto, novas guias, áreas de escape muito mais seguras e nova drenagem.
Claro, a CBM afirma que no caso da morte da piloto Vanessa Daya, “as condições do circuito não influenciaram”. Mas há quem duvide.
MotoGP de volta ao Brasil? Vamos com calma. Melhor esperar. Eu só acredito vendo.
Embora tenha divulgado a notícia que o próprio site da MotoGP publicou, concordo com o texto.
ResponderExcluirAlguém terá que conseguir enormes mudanças em um autódromo.