quinta-feira, 2 de maio de 2013

Para quem gosta de história…*

* Por Bruno Vicária


Preparei um media guide virtual para os jornalistas com dados da prova, e uma pesquisa em especial me deu muito prazer. É a que apresento abaixo:

BRASILEIROS NA INDY

FASE ATUAL (desde 1996)

Affonso Giaffone - oito corridas em 1997
Airton Daré - 40 corridas entre 2000 e 2006 (uma vitória, três pódios)
Ana Beatriz - 23 corridas desde 2010
Bruno Junqueira - 24 corridas entre 2001 e 2012 (uma pole)
Enrique Bernoldi - 16 corridas em 2008
Felipe Giaffone - 61 corridas entre 2001 e 2006 (uma vitória, oito pódios, três melhores voltas, quarto colocado em 2002)
Gil de Ferran - 31 corridas entre 2001 e 2003 (cinco vitórias, cinco poles, 16 pódios, uma Indy 500, vice-campeão em 2003)
Gualter Salles - uma corrida em 1999
Helio Castroneves - 180 corridas desde 2001 (21 vitórias, 33 poles, 60 pódios, nove melhores voltas, três Indy 500, vice-campeão em 2002 e 2008)
Jaime Camara - 14 corridas em 2008
João Paulo de Oliveira - uma corrida em 2011
Marco Greco - 23 corridas entre 1996 e 1999 (uma pole, um pódio, quarto colocado em 1997) Mario Romancini - 11 corridas em 2011
Mario Moraes - 50 corridas entre 2008 e 2010 (um pódio)
Raphael Matos - 39 corridas entre 2009 e 2011
Raul Boesel - 27 corridas entre 1998 e 2002
Roberto Moreno - quatro corridas entre 1999 e 2007
Rubens Barrichello - 15 corridas em 2012
Thiago Medeiros - duas corridas entre 2005 e 2006
Tony Kanaan - 165 corridas entre 2002 e 2012 (14 vitórias, 12 poles, 55 pódios, 16 melhores voltas, campeão em 2004)
Vitor Meira - 133 corridas entre 2002 e 2011 (15 pódios, seis melhores voltas)
Zak Morioka - uma corrida em 2000

ESTATÍSTICAS

Números baseados no campeonato disputado desde 1996 com a chancela da Indy.

- O Brasil é o segundo país com o maior número de pilotos no grid na história (22, contra 104 dos Estados Unidos). O país mais próximo é o Reino Unido, com 14.

- Helio Castroneves é o piloto mais experiente do grid com 180 largadas (recorde), contra 165 de Tony Kanaan e 164 de Scott Dixon.

- Juntos, Helio Castroneves e Tony Kanaan devem ultrapassar a barreira dos dez mil pontos na Indy. Até o momento, Castroneves tem 5150, contra 4647 de Kanaan, totalizando 9.797 pontos.

- Ambos representam praticamente 50% dos pontos obtidos pelos pilotos brasileiros na história da Indy desde 1996 (49,81%)

- Ambos conquistaram 85,36% do total de vitórias brasileiras na categoria desde 1996 (41), sendo 21 para Castroneves e 14 para Kanaan. Gil de Ferran (cinco), Airton Daré e Felipe Giaffone (uma cada) também já venceram na Indy.

- Sozinho, Castroneves possui quase o triplo de poles de Kanaan, seu rival mais próximo (33 contra 12), e 58,92% do total de posições de honra obtidas por brasileiros (Gil de Ferran tem outras cinco poles, enquanto Bruno Junqueira e Marco Greco possuem uma cada).

- Dessas 33 poles de Castroneves, nove se converteram em vitória (27% de aproveitamento).

- Airton Daré é o sexto vencedor mais jovem da Indy (aos 23 anos e dez mezes), atrás apenas de Graham Rahal (19 anos e três meses), Marco Andretti (19 anos e cinco meses), Sam Hornish Jr. (21 anos e oito meses), Tomas Scheckter (21 anos e dez meses) e Scott Dixon (22 anos e sete meses).

- Ana Beatriz é uma das sete mulheres que já chegaram a correr na Indy, com 23 participações desde 2010. As outras são Milka Duno (44 provas entre 2007 e 2010), Sarah Fisher (84 GPs entre 1999 e 2010), Katherine Legge (dez corridas em 2012), Pippa Mann (quatro participações em 2011), Simona de Silvestro (49 etapas desde 2010) e Danica Patrick, a mais bem-sucedida de todas (uma vitória e 117 GPs entre 2005 e 2011).

- Dois pilotos brasileiros formaram o pódio mais jovem da história da Fórmula Indy: o vencedor Airton Daré e o terceiro colocado Helio Castroneves, junto de Sam Hornish Jr. no GP de Kansas em 2002.

- Marco Greco é o único brasileiro a ter disputado a Indy e a Moto GP (no início dos anos 80, participando de 13 corridas).

FASE CHAMP CAR (1979-2008)

Entre 1979 e 1994, a Fórmula Indy era um campeonato único. A partir de 1996, foram disputados dois campeonatos paralelos, a Indy e a CART/Champcar, com a primeira iniciando uma nova história tendo como base a Indy 500 e a segunda herdando as estatísticas desde 1979.

Por ter tido 30 temporadas, obviamente os números desta fase são mais expressivos que os da fase atual. A única equipe brasileira da história (GF) surgiu nesta fase, em 1988.

24 pilotos participaram deste campeonato. São eles.

Alexandre Sperafico - 12 corridas entre 2003 e 2005
Antonio Pizzonia - cinco corridas entre 2006 e 2008 (uma melhor volta)
André Ribeiro - 68 corridas entre 1995 e 1998 (três vitórias, quatro pódios, duas poles)
Bruno Junqueira - 102 corridas entre 2001 e 2008 (oito vitórias, 34 pódios, nove poles, 11 melhores voltas, vice-campeão em 2002, 2003 e 2004)
Christian Fitipaldi - 135 corridas entre 1995 e 2002 (duas vitórias, 20 pódios, uma pole, quatro melhores voltas)
Chico Serra - uma corrida em 1985
Cristiano da Matta - 102 corridas entre 1999 e 2006 (12 vitórias, 20 pódios, sete poles, seis melhores voltas, campeão em 2002)
Enrique Bernoldi - uma corrida em 2008
Emerson Fittipaldi - 195 corridas entre 1984 e 1996 (22 vitórias, 65 pódios, 17 poles, 11 melhores voltas, duas Indy 500, campeão em 1989)
Gil de Ferran - 129 corridas entre 1995 e 2001 (sete vitórias, 34 pódios, 16 poles, cinco melhores voltas, campeão em 2000 e 2001)
Giupponi Franca - uma corrida em 1988
Gualter Salles - 48 corridas entre 1997 e 2003
Helio Castroneves - 80 corridas entre 1998 e 2001 (seis vitórias, dez pódios, sete melhores voltas)
José Carlos Romano - uma corrida em 1988
Luiz Garcia Jr. - 31 corridas entre 1999 e 2001
Mario Moraes - uma corrida em 2008
Marco Greco - 29 corridas entre 1993 e 1996
Mauricio Gugelmin - 147 corridas entre 1993 e 2001 (uma vitória, oito pódios, quatro poles, uma melhor volta, quarto na temporada 1997)
Nelson Piquet - uma corrida em 1993
Raul Boesel - 173 corridas entre 1985 e 1999 (três poles, oito pódios, três melhores voltas) Ricardo Sperafico - 13 corridas em 2005
Roberto Moreno - 121 corridas entre 1985 e 2008 (duas vitórias, 12 pódios, duas poles, duas melhores voltas, terceiro na temporada 2000)
Tony Kanaan - 93 corridas entre 1998 e 2002 (uma vitória, seis pódios, quatro poles, cinco melhores voltas)
Tarso Marques - 27 corridas entre 1999 e 2005

NÚMEROS UNIFICADOS

- Levando em conta o total de pilotos que disputaram a Indy/CART/Champcar, e sem repetir os que participaram nos dois campeonatos, o Brasil teve um total de 34 representantes, número maior que o de brasileiros presentes na F-1 desde 1950 (29 pilotos).

- Daria para fazer uma Indy 500 só com pilotos brasileiros.

- No acumulado, o número de títulos passa para cinco (dois de Emerson Fittipaldi, dois de Gil de Ferran e um de Tony Kanaan), assim como uma ampliação significativa no número de vitórias (105, sendo 41 na Indy e 64 na CART/Champcar), poles (124, sendo 52 na Indy e 72 na CART/ChampCar), pódios (380, sendo 159 na Indy e 221 na CART/Champcar) e melhores voltas (97, sendo 34 na Indy e 63 na CART/Champcar).

- O número de pilotos vencedores passa de cinco para 11 pilotos, sendo Helio Castroneves o maior vencedor (27 vitórias, sendo 21 na Indy e seis na CART/Champcar), seguido de Emerson Fittipaldi (22), Tony Kanaan (15, sendo 14 delas na Indy), Cristiano da Matta (12), Gil de Ferran (12, sendo cinco na Indy e sete na CART/Champcar), Bruno Junqueira (8), André Ribeiro (3), Roberto Moreno (2), Christian Fittipaldi (2), Maurício Gugelmin (1), Airton Daré (1), Felipe Giaffone (1).

- Castroneves também lidera o número de poles nos números unificados com 40 (sendo 33 na Indy e sete na CART/Champcar), seguido de Gil de Ferran (21, cinco na Indy e 16 na CART/Champcar), Emerson Fittipaldi (17), Tony Kanaan (16, sendo 12 na Indy e quatro na CART/Champ Car), Bruno Junqueira (dez, sendo nove na Indy), Cristiano da Matta (7), Maurício Gugelmin (4), Raul Boesel (3), Roberto Moreno (2), André Ribeiro (2), Vitor Meira (2), Christian Fittipaldi (1) e Marco Greco (1). O número de pilotos na relação aumentou de seis para 13.

- O primeiro piloto a disputar uma prova da Indy foi Emerson Fittipaldi, em 1984, no dia 1o de abril em Long Beach, largando em 12o e terminando em quinto com o famoso carro rosa, um March- Cosworth da equipe WIT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário