Simples: são os primeiros testes com o Lotus 80, sucessor do bem sucedido Lotus 79, que foi o que começou com o efeito solo. O problema é que levaram ao extremo: em vez de apenas nos sidepods (laterais), fizeram o fundo inteirinho do carro em formato de asa invertida, e voce pode ver as saias se extendendo até o bico do carro. Teoricamente o carro deveria ter uma putsa aderencia, e por isso não precisava de asas dianteiras e traseiras, furando melhor o ar, mas não foi o que aconteceu. Voce ve que ele, na foto, está sem as asas, motivo que justifica a foto ser apenas um teste privado.
Segundo os pilotos (Andretti e, na foto, Reutemann), o problema era que, em velocidade alta, o carro ia ultra bem, mas em curvas, ele perdia a aderencia completamente, e quando voltava, era de repente, sem aviso, e tornava o carro instável, deixando ele desbalanceado.
Alem disso, o carro tinha de usar molas extremamente duras, para segurar o downforce em retas, mas essa dureza, nas curvas, fazia ele extremamente dificil de pilotar.
Em resumo, foi um fracasso gigantesco para a Lotus, que foi obrigada a dar um tapa no 79 do ano anterior, mas não conseguiu nenhuma vitoria com o carro anterior.
Simples: são os primeiros testes com o Lotus 80, sucessor do bem sucedido Lotus 79, que foi o que começou com o efeito solo. O problema é que levaram ao extremo: em vez de apenas nos sidepods (laterais), fizeram o fundo inteirinho do carro em formato de asa invertida, e voce pode ver as saias se extendendo até o bico do carro. Teoricamente o carro deveria ter uma putsa aderencia, e por isso não precisava de asas dianteiras e traseiras, furando melhor o ar, mas não foi o que aconteceu. Voce ve que ele, na foto, está sem as asas, motivo que justifica a foto ser apenas um teste privado.
ResponderExcluirSegundo os pilotos (Andretti e, na foto, Reutemann), o problema era que, em velocidade alta, o carro ia ultra bem, mas em curvas, ele perdia a aderencia completamente, e quando voltava, era de repente, sem aviso, e tornava o carro instável, deixando ele desbalanceado.
Alem disso, o carro tinha de usar molas extremamente duras, para segurar o downforce em retas, mas essa dureza, nas curvas, fazia ele extremamente dificil de pilotar.
Em resumo, foi um fracasso gigantesco para a Lotus, que foi obrigada a dar um tapa no 79 do ano anterior, mas não conseguiu nenhuma vitoria com o carro anterior.