quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Aqui me tens de regresso*

* Por Rodrigo Mattar



Chega ao fim a novela mais irritante da pré-temporada da Fórmula 1. Após um ano de ‘exílio compulsório’ fora das pistas, em razão do processo movido por Eric Lux, da Genii, por uma briga de bar ocorrida na China, o alemão Adrian Sutil está de volta como titular da Force India para a temporada 2013.

Desde o fim das férias da categoria e a apresentação oficial do carro, especulou-se bastante sobre o companheiro de Paul Di Resta, que até hoje era o único piloto confirmado. Jules Bianchi vinha teoricamente como franco favorito à vaga: jovem, rápido e com o apoio da Ferrari, sonhava em ser titular. Experiente, com 90 GPs disputados no currículo e já conhecedor do modus operandi do time de Vijay Malliya, Sutil correu por fora – dizem que com algum dinheiro para garantir o cockpit – e levou a melhor nessa disputa.

Não significa que Bianchi sai de mãos abanando. A Force India, que precisa resolver sua situação financeira, que beira o desastre, não deve continuar com motores Mercedes-Benz para 2014, quando a categoria muda o regulamento para propulsores turboalimentados. A princípio é isto. E como Jules tem ligações com a Ferrari, algo pode apontar para esta direção no próximo ano.

Entretanto, a Fórmula 1 começou a acompanhar outra novela, com pitadas de dramalhão: a situação de Luiz Razia na Marussia. Pelo visto, os patrocinadores prometidos pelo piloto brasileiro não apareceram com o ‘dindim’ pedido por John Booth e até segunda ordem o baiano está impedido de testar com o carro da equipe. É aquela velha história: “no money, no race”. E a imprensa internacional começa a especular nomes, o que deixa a situação ainda mais constrangedora. Fala-se até em Narain Kartikheyan, a pé desde a falência definitiva da HRT. E também em Jules Bianchi, numa solução de última hora, de acordo com o site Italiaracing.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário