Bem amigos do Blog da GGOO, aqui estamos nós em mais uma madrugada para falarmos sobre corridas, sob um ponto de vista único e sensato sobre o GPs da China (F1) e de Long Beach (Indy). Hoje temos convidados de peso e outros nem tanto. Começando com os mais ilustres, seja bem vindo Igor DPN, Douglas Vianna e o Reginaldo Leme da Comunidade F1- Formula 1 do Orkut, Alvaro Wanderley. Também nos acompanha o nosso querido Daniel Stik. Boa noite a todos!
Igor: Boa noite, Dan, Dou, Roque e Alvaro.
Daniel Stik: Boa
noite a todos, ótima noite depois de um dia de corridas.
Alvaro Wanderley: Boa
noite a todos da mesa!
Douglas Vianna: Boa
noite e obrigado pelo convite, espero que seja um ótimo programa e que Dan Stik
se comporte..
A. Roque: Meninos,
comportem-se...
Igor: Todos
nós esperamos, sem exaltações. Temos
que aproveitar e desfrutar ao máximo da ilustre presença do Alvaro, vamos lá.
Alvaro: Obrigado,
Igor, mas minha presença não é mais ilustre que cada um de vocês!
A. Roque: E em clima exaltado, falemos sobre o
GP da China. Primeira vitória de Rosberg, da Mercedes e algumas surpresas. tem
até gente dizendo que o Bruno Senna aposentou o Rubens Barrichello de vez da
F-1. E aí, o que acharam da corrida?
Daniel: Uma
corrida boa, com boas disputas e um grid raro, onde nas duas primeiras filas
não vimos nem Ferrari, nem McLaren, nem Red Bull. E vale destacar que Massa
continua sem pontuar na F1, tirando as nanicas, só ele não pontuou.
Igor: A classificação foi tão surpreendente, que a
corrida me decepcionou um pouco. Rosberg correspondeu e mereceu a vitória. Estranho
foi ver o Schumacher vivendo um #BarrichelloDay, trabalhando como escudeiro da "Penélope Charmosa" e depois dando azar no pit stop!
Douglas: Não vi a
classificação, surpreendeu as Mercedes e Vettel fora do Q3 desde o GP BRASIL em
2009.
Alvaro: Bom,
num circuito com a reta mais longa do calendário, não foi uma surpresa tão
grande pra mim a Pole de Rosberg. Já a vitória sim, ainda mais com tanta
vantagem. Não acredito ainda que a Mercedes tenha solucionado em definitivo o
problema de desgaste dos pneus traseiros.
A. Roque: Todo mundo apostando na Mclaren e no alto desgaste de pneu
das Mercedes e todos os erros aconteceram com a Mclaren do Button...
Douglas: A
corrida foi estranha, demorou pra pegar um ritmo bacana, alguns tentando
estrategias diferentes, Massa e Vettel por exemplo tentando vir do pelotao
intermediário e conseguindo aos poucos, mas como todos viram quem surpreendeu
de novo foi Bruno Senna com um grande rendimento e arriscando nas ultrapassagens
Bruno fez uma ótima corrida e se destacou.
Alvaro: Acredito mais que o fato do pelotão do meio ter se compactado muito, o erro da
Mclaren no último pit de Button e a briga muito acirrada nesse pelotão com
carros que normalmente largam pouco mais atrás, como Sauber, facilitaram as
coisas para Nico.
Igor: A parte
boa da corrida foram as últimas 15 voltas, quem não cochilou antes, foi
premiado com ótimos pegas e vários carros andando muito próximos.
Alvaro: Sim, é verdade, Igor.
Douglas: Não acho que a Mclaren seria páreo para a Mercedes hoje, pois mesmo que Button não
tivesse o problema no pit, Button voltaria 10 segundos atras de Nico Rosberg,
então, tenho quase certeza que a Mercedes entrou na briga de igual pra igual.
Igor: Mesmo
sem o problema no último pit, também acho que seria difícil a missão do Button.
O desempenho do Rosberg no início da corrida, somado ao Schumacher
"segurando" o pelotão foi o fato mais decisivo na corrida de hoje.
A. Roque: uma coisa que aconteceu nesta corrida é que os carros
andaram muito próximos uns aos outros
Alvaro: A pista da China propicia isso. As
curvas são largas e em esse, uma característica das pistas de Hermann Tilke
construídas como autódromo que casam com a atual característica dos carros, que
é o desgaste acentuado de pneus. O piloto da o bote numa curva, e imediatamente
há a chance do troco na curva seguinte,
o que compacta os carros porque o ritmo diminui quando se disputa posição, e os
pneus se desgastam mais.
Daniel: Três
corridas, três pilotos diferentes venceram por 3 diferentes equipes. Acredito
que ainda veremos muita coisa nesse campeonato, Monaco por exemplo, vai gerar
surpresas.
Douglas: E só
não conseguiu a dobradinha pelo problema com Schumacher que teve que se
contentar com o sorrisinho amarelo no box ao ver Nico Rosberg vencer sua
primeira vitoria na F-1, que por curiosidade, todos os companheiros do
Schumacher quando venceram sua primeira corrida na F-1 Schumacher não estava na
pista, Irvine 99, Rubinho 2000 e agora Rosberg, o unico que contrariou a
estatística foi Felipe Massa em 2006 na Turquia.
Igor: Interessante essa estatística, eu desconhecia.
Alvaro: Verdade,
Douglas. Bem observado!
A. Roque: E agora, diante disso, temos uma nova ordem de forças na
F-1? Qual é?
Igor: Eu acho que ainda não, a pista de hoje tinha
características bem particulares, favoráveis ao carro da Mercedes.
Alvaro: Por enquanto eu opino Mclaren pela velocidade e constância,
Mercedes e Red Bull fechando o primeiro pelotão. Se o desempenho da Mercedes se
repetir daqui pra frente em corrida, será melhor, mas não há uma dominância, o
que é bom.
Daniel: Não
teremos uma nova força na F1, pelo menos não esse ano. Eu não duvidaria se o
Kimi ganhasse a próxima corrida, esse ano ta confuso.
Alvaro: A
Lotus tem um bom carro no papel, mas Kimi ficou três anos fora e Grosjean,
apesar de rápido, é irregular, o que atrapalha o conhecimento e o
desenvolvimento pleno do E20.
Douglas: A única força aparente é o MOTOR MERCEDES, como Norbert Haugh fez questao de
enfatizar no pódio, eu esperava mais da Mclaren, acho que mesmo sem os
problemas Nico venceria, tava inspirado e depois do errinho antes do primeiro
pit ele se concentrou e nao deu sopa pro azar, mas nao descarto reaçao de Red
Bull e Vettel, que esta estranho, se Webber ta lá no pelotão da frente, pq Vettel
não está? O bi campeão se recuperou bem durante a corrida mas no final ficou
sem pneus, sera a maldição do bi campeonato seguido??? Já que Schumi passou por
isso, Alonso passou e não consegue sair mais atras Mika Hakkinen parou no bi e
agora Vettel??? Sera que ele quebra mais essa estatística que trago a tona do
Instituto DATA DOU??? (risos).
Igor: A maldição é outra, Newey nunca fez uma equipe
tri-campeã do mundo. Foi bi em 1992/93 e depois em 1996/97 pela Williams;
1998/99 pela Mclaren e agora 2010/11 pela Red Bull.
A. Roque: E vale a pena ter corrida no Bahrein?
Daniel: A
próxima corrida é que vai gerar as maiores emoções do campeonato. Ela
vai bombar, literalmente. Vale sim, vale muito dinheiro, e é isso que move a
F1.
Igor: Estão
brincando com coisa séria, o radicalismo do povo e a ganância da F1 podem fazer
história nessa semana.
Alvaro: A
questão é que o Bahrein tem muitos investimentos na Fórmula 1, inclusive em
equipes há tempos, e Bernie não iria deixar isso acontecer duas vezes.
Daniel: Vai ter corrida, e vai ter algum maluco Irlandês na pista. Só uma
coisa pode impedir isso. Os pilotos.
Igor: Corrigindo, só uma coisa PODERIA impedir isso. Os pilotos.
Daniel: Saberemos
se eles tem coragem, para não dizer outra coisa.
Alvaro: Não vão impedir...
Igor: Não mesmo!
A. Roque: O problema é o
Bahrein ou a perca de 2 GPs numa temporada? Dizem que Austin não ficará pronto
a tempo...
Alvaro: Vale lembrar que há 27 anos o GP da África do
Sul aconteceu em pleno conflito anti Appartheid. Então a coisa não é de hoje. A
menos que algo aconteça de muito grave de Quinta feira em diante, com o circo
já se montando. Aí, talvez. Fora isso, duvido. Pra mim, levando em conta o que contei sobre a
África do Sul inclusive, foi uma boa surpresa a prova de 2011 ter sido
cancelada.
Douglas: Não tenho opinião formada se haverá ou nao
corrida, mas acho que terá, o Santos parou uma guerra, pq a F-1 não pararia??? O
esporte esta aí pra salvar o mundo, o Irã e Estados Unidos na Copa de 98 foi um
belo exemplo do que o esporte é capaz, acredito que terá uma trégua no fim de
semana da F-1.
Igor: Acho que terá corrida, mas não terá trégua. O
clima será o pior possível no próximo final de semana
Alvaro: Eu acho que, se for pra haver corrida, e os
xeques Barenitas vão querer isso a todo custo, não vai haver é público.
Douglas: Todo mundo fala que a F-1 precisa de emoção,
ta aí, segura o rojão literalmente rapaziada.
Daniel: Só que a F1 vem como símbolo do governo, e
essa é uma guerra civil. Vai ter atentado, já acharam até uma bomba perto do
circuito.
Alvaro: Só nos resta rezar, caros amigos...
Daniel: Já
dizia Nelson Piquet. "O povo gosta é de ver o circo pegando fogo."
Douglas: Bomba
caseira, nada de muito perigoso, o circuito estará coberto de policia
especializada, vai ter corrida, mas num clima horrível, e o que voces acharam
da declaração do diretor da Mclaren dizendo que eles já correm em Sao Paulo e
não tem pq temer no Bahrein?
Igor: Essa é a visão que a F1 tem do Brasil ainda,
lamentável.
A. Roque: Bom, falando em explodir... e a Indy. Muitas emoções?
Alvaro: A prova foi muito boa, mas teve um final bem "non sense".
Daniel: Indy! Fico
até emocionado de falar. James, grande James. Abandona corridas na 1ª e última
curvas.
Igor: O GP da
Praia Grande hoje foi muito movimentado, assim como tinha sido a corrida em
Barber.
Alvaro: Will Power parece ter retomado o domínio das coisas depois do
começo hesitante em St Pete.
Daniel: Will Power já é vice-campeão.
Igor: Will Power sobra na categoria, com poucos
ovais deve ser o campeão, finalmente.
Douglas: Parece
que sera mais um campeonato de mistos x ovais, nos mistos Power é imbatível,
nos ovais a Ganassi vem com tudo e Franchitti é o piloto a ser batido. corridinha
marota, por mim a Indy nao correria em circuitos de rua, esta claro que esses
carros não são projetados pra isso, parecem que correm com 4 marchas só.
Igor: Franchitti
está irreconhecível esse ano, não se adaptou ao novo carro, e já está
reclamando do motor Honda. Desde a primeira largada ele foi mal, sendo atacado
por fora. Nas demais relargadas foi presa fácil em todas elas.
Alvaro: Que pilotaço é esse Simon Pagenaud, hein!
Igor: Sim, merecia a vitória hoje. Foi o piloto mais
veloz na maior parte da prova. A estratégia na Indy está mais importante do
que nunca, e as táticas de economia de combustível e equipamento tem tirado um
pouco da emoção das corridas nesse ano, concordam?? Pilotos guiando no limite o
tempo, como o Pagenaud fez hoje são cada vez mais raros e acho que é isso o que
queremos ver.
Alvaro: Sim, e em parte porque motores turbo consomem mais e não há
parâmetro, porque tudo é novo. Long Beach é uma pista famosa
por exigir alto consumo de combustível, e isso há anos.
Alvaro: E Helinho também parece ter retomado o (des)controle. Que erro
primário ele cometeu na última volta na ânsia de passar Rubens. Nossa! E ao se
defender de uma tentativa de Ryan Briscoe também.
Douglas: O
Helio é o único que pode ser campeão dos brasileiros, mas ainda não entendo o
por que perseguem esse grande campeão das 500 milhas.
Daniel: Hélio
errou no final, erro infantil, mas é a vida.
Alvaro: É a vida, até certo ponto...Porque depois do 2011 que ele teve, onde
ali mesmo no ano passado ele fez uma cagada imensa, condescendência tem limite.
Douglas: Em
respeito a vocês vou ficar calado na disputa da ultima curva... Dan Stik, o problema é que o fanatismo cegam
vocês, infelizmente o Helio nao agrada vocês nem a Indy e o cara passa por
isso todo ano é culpado de tudo que acontece, mas ninguém fala que o Rubinho
refugou né? ENGRAÇADO...
Alvaro: A questão pra mim não é
fanatismo. Hélio, pela experiência que tem naquele circuito teria condições de
prever a situação. Gosto muito dele, mas acho que ele há tempos se sente
desconfortável pela ascensão de Power em mistos, já que hoje e há algum tempo,
o australiano é o piloto mais rápido da Penske e da Indy nesse tipo de pista.
Igor: O lance
final na última curva envolvendo Helio e Barrichello foi um incidente comum de
corrida, causado por um retardatário que quase parou o carro. Só isso.
A. Roque: Acho que o Rubens
está se acertando nas estratégias e pegando o jeitão do carro. No warmup hoje
ele já ficou em terceiro...
Douglas: Desculpe,
o Rubens fez o movimento de tentar ultrapassar e refugou, freando mais do que o
esperado, então não vejo motivos e vou defender minha tese ate o ultimo segundo
desse programa, de que o Helio é perseguido e qualquer coisa que aconteça a
culpa sempre será dele!
Alvaro: Sim, concordo com esse
detalhe, mas é aquela coisa, né... Essas situações até certo ponto podem ser
previstas, apesar de que merdas naquele hairpin são históricas.
Igor: Sobre
os brasileiros nesse final de semana, qual o maior destaque? Bruno Senna,
Nelsinho Piquet ou Tony Kanaan?
Daniel: Tony Kanaan e Rubens Barrichello. Que corrida!
Douglas: A única corrida nos EUA hoje que traz emoção é a NASCAR, se concordarem digo o
que aconteceu com o Nelsinho Piquet hoje na Truck Series, mais alguem viu a
corrida ao vivo?
Alvaro:
Nelsinho pela pole inédita num cenário onde ele ainda tem muito o que aprender,
mas está evoluindo muito.
Douglas: A POLE do Nelsinho não foi nada, perto da
corrida que ele fez, liderou 80% da corrida e perdeu pq foi punido na saída do
ultimo pit stop, engraçado né? Perdeu a corrida na torre de controle...
Daniel: Não vi
a corrida do Nelsinho, mas deve ter sido uma sacanagem.
Igor: Hoje eu fico com Bruno Senna, guiou como gente grande no meio de um pelotão disputadíssimo. Na indy, Helio e Barrichello foram vítimas das estratégias, Tony foi destaque, pelo resultado final.
A. Roque: Bem amigos, assim,
chegamos ao fim de mais um Volta Lançada. E gostaria de agradecer imensamente a
presença de todos por aqui. Papo bom e com conhecimento de causa, nós vemos por
aqui, no Blog da GGOO. Super obrigado ao Igor, Álvaro, Douglas e Stik. Até a
próxima!
Igor: Até o próximo final de semana, em paz, vamos
torcer por isso.
Daniel: Até pessoal. GO Rubens!
Alvaro:
Obrigado a todos pelo
convite! Foi um prazer, e espero voltar outras vezes.
Douglas: Muito
obrigado pelo convite e que tenha corrida no Bahrein, já adianto que estarei a
disposição para um novo convite do programa.
Daniel: Ah vai voltar sim, pessoal aqui não aguenta
isso não, hehe.
Igor: Na próxima semana conversaremos sobre a
expectativa para a Indy em São Paulo.
A. Roque: Lembrando que na
Indy faremos "In Loco".
Alvaro:
E eu estarei lá, oba!
Douglas: GGOO
HELIOOO!
Poutz, ficou duca esse VL!!
ResponderExcluirShow de bola mesmo.
Será que é pq não participei??
... só o cara de cima leu tudo isso. Istóqui kakakakakkkkkkkkkkrs ? Tô fora ! Enrolação por enrolação fico com a NASCAR ! A legítima...
ResponderExcluirM.C.
Muito boa, adorei!
ResponderExcluir