* Por Luiz Fernando Ramos
Os próximos meses nas notícias da Fórmula 1 serão cheios de rumores, desmentidos, chutes jurando que são furos, furos travestidos de chutes. Tanto faz. Estando sacramentado num contrato ou não, ainda, é incrivelmente óbvio que Sergio Perez substituirá Felipe Massa na Ferrari em 2013. Não apenas pelo contraste entre ambos no GP da Malásia, mas por ser uma decisão que se sustenta em uma série de argumentos inabaláveis.
Em primeiro lugar, a Ferrari precisa justificar o seu programa de desenvolvimento de pilotos, o “Ferrari Driving Academy”. A aposta inicial do FDA, Jules Bianchi, acabou derrapando em resultados abaixo do esperado em duas temporadas na GP2 - apenas uma vitória correndo pela ART. A estratégia então mudou neste ano, colocando-o como piloto reserva na Force Índia (onde não começou bem, atolando o carro na brita na primeira vez que foi à pista na pré-temporada) e na World Series para disputar a temporada.
Já Perez impressionou a Ferrari desde que testou pelo time em setembro do ano passado. E demonstrou desde sua estreia na Fórmula 1 uma facilidade tremenda em fazer os pneus trabalharem a seu favor, sendo inclusive muito econômico com a borracha. Justamente o oposto dos problemas que Felipe Massa vem sofrendo nos dois últimos anos. É como aqueles técnicos de futebol que finalmente encontram um jovem ponta-de-lança canhoto para jogar do lado esquerdo do campo no lugar daquele experiente destro, mas que está em má fase há algum tempo.
Os motivos técnicos e políticos para a troca são claros demais. Se é praticamente certo que ela ocorra, o cerne da discussão será quando ela acontece. Honestamente, não vejo sendo antes do final do ano. Com um carro da Ferrari reconhecidamente ruim (em que pese a liderança de Alonso na tabela), seria um risco muito grande de queimar um novato no time. E Massa tem um contrato firme até o fim da temporada. Parece melhor para Ferrari economizar qualquer tipo de multa, trabalhar ao lado do brasileiro para que ele e o F2012 melhorem e partir para uma organização diferente no ano que vem.
Assim, é só esperar sair o anúncio oficial, talvez lá prá Monza. Não estou garantindo isso, portanto sosseguem: você não leu nada aqui primeiro, não há chute nem furo nesse texto. Apenas uma análise em cima do que as tendências apontam. Algo que, ainda bem, costumo fazer bem feito. E esta de Perez na Ferrari é clara demais para ser ignorada.
Eu já sabia!
ResponderExcluirestranhamente...
ResponderExcluirsurge
a pedra na sapatilha do Massa.
Início de temporada... as ladainhas de sempre