* Por Michele Merlino, do AUTOSPORT.com
O indubitável ponto de discussão no GP da Malásia foi o desempenho de Sergio Pérez, que se tornou o primeiro mexicano a subir ao pódio da F1 desde Pedro Rodríguez, detentor de um resultado idêntico – 2º lugar – no GP da Holanda de 1971.
Aos 22 anos, um mês e 28 dias, Pérez é o sexto piloto mais jovem na história a liderar um GP, desbancando Lewis Hamilton da posição. Hamilton, aliás, era 13 dias mais velho quando assumiu a dianteira de um GP na Austrália, em sua estreia na F1, na temporada de 2007. Pérez também é o oitavo piloto mais jovem a subir no pódio. Ambos os recordes pertencem a Sebastian Vettel.
A Sauber também teve motivos para celebrar seu primeiro pódio desde o GP do Brasil de 2009. Excluindo o período da parceria com a BMW, no entanto, precisamos retornar ao terceiro lugar de Heinz-Harald Frentzen no GP dos Estados Unidos de 2003 para encontrar o último dos seis pódios anteriores da equipe.
Sintomas de novas tendências no treino classificatório
Alguns resultados em Melbourne foram surpreendentes, mas na Malásia, uma série de tendências foi observada.
• Lewis Hamilton e a McLaren garantiram duas poles seguidas pela primeira vez desde os GPs da Itália e de Cingapura, em 2009.
• Jenson Button não ocupava a primeira fila de forma consecutiva desde 2009, quando o inglês largou na frente em três provas subsecutivas: Espanha, Mônaco e Turquia.
• Pela primeira vez em cinco anos, a McLaren ocupou a linha de frente em uma sequência de corridas. A última vez em que o time conquistou isso foi em 2007, quando Hamilton e Fernando Alonso fizeram o mesmo em três GPs: Mônaco, Canadá e EUA.
• O terceiro lugar de Michael Schumacher em Sepang foi seu melhor lugar no grid desde que voltou à F1 com a Mercedes, em 2010. Antes, sua melhor posição havia sido uma quarta colocação na Austrália, uma semana antes.
• A Red Bull não ficava fora da primeira fila em sequência desde 2009, quando não se classificou na linha de frente em três GPs: Valência, Spa-Francorchamps e Monza. Esta também é a primeira vez, desde as provas da Bélgica e da Itália, em 2010, que Vettel não se classifica na fila principal em provas sucessivas.
• Alonso ficou a um segundo do pole position em duas provas consecutivas. A primeira vez em que isso aconteceu foi nos GPs da Hungria e da Bélgica, em 2010.
• Felipe Massa ficou fora do Q3 em dois GPs em sequência pela primeira vez desde Cingapura e Japão, em 2010.
Fernando no páreo
A 28ª vitória de Alonso na carreira veio na Malásia, mas o piloto da Ferrari registrou apenas a sétima melhor volta da corrida. Além disso, apenas sete GPs na década passada foram vencidos por um piloto oriundo de uma menor posição no grid. Nenhum deles, no entanto, ficou em uma colocação tão baixa no ranking de voltas mais rápidas.
Nenhum piloto havia vencido na Malásia saindo de uma colocação tão baixa no grid de largada, antes de Alonso. A primeira vitória de Kimi Raikkonen na F1, em 2003, vindo do sétimo lugar, era o recorde anterior. Esta prova, aliás, foi o palco da primeira pole position de Alonso na F1.
Provas vencidas por um piloto classificado abaixo do 8º lugar no grid de 2000 para cá
2012 - Fernando Alonso (Ferrari), em Sepang – 8º no grid e 7º mais rápido
2008 - Fernando Alonso (Renault), em Marina Bay – 15º no grid e 3º mais rápido
2006 - Jenson Button (Honda), em Hungaroring – 13º no grid e 4º mais rápido
2005 - Kimi Raikkonen (McLaren), em Suzuka – 17º no grid e 1º mais rápido
2004 - Kimi Raikkonen (McLaren), em Spa-Francorchamps – 10º no grid e 1º mais rápido
2003 - Giancarlo Fisichella (Jordan), em Interlagos – 8º no grid e 4º mais rápido
2003 - David Coulthard (McLaren), em Melbourne – 11º no grid e 5º mais rápido
Alonso lidera o Mundial pela primeira vez desde o GP do Brasil, em 2010, e garantiu a primeira vitória para a Ferrari em Sepang desde 2008.
Notas da corrida
• Hamilton conquistou seu 44º pódio na F1 e empatou com seu companheiro de equipe Button no 14º lugar do ranking de todos os tempos.
• Kimi Raikkonen assegurou a 36ª volta mais rápida da carreira na F1. Ele permanece terceiro colocado no ranking de todos os tempos, atrás de Michael Schumacher (76) e Alain Prost (41). Kimi marcou a melhor volta em cada ano da F1 entre 2002 e 2009.
• Mark Webber foi o quarto colocado pela quarta vez em cinco provas e pela quinta nas sete últimas corridas.
• Bruno Senna garantiu seu melhor resultado na F1 ao fechar a prova em sexto lugar pela Williams. Também foi a melhor posição da equipe em GPs desde Cingapura-2010. A posição mais elevada de Senna na classificação final havia sido um nono lugar na Itália, no ano passado.
• Paul di Resta esteve próximo de igualar seu melhor resultado na F1. O sétimo lugar em Sepang é apenas uma posição mais baixa do que a conquistada em Cingapura, no ano passado.
• Jean-Éric Vergne marcou os primeiros pontos da carreira na F1 ao chegar na oitava colocação. A última vez em que um francês marcou um ponto na F1 foi no GP de Mônaco de 2009, quando Sébastien Bourdais – também na Toro Rosso – foi oitavo colocado.
• Após chegar em nono lugar, Nico Hulkenberg marcou seu primeiro ponto desde o GP do Brasil, em 2010. Foram também seus primeiros pontos como piloto da Force India.
• Vettel chega a quatro provas sem vitória. Esta é a primeira vez que isto acontece desde um jejum de seis corridas em meados de 2010.
• A Red Bull não liderou uma única volta na Malásia e encerrou a quarta sequência mais longa na história – 24 GPs. A Williams ponteia o ranking neste quesito com uma série de 31 GPs liderados entre França-1995 e San Marino-1997. Ironicamente, a Red Bull liderou todas as voltas – à exceção de duas – no GP da Malásia do ano passado.
• A Malásia encerrou uma sequência de 10 provas consecutivas de Jenson Button na zona de pontuação, além de quatro pódios seguidos do inglês.
• Felipe Massa chega a 50 provas sem vitória e pole position. A contagem estacionou no GP do Brasil de 2008.
• Romain Grosjean completou quatro voltas em corrida neste ano e abandonou três de suas nove provas disputadas na F1. Ele também danificou seu carro em outros dois GPs.
• Não há nada significativo em oito construtores diferentes preenchendo as oito posições finais, embora a situação seja inédita desde o GP da Bélgica de 2005, quando os nove carros na classificação eram de equipes distintas. O recorde é o GP da Inglaterra de 1981, quando 11 construtores diferentes ocuparam as 11 primeiras posições na tabela final.
Notas da classificação
• A McLaren garantiu sua primeira pole no GP da Malásia com Hamilton.
• Pela terceira vez desde seu retorno à F1, a Mercedes colocou um piloto entre os três primeiros no grid de largada. A última vez foi na Turquia, no ano passado.
• Pela primeira vez em 83 provas, Vettel se classificou em quinto lugar. Rosberg largou do sétimo lugar pela quinta vez nas últimas seis corridas, a 20ª na carreira e a 11ª pela Mercedes.
• A nona colocação de Pérez no grid igualou sua melhor colocação de largada na carreira.
• Devido à punição trazida da Austrália, Heikki Kovalainen registrou sua pior posição em grid da carreira, ao largar do 24º lugar.
Tem gente com tempo hein!!![2]
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