segunda-feira, 26 de setembro de 2011

UM PILOTO QUE CUMPRE TABELA*

* Por Rodrigo Borges (Esporte Fino)


Tem alguma coisa errada com Massa. É fácil dizer, hoje, que “ele é ruim”. Mas é mais complexo que isso. Lembremos de 2008. De um título perdido nos metros finais, com a ultrapassagem de Hamilton sobre Glock em Interlagos. Massa é – ou foi? – um ótimo piloto. E aquele ótimo piloto não lembra em nada o sujeito que hoje é uma figura apática que cumpre tabela ao volante de uma Ferrari.

Desde que voltou a pilotar, depois do acidente na Hungria-2009, Massa é um piloto comum e sem sal. Hoje passa longe da turma que tem Vettel, Alonso, Hamilton e Button. Não é mais um jovem promissor, então não se enquadra na classe de Pérez, Kobayashi, Alguersuari ou Di Resta. E, por falta de resultados, também não está no grupo de Webber, que belisca seus pódios. Massa, hoje, não é mais do que foram Fisichella e Trulli.

Massa sequer é capaz de incomodar Alonso. Barrichello incomodava Schumacher. Pressionava o alemão, que levava a melhor quase todas as vezes, mas tinha um piloto combativo (e chorão, verdade) a seu lado no box. Massa é incapaz disso. Alonso, hoje, corre sozinho na Ferrari. O espanhol tem 98 pontos a mais que seu companheiro. E Felipe, por sua vez, está apenas 22 pontos à frente de Nico Rosberg. O brasileiro destoa no grupo de pilotos das três grandes – Red Bull, McLaren e Ferrari. Todos os outros cinco têm mais de 160 pontos. Massa tem 84.

A Ferrari já disse que Massa cumprirá seu contrato até o fim, então ficará no time até o fim de 2012. Mas é difícil imaginar que siga na equipe depois disso. Aos 30 anos, não acrescenta nada ao time, deixou no passado o grande piloto que foi até fim de 2008. Por seu fraco desempenho, a equipe não tem chance de ir além do terceiro lugar no Mundial de Construtores. Sem patriotada, é difícil defender o que Felipe tem feito nas pistas. Apagado, pouco combativo, parece sem vontade.

Aquele Massa que chegou a ser piloto de ponta acabou. E será uma surpresa se, subitamente, ressurgir.

4 comentários:

  1. bem dificil ressurgir, pag virada.. o piquet disse em entrevista ao reginaldo leme q foi devido ao acidente, mas na minha modesta opiniao acho q se acovardou diante do alonso, tudo começou ou acabou naquela permisão de ultrapassagem.. p/ q?? grana?? ficar na ferrari e nao poder competir??

    ResponderExcluir
  2. Antes de se "acovardar", o acidente foi MUITO MAIS SÉRIO do que uma simples "molada", afetou seriamente algumas capacidades que não nos saltam aos olhos, mas para pilotar, fazem a diferença. Uma pena, pois poderia ressurgir assim como J.Button fez depois de 2008 quando foi o último na tabela de classificação, tomando vareios do Barrica.

    ResponderExcluir
  3. Difícil agora é explicar pro meu filho de 8 anos, que se ligou na F-1 por causa do Massa quando tava em alta e ainda é fã dele, quando ele me pergunta pq o Massa não ganha mais.
    E agora, Aurora??

    ResponderExcluir
  4. vejo só uma chance para a carreira do massa... se redescobrir numa equipe média (mercedes, renault, sauber); seu ciclo na ferrari já acabou, nada mais acontecerá!!!

    ResponderExcluir