sexta-feira, 30 de setembro de 2011

QUEM TEM QUE DOMAR HAMILTON É A MCLAREN*

* Por Luis Fernando Ramos

Os tapinhas no braço e o comentário irônico que Felipe Massa dirigiu a Lewis Hamilton na área de entrevistas para a televisão foi o grande tema das conversas no paddock após o GP de Cingapura. Enquanto uns acharam que o brasileiro exagerou em expressar sua frustração em público, outros apontaram que o inglês anda exagerando nas disputas e já faz por merecer um gancho de uma corrida para ver se aprende.

Eu discordo de ambas as correntes. É preciso entender que a frustração de Massa veio após ele ter chamado Hamilton para conversar na hora da pesagem - e de ter sido ignorado. Isso o irritou ainda mais que o toque, mas o piloto da Ferrari foi inteligente ao usar um tom sarcástico ao invés de um de confronto, evitando assim uma reação de Hamilton que poderia gerar ainda mais confusão.

Também não acho que o inglês mereça uma punição maior pelos incidentes que estão ocorrendo na pista. Afinal, quem mais sofre com sua pilotagem errática é o próprio piloto, que está jogando fora pontos importantes seja em manobras em que prejudica um outro (como a com Massa em Cingapura) ou nas que é o único prejudicado (como o acidente com Kamui Kobayashi em Spa).

Massa colocou pimenta na ferida de Hamilton ao dizer para a BBC que um dos problemas do inglês era “não ouvir nem o próprio pai”. Mas domar o ímpeto de Lewis nas pistas não é algo que caiba a Anthony Hamilton ou mesmo ao grupo que agora empresaria sua carreira. Além do próprio piloto, quem mais se prejudica com os erros dele é a McLaren. Martin Whitmarsh agiu corretamente indo à público defender seu piloto. Mas precisa agora atuar nos bastidores, fazendo-o entender o quanto custa para a equipe os pontos que ele anda jogando fora. Quem sabe com uma pesada multa salarial, Hamilton finalmente aprenda a domar seus instintos e a minimizar os seus erros.

Um comentário:

  1. A mais pura verdade!
    Muitos discordam de mim, mas ainda gosto do Hamilton, erros a parte, ele ainda tem aquele ímpeto, aquela garra, aquele arrojo que há tempos reclamamos que está em falta na F-1.
    Ele ainda proporciona o show que tanto gostamos de ver.
    Mas tem que aproveitar a fase e por a cabeça no lugar pra evitar essas "cagadas", assim tem todas as condições de ser campeão de novo.
    Caso contrário, corre o risco de se transformar num "de Cesaris" da vida.

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