Revirando as fitas de vídeo lá de casa, acabei encontrando algumas corridas antigas que foram gravadas, na lateral de uma deles estava a inscrição: GP da Austrália, 1985. Curioso que sou, coloquei-a no aparelho e comecei a relembrar de como eram interessantes as disputas entre pilotos, como a pista de Adelaide trazia novos desafios.
Nesta corrida, Ayrton Senna após duas escapadas de pista, correu sem parte do aerofólio dianteiro por mais de 15 voltas. Será que não é exatamente isso que falta para as atuais corridas? Pilotos com raça e carros menos dependentes da aerodinâmica?
Mais do que isso, será que não faltam pistas desafiadoras, onde o piloto realmente façam a diferença?
Isso me faz sonhar em uma disputa, que pode acontecer com os pilotos de autorama atuais, nas pistas antigas e este sonho seria mais ou menos assim:
"Na pista velha de Interlagos, na pole está Sebastian Vettel, ao seu lado está Lewis Hamilton, em terceiro Fernando Alonso e em quarto um surpreendente Michael Schumacher. Apagado como sempre, em quinto sai Felipe Massa, em sexto Mark Webber, em sétimo Jenson Button e apenas em oitavo Rosberg.
Ao ser dada a largada, para as 55 voltas da corrida, Alonso assume a ponta, com Vettel em segundo, Hamilton em terceiro, Schumacher em quarto, Webber em quinto. Passam pela curva 1, de lado fazem a curva 2, retão...Massa pega o vácuo de Button mas não consegue passar, Schumacher vem lado a lado com Hamilton, que fecha a porta, mas dá uma bobeada e ao chegar pela primeira vez na Ferradura, Schumacher ultrapassa Hamilton que também é ultrapassado por Button. Uma disputa interessante entre Massa e o surpreendente Barrichello que já havia passado 5 carros desde a largada, acontece pelo sexto lugar.
Reta oposta, entrada da longa curva do sol, carros enfileirados, barranco a baixo, chegam na curva do sargento, Vettel coloca por dentro e passa Alonso, Barrichello faz o mesmo e passa Massa. A torcida vibra, pedaços de papel são jogados na pista, um verdadeiro carnaval toma conta de Interlagos ainda na primeira volta.
Logo em seguida, Laranjinha, Pinheirinho, bico de pato, Junção e completam a primeira volta na seguinte sequencia: Vettel, Alonso, Schumacher, Button, Hamilton, Barrichello, Massa e Webber.
No final do retão, Rosberg ultrapassa Massa, e a corrida começa a ganhar contornos mais mornos, sem tantas emoções, na 20 volta começam as paradas de boxes. Massa é o primeiro e o mecânico se enrosca com a porca de um dos pneus. Alonso faz o seu pit stop e volta para a primeira posição. Barrichello volta em 4º, com Hamilton grudado.
Após a sessão de paradas de boxes, Alonso lidera, Vettel aparece em segundo, Button em terceiro, Barrichello em quarto e Hamilton está quinto quando o seu motor explode, gerando alegria na torcida que não pára um segundo de cantar.
A luz acende e Barrichello parte com tudo pra cima de Vettel. Alonso, já no final da corrida, começa a diminuir o ritmo, talvez por falta de combustível, Vettel se aproxima e Barrichello vêm babando atrás, quando começam a última volta. Barrichello, no final do retão passa Vettel, e a diferença para o primeiro é de apenas 2 segundos.
Infelizmente não dá para Barrichello...Alonso ganha, a torcida aplaude, Barrichello se aposenta e todos saem elogiando o traçado desafiador de Interlagos, dizendo ser a melhor pista do mundo."
Será que é difícil sonhar assim?
De tanto, mas tanto sonhar com a volta da emoção que a F-1 antiga proporcionava, daqui a pouco vão nos chamar de "vagabundos, acordem a vão trabalhar"!!
ResponderExcluirParece que não tem mais volta mesmo, principalmente enquanto o super construtor de pistas de autoramas estiver em ação e o tio Ecle$$$stone continuar trocando as pistas tradicionais por outras que deem mais incentivo$$$.
Imagine só, querer colocar Spa (a pista preferida de 9 entre 10 pilotos) ano sim, ano não!!
E continuamos com a campanha: M.B.E.!