quinta-feira, 14 de abril de 2011

(OFF) ABS NAS 18 RODAS

Obviamente não poderia estar falando de um carro.

Trata-se de um legítimo bruto alemão, o MB Actros, que possui sistema ABS tanto no cavalo mecânico quanto no semi reboque.
Reparem no vídeo, que há um sensor do parachoque frontal. Segundo meu amigo José Carlos da concessionária Mercedes Benz de São João da Boa Vista - SP, esse é um sensor de proximidade e funciona como freio anti-burro. Explico.

O sensor detecta um automóvel que segue a frente (vejam no vídeo que aparece na tela do painel essa identificação) e calcula, caso o veículo diminua a velocidade, o tempo hábil para frear. Caso o motorista esteja distraído ou não perceba a desaceleração do veículo a frente e não pise no freio, o sensor ordena que o ABS freie, mesmo sem a ação do motorista. Entendeu porque é anti-burro? Chique né?

Outro detalhe interessante neste modelo, é que não há aquela conhecida vareta para conferir o nível de óleo do motor. Isso só é feito eletrônicamente através de um aparelho plugado no módulo do caminhão. Alta tecnologia, entre muitas outras presentes nesse bruto.

Segundo ainda meu parceiro, há por volta de 200 desses já rodando por aqui, ao preço de R$ 400 mil (só o cavalo, lógico). Uma bagatela!

Mais detalhes da fera, você vê aqui: www.mercedes-benz.com.br

No teste, foi colocado uma tampa no sensor para que a frenagem dependesse exclusivamente do "piloto".
Analisando bem, proporcionalmente falando, o bicho freia tanto quanto um fórmula 1.
Duvida?
Veja o vídeo, que é fantástico, e tire suas conclusões.

Um comentário:

  1. a ferrari vai instalar o ``anti-burro´´ no carro do massa para ele não passar o alonso.

    ResponderExcluir