quinta-feira, 31 de março de 2011

"GO! GO! GO!", "SPEEDY" E "BANDEIRANTE", OS TROFÉUS DA SP INDY 300

A organização da São Paulo Indy 300 divulgou os troféus que serão entregues na segunda edição da prova, que será realizada no dia 01/05/2011. Criados pelo artista plástico Paulo Soláriz, além do "Troféu Bandeirante" que foi entregue ao vencedor da etapa do ano passado e que será mantido nesse ano; dois novos troféus foram apresentados: o "Troféu Speedy" que será entregue ao piloto que fizer a volta mais rápida e o "Troféu Go! Go! Go!"* para a equipe vencedora.

Troféu Bandeirante
Troféu Speedy
Troféu Go! Go! Go! *

* Nota do Blog: A GGOO não patrocina e nem foi consultada sobre o nome desse novo troféu. 
De qualquer forma agradecemos à homenagem, mesmo que essa semelhança seja mera coincidência.

RED BULL DÁ (E ENTORTA) ASAS

Foto pinçada lá do FG, inclusive o título que não poderia ser outro.
Se uma imagem vale mais que mil palavras, cada um tira sua conclusão.
Mas, em se tratando do "mega gênio" Adrian Neweys, a imagem não quer dizer nada!!

ALONSO IRONIZA FEITO DE PETROV

Em entrevista acompanhada pelo site TotalRace, espanhol, que terminou na sombra do russo da Renault pela segunda corrida consecutiva, ironiza 3º posto obtido pelo concorrente.


Parece que vai levar algum tempo para Fernando Alonso digerir a disputa que teve com Vitaly Petrov, em Abu Dhabi, no ano passado. O espanhol ficou preso atrás do piloto da Renault por mais da metade da corrida, terminou apenas em sétimo e viu Sebastian Vettel, que vencera a prova, celebrar o título.

Em Melbourne, no último domingo, mais de quatro meses depois, Alonso e Petrov se encontraram novamente na pista. O ferrarista, em prova de recuperação após péssima largada, chegou a tirar a diferença para o russo, que ocupava a terceira colocação.

Quando encostou, a prova estava próxima do fim e não houve tempo suficiente para investir contra o rival. Após mais um round entre os pilotos que alimentam rivalidade recente, Alonso preferiu ironizar o pódio de Petrov, o primeiro de sua carreira. “Ele terá uma corrida por ano em que subirá no pódio. Que o desfrute”, disse.

NB: cada vez mais, esse tal de Alonso me dá motivo (e razão) em acha-lo medíocre.
Isso sim é ridículo!

segunda-feira, 28 de março de 2011

GGOO BOLÃO F1 2011 - RESULTADOS DO GP AUSTRÁLIA

RESULTADO OFICIAL DA CORRIDA:
Pole Position - VETTEL
Posição no Grid Aleatória (06º) - PETROV
Volta mais rápida na corrida - MASSA
01º colocado na corrida - VETTEL
02º colocado na corrida - HAMILTON
03º colocado na corrida - PETROV
04º colocado na corrida - ALONSO
05º colocado na corrida - WEBBER
06º colocado na corrida - BUTTON
07º colocado na corrida - MASSA
08º colocado na corrida - BUEMI
09º colocado na corrida - SUTIL
10º colocado na corrida - DI RESTA

PONTUAÇÃO NO BOLÃO:
71 pontos - NETO ROX
70 pontos - MARCELÃO
61 pontos - CÁSSIO EDUARDO
59 pontos - MILTON NEVES
51 pontos - JOÃO FELICIANO / ANDRÉ ROQUE
45 pontos - RAFAEL FREITAS / IGOR DPN
43 pontos - GUILHERME BAL / JUNIOR GOMES
39 pontos - CARLOS MONTEIRO / CAROLINA
36 pontos - ANDRÉ DE ITU
34 pontos - XANDÃO
33 pontos - FABRICIO / KAKINHU / S / EGIDIO SILVA / RICARDO
25 pontos - NASSIB ABOUL
14 pontos - RODRIGO PIOIO
12 pontos - DOUGLAS
10 pontos - RUI LENHARI R10
08 pontos - DUFF
06 pontos - CÁSSIO LEÃO / SANDRA TARALLO
Os demais participantes não pontuaram

CLASSIFICAÇÃO GERAL:
*** PARTICIPE ***

sexta-feira, 25 de março de 2011

AO VIVO: FÓRMULA 1 - GP DA AUSTRÁLIA (TREINOS E CORRIDA)



*** PRÓXIMA TRANSMISSÃO AO VIVO ***
TREINO LIVRE 1  - GP DA MALÁSIA (07/04/2011 - 23:00h)

COLUNA DO ROQUE: VAI RECOMEÇAR

Finalmente vai recomeçar. Dos dias parado, da angústia de ver o tempo passar e nada poder fazer. Passaram-se horas a fio. Dedicou-se muito tempo para isso, teve pesquisa, observação. Corre-se atrás, e continuarão fazendo isso.  Vai recomeçar um novo ciclo, que gerará histórias, risadas, discussões. Vai gerar atenção, olhos vidrados em uma tela. Um novo começo.

Todas estas frases servem para ilustrar a temporada 2011 da Fórmula 1 que começa hoje. Apesar das constantes mudanças de regras, o vício é mais forte e, junto com a pizza da janta e o refrigerante gelado, estaremos ligados na telinha para mais um ano que terminará em novembro (ou dezembro) no GP Brasil.

Porém, mais do que falar da F-1, hoje é hora de um recomeço para esta coluna que, assim como o Kers que ficou ausente da temporada passada, volta com tudo, todas as sextas neste modesto espaço. Nestas colunas trarei histórias, acontecimentos e pontos de vista diferenciados sobre o automobilismo, a vida, as corridas e bastidores das arquibancadas, afinal, todo torcedor de arquibancada tem o seus dias de pescador...

Ufa, vai recomeçar. A F-1, a coluna e os palpites. Para este ano que terá vitória fácil da Red Bull, decepção na Ferrari de número seis, surpresas e pódios do carro 11 e vitória brasileira nas provas da Indy e F1. Será?

quinta-feira, 24 de março de 2011

A INESQUECÍVEL VITÓRIA DE SENNA NO GP BRASIL

Conversando com Alberto Suannes, grande amigo e um dos mais fanáticos Sennistas que já conheci, lembramos que hoje completa-se 20 anos da primeira vitória de Ayrton Senna em um GP Brasil.

Foi em 1991. Naquela tarde de Março, Senna fez chover. Sem marchas, carregando o carro nas costas, Senna deu uma aula de pilotagem, superando as dificuldades impostas para chegar a tão sonhada vitória. Ainda hoje arrepia.

Relembrando a corrida, voltei no tempo e lembrei exatamente que nesta corrida estava em casa (culpa do Brasil Novo, Plano de Fernando Collor de Mello), gravando-a no videocassete, e, na medida do possível, acompanhando também pela rádio as informações.

Foi um dia especial, inesquecível, que culminou com o grito de desabafo e dor de Ayrton ao cruzar a linha de chegada:


Se você quiser baixar a corrida inteira, basta clicar aqui.

AS REGRAS DA F-1 EM 2011

Entra ano, sai ano, e a Fórmula 1 não para de mudar. Para 2011, o regulamento passou por mais uma bateria de reformulações, com destaque para os dois dispositivos para aumentar o número de ultrapassagens e a promessa de punições mais severas a manobras excessivas. A grande maioria das mudanças busca a tentativa de correção de algo que não funcionou bem ano passado.

Asa traseira móvel
A FIA chama o novo dispositivo para ajudar nas ultrapassagens de sistema de redução de arraste (drag reduction system, ou DRS). Sua função é, basicamente, a mesma do F-duct: flexionar uma das lâminas do aerofólio para gerar um ganho de velocidade nas retas. As diferenças são que a asa traseira móvel será acionada por meio de um botão no volante, é item obrigatório a todos os carros e tem regras especiais de uso.

A novidade poderá ser utilizada a todo o momento nos treinos livres e de classificação. Aos domingos, a FIA determinará uma zona de ultrapassagem – geralmente nas retas dos boxes, a partir de 600m do próximo ponto de freada – e esse será o único local em que a asa poderá ser utilizada. Somente o piloto que está menos de 1s atrás do concorrente na tomada da curva anterior a essa zona pode acionar a asa nas corridas. Linhas pintadas no asfalto ajudarão a mostrar quando e onde isso ocorrerá. Neste momento, a FIA emitirá um sinal e o piloto verá uma luz acender em seu volante e, só assim, poderá acionar o botão. As transmissões também terão um aviso de que o procedimento está liberado.

Kers
O sistema de recuperação de energia cinética volta mais atraente após a desastrosa estreia de 2009. O aparato capta a energia térmica gerada pela frenagem, a transforma em energia cinética e em potência para o motor. Com o aumento do peso mínimo do conjunto carro mais piloto de 605 kg para 640 kg, o problema deixou de ser os quilos a mais.

A batalha agora é distribuir as baterias de maneira que não comprometam a aerodinâmica, respeitando a distribuição de peso fixa, sobre a qual trataremos no item a seguir. O piloto pode acionar o botão em qualquer momento da volta, mas apenas por 6,67s por giro. Sua maior valia é o torque nas saídas de curva e nas largadas.

Mais poder aos comissários
Quando um piloto cometia uma infração esportiva, os comissários tinham três opções: drive-through, subtrair 10s do tempo total da prova ou tirar 10 posições no grid no evento seguinte. A partir de 2011, essas punições por tempo podem ser dadas na quantidade estabelecida pelos comissários, não necessariamente de apenas 10s; uma reprimenda (que, informalmente, já era usada); exclusão da prova ou até a suspensão para a próxima corrida.

Novas regras de conduta de pilotos
Comportamentos dentro da pista cuja legalidade ou não era uma questão de acordo de cavalheiros, agora estão nas regras. Ações como mudar de traçado mais de uma vez na defesa de posição, espremer o carro até que ele saia do circuito e mudanças anormais de direção serão punidas. O comportamento dos retardatários também terá atenção especial.

A volta da regra dos 107%
Pilotos cuja melhor volta no Q1 for 7% pior que daquele que foi o mais rápido na sessão não largarão. Há exceções, em caso de “circunstâncias excepcionais”.

A queda das ordens de equipe
O artigo 39.1, que proibia as ordens de equipe, foi retirado do regulamento. Presente desde 2003, o texto pouco foi respeitado pelas equipes. Porém, isso não quer dizer que esteja tudo liberado. O artigo 151c, sobre ações que prejudiquem o esporte, será usado para punir excessos.

Mais segurança no pitlane
O pitlane agora pode ser fechado por questões de segurança. A “fila dupla”, a qual às vezes assistíamos na saída do pit, estão proibidas.

Limitações nos pneus
Cada piloto terá à disposição 11 jogos de pneus de seco, sendo seis prime (duros) e cinco option (macios), além de quatro jogos de intermediários e três de chuva. Cinco dos jogos de seco são devolvidos antes do treino de classificação. Para o qualifying e a corrida, sobram três jogos de prime e três de option. Em eventos selecionados, as equipes testarão compostos experimentais da Pirelli ou receberão um jogo extra de pneus prime (os mais duros disponíveis), somente na sexta-feira.

Duração dos câmbios
O câmbio tem que durar por 5 provas consecutivas, em vez de 4, como ocorria até o ano passado. Trocas antes disso só serão permitidas se o piloto não completou a corrida anterior. Isso faz com que a vida útil de uma caixa de câmbio tenha que aumentar de 2100 para 2625 km. Apenas em 2011, os pilotos não receberão a punição prevista (perda de 5 posições no grid) na primeira troca.

Limite mínimo e distribuição de peso
Como dito anteriormente, o limite mínimo de peso subiu para 640 kg, para que a adoção do Kers fosse vantajosa. Outra alteração é na distribuição de peso, fixada em 53.5% a 54.5% na traseira e 45.5% a 46.5% na dianteira. Como os pneus Pirelli são novidade para todos, a decisão de engessar esses números, apenas neste ano, veio para prevenir mudanças na distância entre eixos durante a temporada, o que traria um gasto a mais.

Banimento dos dutos aerodinâmicos e difusores duplos
Dois diferenciais de performance que causaram polêmica nos últimos anos estão banidos. O difusor duplo, que Brawn, Williams e Toyota interpretaram como legal no início de 2009 e o duto trazido pela McLaren no início de 2010, não são mais permitidos.

Rodas mais presas
Depois de vermos várias rodas saírem voando em acidentes em 2010, as equipes terão que instalar uma segunda barra que resista aos impactos.

Toque de recolher dos mecânicos
Todos os profissionais cujo trabalho esteja ligado à operação dos carros não pode entrar no circuito na madrugada. Normalmente, isso quer dizer que ninguém trabalha da meia-noite às 6h na sexta e da 1h às 7h no sábado, pelo horário local.

Fonte: Total Race

NB: com referência a asa móvel só poder ser usada na tal zona de ultrapassagem e regra do 1 segundo, na minha humilde e singela opinião, é uma das coisas mais estúpidas já inventadas na F-1.
Mas as equipes e pilotos aceitam essa baderna toda....

VOLTA DE APRESENTAÇÃO - GP DA AUSTRÁLIA 2011

A temporada 2011 da Fórmula 1 começará na Austrália, onde um GP de Fórmula 1 é disputado desde 1985, quando encerrou a temporada. Até 1995 foi disputado no circuito de rua de Adelaide que ficou marcado pelo célebre homem da bandeirada de chegada, pelo 500º GP da Fórmula 1 que teve Nelson Piquet como vencedor e a última vitória de Ayrton Senna, 1993.

A partir de 1996, o GP da Austrália passou a predominantemente abrir a temporada, desta vez no circuito de Albert Park, em Melbourne. Desde então, a esquadra britânica passou a dominar o cenário, com 6 vitórias em 14 anos.

Os 5 últimos vencedores do GP da Austrália foram:


2010 - Jenson Button - Mclaren-Mercedes
2009 - Jenson Button - Brawn-Mercedes
2008 - Lewis Hamilton - McLaren-Mercedes
2007 - Kimi Räikkönen - Ferrari
2006 - Fernando Alonso - Renault

Conhecendo a pista de Melbourne
 


Horários:

O GP da Austrália de 2011 será disputado entre os dias 25 e 27 de Março de 2011, nos seguintes horários (Brasília):

Quinta (24)



1º treino livre - 22h30 às 0h

Sexta (25)

2º treino livre - 2h30 às 4h

Sábado (26)

3º treino livre - 0h às 1h

Treino oficial - 3h às 4h

Domingo (27)

3h, largada, 58 voltas

Programação completa, com todas as corridas e eventos do final de semana, clique aqui para abrir.

F1: EQUIPES E PILOTOS 2011

Foram mais de quatro longos meses desde a última corrida. Mas no próximo final de semana, na Austrália, tem início a temporada 2011. E são essas as doze equipes e os vinte quatro pilotos que iniciam a disputa pelo título do 62º Campeonato Mundial de Fórmula 1:


Equipe: RED BULL Racing
Motor: RENAULT
Chassi 2011: RB7
Lançamento: 01/02/2011 (confira como foi)
1 - SEBASTIAN VETTEL - Alemanha
2 - MARK WEBBER - Austrália


Equipe: Vodafone MCLAREN Mercedes
Motor: MERCEDES
Chassi 2011: MP4-26
Lançamento: 04/02/2011 (confira como foi)
3 - LEWIS HAMILTON - Inglaterra
4 - JENSON BUTTON - Inglaterra


Equipe: Scuderia FERRARI Marlboro
Motor: FERRARI
Chassi 2011: 150º ITALIA
Lançamento: 28/01/2011 (confira como foi)
5 - FERNANDO ALONSO - Espanha
6 - FELIPE MASSA - Brasil


Equipe: MERCEDES GP Petronas F1 Team
Motor: MERCEDES
Chassi 2011: MGP W02
Lançamento: 01/02/2011 (confira como foi)
7 - MICHAEL SCHUMACHER - Alemanha
8 - NICO ROSBERG - Alemanha


Equipe: RENAULT F1 Team
Motor: RENAULT
Chassi 2011: R31
Lançamento: 31/01/2011 (confira como foi)
9 - NICK HEIDFELD - Alemanha
10 - VITALY PETROV - Rússia


Equipe: AT&T WILLIAMS
Motor: COSWORTH
Chassi 2011: FW33
Lançamento: 01/02/2011 (confira como foi)
11 - RUBENS BARRICHELLO - Brasil
12 - PASTOR MALDONADO - Venezuela


Equipe: FORCE INDIA F1 Team
Motor: MERCEDES
Chassi 2011: VJM04
Lançamento: 08/02/2011 (confira como foi)
14 - ADRIAN SUTIL - Alemanha
15 - PAUL DI RESTA - Escócia


Equipe: SAUBER F1 Team
Motor: FERRARI
Chassi 2011: C30
Lançamento: 31/01/2011 (confira como foi)
16 - KAMUI KOBAYASHI - Japão
17 - SERGIO PEREZ - México


Equipe: Scuderia TORO ROSSO
Motor: FERRARI
Chassi 2011: STR6
Lançamento: 01/02/2011 (confira como foi)
18 - SEBASTIEN BUEMI - Suíça
19 - JAIME ALGUERSUARI - Espanha


Equipe: Team LOTUS
Motor: RENAULT
Chassi 2011: T128
Lançamento: 31/01/2011 (confira como foi)
20 - JARNO TRULLI - Itália
21 - HEIKKI KOVALAINEN - Finlândia


Equipe: HISPANIA HRT F1 Team
Motor: COSWORTH
Chassi 2011: F111
Lançamento: 08/02/2011 (confira como foi)
22 - NARAIN KARTHIKEYAN - Índia
23 - VITANTONIO LIUZZI - Itália


Equipe: MARUSSIA VIRGIN Racing
Motor: COSWORTH
Chassi 2011: MVR-02
Lançamento: 07/02/2011 (confira como foi)
24 - TIMO GLOCK - Alemanha
25 - JEROME D'AMBROSIO - Bélgica

FOTO DO DIA

Isso é o que podemos chamar de F-1 ecológica!!

terça-feira, 22 de março de 2011

OFF (DE VOLTA) - CHOPEIRA HI-TECH

Após um longo e tenebroso inverno, a coluna "OFF" voltou. Se vai permanecer, já é um mistério, mas essa eu não podia deixar passar.


Vai dizer que não queria uma dessa em casa??

F-INDY: TONY KANAAN É PILOTO DA KV RACING


Demorou meses, mas a boa notícia finalmente chegou, Tony Kannan assinou contrato com a KV Racing para disputar toda a temporada 2011 da Fórmula Indy. O piloto correrá com o as cores da Lotus e o numeral 82, em homenagem à Jim Clark, que venceu as 500 milhas de Indianápolis em 1965 correndo com uma Lotus #82.

"SCHUMI" CURTE UMA DE APRESENTADOR

Schumacher apresentando o novo carro para esta temporada.


Até que o cara mandou bem, já pode pensar em mudar de profissão se quiser

SENNA ESPECIAL: ANIVERSÁRIO

Como o Chefe faria aniversário hoje, nosso especial do Senna relembra o seu 31º aniversário.

Curtam e matem um pouco da saudades:

CADEIRA RED BULL PROMETE AGITAR O MERCADO DOS FÃS DE GAMES

Não é algo que vai combinar exatamente com a decoração da sua sala, mas certamente vai trazer grande imersão em games de corrida. A Playseats, empresa holandesa especializada em acessórios para jogos do gênero, apresentou este mês em Hanover, na Alemanha, o Red Bull Playseat F1, uma cadeira especial para ser equipada com volante e pedais feitos em parceria com a equipe de Fórmula 1 Red Bull Racing (RBR) do piloto campeão de 2010, Sebastian Vettel.
Red Bull F1 Playseat (Foto: Divulgação)

Por conta da licença, o design da cadeira é todo inspirado nos carros da RBR, com a predominância das cores azul e vermelha. E claro, a posição para dirigir é bem semelhante ao dos bólidos da Fórmula 1, o que significa que o usuário ficará quase deitado e sem apoio direto aos braços.

“A época em que as pessoas corriam confinadas em uma cadeira de cozinha com uma direção acoplada a uma mesa já passou há algum tempo”, afirma o fundador da Playseats, Fernando Smit, em comunicado. Segundo o executivo, com o Red Bull Playseat F1, “o usuário sente cada desnível na superfície da pista. As pessoas vão experimentar a corrida como se fossem pilotos reais”.

Como é compatível com Playstation 2, Playstation 3, Xbox, Xbox 360, Nintendo Wii e PC, ele pode ser utilizado com uma grande diversidade de jogos, incluindo o Formula 1 2010 da Codemasters e, claro, o Gran Turismo 5. Aliás, o protótipo X2010 da Red Bull no GT5 foi utilizado durante a demonstração do aparelho na Alemanha, durante a feira CeBIT, chamando a atenção na hora de dirigir o quase incontrolável carro do game.

Mas se você se empolgou, melhor preparar o bolso. O Red Bull Playseat F1 será lançado em maio por 949 euros, equivalente a R$ 2.228,00. E não é só: o volante e os pedais são vendidos separadamente, então se você quiser o equipamento completo com a direção G27 da Logitech, pode adicionar mais R$ 500,00. Isso tudo sem contar os impostos de importação aqui do Brasil, claro.


A dica dessa matéria foi do nosso GGOObauruense Ingo, que disse que provavelmente fará tal loucura.

domingo, 20 de março de 2011

AO VIVO: FIA WTCC & STOCK CAR EM CURITIBA


PROGRAMAÇÃO:
11:00h - STOCK CAR
13:00h - FIA WTCC (corrida 1)
14:15h - FIA WTCC (corrida 2)

*** TRANSMISSÃO ENCERRADA *** 
PRÓXIMO "AO VIVO" DURANTE OS TREINOS PARA O GP DA ÁUSTRÁLIA DE F1

sábado, 19 de março de 2011

CALENDÁRIO DO AUTOMOBILISMO 2011

Tradicionalmente é no mês de março em que as principais categorias nacionais e internacionais iniciam seus campeonatos. Finalmente os amantes da velocidade poderão matar as saudades das corridas, então é hora de planejar o que assistir nos autódromos e pela TV em 2011 com o já tradicional calendário do Blog da GGOO.

Para quem frequenta os autódromos brasileiros, são várias as categorias nacionais: Fórmula Truck (que já teve uma prova no final do mês de fevereiro), Stock Car, Copa Montana, Mini Challenge, GT Brasil, Mercedes Challenge, Porsche Cup, Brasileiro de Marcas, Trofeo Linea e Fórmula Future.

Teremos também as categorias internacionais disputando corridas no Brasil, sendo a principal delas o GP Brasil de Fórmula 1, última etapa do campeonato a ser disputada em Interlagos em novembro. No primeiro dia de maio, está marcada a segunda edição da São Paulo Indy 300, novamente no circuito de rua montado nas redondezas do sambódromo em São Paulo. Novamente, o autódromo de Curitiba sediará a prova de abertura do FIA WTCC em março e receberá etapas da Superleague Formula e do FIA GT1 em outubro. A F-3 Sul-Americana, ainda sobrevive na tentativa de revelar talentos para correr em monopostos.

PROGRAME-SE: Seguem abaixo as datas das provas mês a mês, sempre sujeita a alterações:

FEVEREIRO:

27 - FÓRMULA TRUCK - Santa Cruz do Sul/RS - Etapa 01/03 (Sul-Americano)

MARÇO:

20 - FIA WTCC - Curitiba/PR - Etapa 01/11
20 - STOCK CAR - Curitiba/PR - Etapa 01/12
20 - MINI CHALLENGE - Curitiba/PR - Etapa 01/10

26 - PORSCHE CUP - Estoril/Portugal - Etapa 01/09
27 - FÓRMULA 1 - GP AUSTRÁLIA - Etapa 01/19
27 - FÓRMULA INDY - GP ST. PETERSBURG - Etapa 01/17 (circuito de rua)
27 - F3 SUL-AMERICANA - Velopark/RS - Etapa 01/09

ABRIL:

03 - FÓRMULA TRUCK - Jacarepaguá/RJ - Etapa 01/07 (Brasileiro)
03 - STOCK CAR - Interlagos/SP - Etapa 02/12
03 - COPA MONTANA - Interlagos/SP - Etapa 01/09
03 - MINI CHALLENGE - Interlagos/SP - Etapa 02/10

10 - FÓRMULA 1 - GP MALÁSIA - Etapa 02/19
10 - FÓRMULA INDY - GP ALABAMA, BARBER - Etapa 02/17 (circuito misto)
10 - GT BRASIL - Interlagos/SP - Etapa 01/10
10 - MERCEDES CHALLENGE - Interlagos - Etapa 01/08

17 - FÓRMULA 1 - GP CHINA - Etapa 03/19
17 - FÓRMULA INDY - GP LONG BEACH - Etapa 03/17 (circuito de rua)
17 - STOCK CAR - Ribeirão Preto/SP - Etapa 03/12 (circuito de rua)
17 - MINI CHALLENGE - Ribeirão Preto/SP - Etapa 03/10 (circuito de rua)

24 - F3 SUL-AMERICANA - Santa Fé/Argentina - Etapa 02/09

30 - FÓRMULA INDY - SÃO PAULO INDY 300 - Anhembi/SP - Treinos Livres e Classificação
30 - PORSCHE CUP - Buenos Aires/Argentina - Etapa 02/09

MAIO:

01 - FÓRMULA INDY - SÃO PAULO INDY 300 - Anhembi/SP - Etapa 04/17 (circuito de rua)
01 - GT BRASIL - Anehmbi/SP - Etapa 02/10

08 - FÓRMULA 1 - GP TURQUIA - Etapa 04/19
08 - FÓRMULA FUTURE - Interlagos/SP - Etapa 01/06
08 - TROFEO LINEA - Interlagos/SP - Etapa 01/06

15 - FÓRMULA TRUCK - Caruaru/PE - Etapa 02/07 (Brasileiro)
15 - STOCK CAR - Velopark/RS - Etapa 04/12
15 - COPA MONTANA - Velopark/RS - Etapa 02/09
15 - MINI CHALLENGE - Velopark/RS - Etapa 04/10

22 - FÓRMULA 1 - GP ESPANHA - Etapa 05/19
22 - GT BRASIL - Santa Cruz do Sul/RS - Etapa 03/10
22 - MERCEDES CHALLENGE - Santa Cruz do Sul/RS - Etapa 02/08

28 - PORSCHE CUP - Velopark/RS - Etapa 03/09
29 - FÓRMULA 1 - GP MÔNACO - Etapa 06/19
29 - FÓRMULA INDY - 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS - Etapa 05/17 (oval)
29 - F3 SUL-AMERICANA - Londrina/PR - Etapa 03/09
29 - BRASILEIRO DE MARCAS - Curitiba/PR - Etapa 01/08

JUNHO:

05 - FÓRMULA TRUCK - Goiânia/GO - Etapa 03/07 (Brasileiro)
05 - STOCK CAR - Campo Grande/MS - Etapa 05/12
05 - COPA MONTANA - Campo Grande/MS - Etapa 03/09

11 - FÓRMULA INDY - GP TEXAS - Etapa 06/17 (oval, corrida noturna)
12 - FÓRMULA 1 - GP CANADÁ - Etapa 07/19
12 - FÓRMULA FUTURE - Brasília/DF - Etapa 02/06
12 - TROFEO LINEA - Brasília/DF - Etapa 02/06
12 - BRASILEIRO DE MARCAS - Tarumã/RS - Etapa 02/08

18 - PORSCHE CUP - Interlagos/SP - Etapa 04/09
19 - FÓRMULA INDY - GP MILWAUKEE - Etapa 07/17 (oval)
19 - F3 SUL-AMERICANA - Jacarepaguá/RJ - Etapa 04/09

25 - FÓRMULA INDY - GP IOWA - Etapa 08/17 (oval, corrida noturna)
26 - FÓRMULA 1 - GP EUROPA - Etapa 08/19
26 - GT BRASIL - Londrina/PR - Etapa 04/10
26 - MERCEDES CHALLENGE - Londrina/PR - Etapa 03/08

JULHO:

03 - FÓRMULA TRUCK - Interlagos/SP - Etapa 02/03 (Sul-Americano)
03 - STOCK CAR - Jacarepaguá/RJ - Etapa 06/12
03 - COPA MONTANA - Jacarepaguá/RJ - Etapa 04/09
03 - MINI CHALLENGE - Jacarepaguá/RJ - Etapa 05/10

10 - FÓRMULA 1 - GP INGLATERRA - Etapa 09/19
10 - FÓRMULA INDY - GP TORONTO/CANADÁ - Etapa 09/17 (circuito de rua)

17 - F3 SUL-AMERICANA - Caruaru/PE - Etapa 05/09
17 - FÓRMULA FUTURE - Londrina/PR - Etapa 03/06
17 - TROFEO LINEA - Londrina/PR - Etapa 03/06
17 - BRASILEIRO DE MARCAS - Interlagos/SP - Etapa 03/08

24 - FÓRMULA 1 - GP ALEMANHA - Etapa 10/19
24 - FÓRMULA INDY - GP EDMONTON/CANADÁ - Etapa 10/17 (circuito de rua)
24 - GT BRASIL - Campo Grande/MS - Etapa 05/10
24 - MERCEDES CHALLENGE - Campo Grande/MS - Etapa 04/08

31 - FÓRMULA 1 - GP HUNGRIA - Etapa 11/19
31 - BRASILEIRO DE MARCAS - Jacarepaguá/RJ - Etapa 04/08

AGOSTO:

07 - FÓRMULA INDY - GP MID-OHIO - Etapa 11/17 (circuito misto)
07 - FÓRMULA TRUCK - Londrina/PR - Etapa 04/07 (brasileiro)
07 - STOCK CAR - Interlagos/SP - Etapa 07/12
07 - COPA MONTANA - Interlagos/SP - Etapa 05/09
07 - MINI CHALLENGE - Interlagos/SP - Etapa 06/10

14 - FÓRMULA INDY - GP NEW HAMPSHIRE - Etapa 12/17 (oval)
14 - FÓRMULA FUTURE - Interlagos/SP - Etapa 04/06
14 - TROFEO LINEA - Interlagos/SP - Etapa 04/06

20 - PORSCHE CUP - Curitiba/PR - Etapa 05/09
21 - BRASILEIRO DE MARCAS - Velopark/RS - Etapa 05/08

28 - FÓRMULA 1 - GP BÉLGICA - Etapa 12/19
28 - FÓRMULA INDY - GP SONOMA - Etapa 13/17 (circuito misto)
28 - F3 SUL-AMERICANA - Interlagos/SP - Etapa 06/09
28 - GT BRASIL - Jacarepaguá/RJ - Etapa 06/10
28 - MERCEDES CHALLENGE - Jacarepaguá/RJ - Etapa 05/08

SETEMBRO:

04 - FÓRMULA INDY - GP BALTIMORE - Etapa 14/17 (circuito de rua)
04 - FÓRMULA TRUCK - Buenos Aires/Argentina - Etapa 03/03 (Sul-Americano)
04 - STOCK CAR - Salvador/BA - Etapa 08/12 (circuito de rua)
04 - MINI CHALLENGE - Salvador/BA - Etapa 07/10 (circuito de rua)

11 - FÓRMULA 1 - GP ITÁLIA - Etapa 13/19
11 - F3 SUL-AMERICANA - Curitiba/PR - Etapa 07/09
11 - GT BRASIL - Interlagos/SP - Etapa 07/10
11 - MERCEDES CHALLENGE - Interlagos - Etapa 06/08

17 - FÓRMULA INDY - GP MOTEGI/JAPÃO - Etapa 15/17 (oval)
17 - PORSCHE CUP - Jacarepaguá/RJ - Etapa 06/09
18 - STOCK CAR - Santa Cruz do Sul/RS - Etapa 09/12
18 - COPA MONTANA - Santa Cruz do Sul/RS - Etapa 06/09
18 - MINI CHALLENGE - Santa Cruz do Sul/RS - Etapa 08/10

25 - FÓRMULA 1 - GP CINGAPURA - Etapa 14/19 (corrida noturna)
25 - FÓRMULA FUTURE - Curitiba/PR - Etapa 05/06
25 - TROFEO LINEA - Curitiba/PR - Etapa 05/06
25 - BRASILEIRO DE MARCAS - Jacarepaguá/RJ - Etapa 06/08

OUTUBRO:

02 - FÓRMULA INDY - GP KENTUCKY - Etapa 16/17 (oval)
02 - STOCK CAR - Londrina/PR - Etapa 10/12
02 - COPA MONTANA - Londrina/PR - Etapa 07/09
02 - F3 SUL-AMERICANA - Piriápolis/Uruguai - Etapa 08/09

09 - FÓRMULA 1 - GP JAPÃO - Etapa 15/19
09 - SUPERLEAGUE FORMULA - Curitiba/PR - Etapa 09/12
09 - FÓRMULA TRUCK - Guaporé/RS - Etapa 05/07 (brasileiro)

16 - FÓRMULA 1 - GP CORÉIA - Etapa 16/19
16 - FÓRMULA INDY - GP LAS VEGAS - Etapa 17/17 (oval)
16 - STOCK CAR - Brasília/DF - Etapa 11/12
16 - COPA MONTANA - Brasília/DF - Etapa 08/09
16 - MINI CHALLENGE - Brasília/DF - Etapa 09/10

22 - PORSCHE CUP - Curitiba/PR - Etapa 07/09
23 - FIA GT1 - Curitiba/PR - Etapa 09/10
23 - GT BRASIL - Curitiba/PR - Etapa 08/10
23 - MERCEDES CHALLENGE - Curitiba/PR - Etapa 07/08

30 - FÓRMULA 1 - GP ÍNDIA - Etapa 17/19
30 - F3 SUL-AMERICANA - Brasília/DF - Etapa 09/09
30 - BRASILEIRO DE MARCAS - Brasília/DF - Etapa 07/08
30 - FÓRMULA FUTURE - Velopark/RS - Etapa 06/06
30 - TROFEO LINEA - Velopark/RS - Etapa 06/06

NOVEMBRO:

06 - FÓRMULA TRUCK - Curitiba/PR - Etapa 06/07 (brasileiro)
06 - STOCK CAR - Velopark/RS - Etapa 12/12
06 - COPA MONTANA - Velopark/RS - Etapa 09/09
06 - MINI CHALLENGE - Velopark/RS - Etapa 10/10
06 - GT BRASIL - San Luis/Argentina - Etapa 09/10

13 - FÓRMULA 1 - GP ABU DHABI - Etapa 18/19

20 - BRASILEIRO DE MARCAS - Curitiba/PR - Etapa 08/08

25 - FÓRMULA 1 - GP BRASIL - Interlagos/SP - Treinos Livres
26 - FÓRMULA 1 - GP BRASIL - Interlagos/SP - Treinos Livre e Classificação
27 - FÓRMULA 1 - GP BRASIL - Interlagos/SP - Etapa 19/19
27 - PORSCHE CUP - Interlagos/SP - Etapa 08/09

DEZEMBRO:

04 - FÓRMULA TRUCK - Brasília/DF - Etapa 07/07 (brasileiro)

10 - PORSCHE CUP - Interlagos/SP - Etapa 09/09

18 - GT BRASIL - Interlagos/SP - Etapa 10/10
18 - MERCEDES CHALLENGE - Interlagos - Etapa 08/08

GGOO 2011, nos encontramos nas pistas Brasil afora!!!

terça-feira, 15 de março de 2011

GGOO BOLÃO F1 2011

Vai começar a temporada 2011 da Fórmula 1 e com ela teremos o início da disputa da QUARTA EDIÇÃO do "GGOO BOLÃO F1". As inscrições estão abertas e as apostas para a primeira corrida já podem ser feitas. Seja pelo amor às corridas, pelo prazer de tirar um sarro dos amigos ou por total falta de algo melhor para se fazer, PARTICIPE!


REGULAMENTO:
(O regulamento dos anos anteriores novamente foi mantido)

*** 130 PONTOS EM DISPUTA POR GP, assim distribuídos:
Pole Position - 08 pontos
Posição no Grid Aleatória - 13 pontos 
(posição no grid de largada a ser definida antes de cada GP)
Volta mais Rápida na Corrida - 08 pontos
01º colocado na corrida - 25 pontos
02º colocado na corrida - 18 pontos
03º colocado na corrida - 15 pontos
04º colocado na corrida - 12 pontos
05º colocado na corrida - 10 pontos
06º colocado na corrida - 08 pontos
07º colocado na corrida - 06 pontos
08º colocado na corrida - 04 pontos
09º colocado na corrida - 02 pontos
10º colocado na corrida - 01 ponto

*** As inscrições serão aceitas até a sexta corrida do campeonato. O cadastro deverá ser feito  em tópico específico da Comunidade do Orkut "GGOO!!! F1 setor G" (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22496471), aonde o participante irá escolher o nome e numeral (de 00 a 99) com o qual irá apostar durante o todo o bolão. Os pariticpantes das edições anteriores do bolão terão prioridade caso queiram manter a numeração utilizada no ano passado.

*** Serão válidas somente as apostas realizadas em tópico específico para cada corrida na Comunidade do Orkut "GGOO!!! F1 setor G" (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22496471) até 30 (trinta) minutos antes do início do treino oficial para decidir o grid de largada (exceto no GP Brasil, onde os membros da GGOO!!! poderão fazer as apostas pessoalmente no autódromo de Interlagos).

*** A escolha da posição no grid aleatória sempre será feita por um dos participantes inscritos na disputa indicado pela organização do Bolão e seguirá a ordem da classificação do Bolão 2010 (na primeira corrida a escolha será feita pelo atual campeão, na segunda corrida pelo atual vice, etc). As posições que já foram escolhidas em corridas anteriores não poderão mais ser utilizadas até o final do campeonato.

*** Não serão aceitas apostas em duplicidade, ou seja, apostar no mesmo piloto em mais de uma posição (exemplo: mesmo piloto na pole e posição no grid aleatória ou em 2º e 5º na corrida). Caso isso ocorra a aposta em duplicidade será anulada, porém as outras apostas continuarão valendo.
*** Os resultados do "GGOO!!! Bolão F1 2011" seguirão os resultados oficiais da FIA. Punições ou desclassificações aplicadas aos pilotos após o treino classificatório ou corrida também interferem no resultado do bolão.


*** Exemplo de Aposta:

Nº 00 - GGOOapostador
POLE - Fangio
PGA - Stewart
VR - Mansell
01 - Prost
02 - Fittipaldi
03 - Lauda
04 - Clark
05 - Hill
06 - Surtees
07 - Ascari
08 - Farina
09 - Hakkinen
10 - Scheckter

Q&A WITH RUBENS BARRICHELLO

MONDAY 14 MARCH, 2011 (by Williams)

Q: How has the preseason build up been for you?
Rubens Barrichello: This is my second year with the team and we are in much better shape than we were this time last year. Everything has been prepared well and the team are doing a really good job getting everything ready in time for Melbourne.

Q: How does the FW33 compare to last year’s car?
RB: I think we are better on performance than last year. The car is a different animal though so there is a different way of treating it, but I quite like it. How much faster it is, is very difficult to know, but the car feels better than last year’s to drive.

Q: What is your opinion about the tyre degradation we are seeing?
RB: It is difficult for everyone but it depends on the balance you have. It gets to a point where tyre performance has completely gone and you can’t bring it back. You have to look after them but even then you wouldn’t realistically be able make them survive a whole race.

Q: What would you consider to be a successful weekend for you in Australia?
RB: There is still a question mark about where we stand I know that we have improved but there are teams either side of us. I know how optimistic I am and I know how much I would love to say that we will do really well, but what I will say is that I want to be in Q3 and to score points, and I think that is achievable.

Q: What are your thoughts on the load on drivers in the cockpit now you have had some time testing both KERS and the moveable rear wing?
RB: Running with both KERS and the rear wing is tough. As soon as you do a lot of running you get used to the situation, but every new track will be a new challenge. Hopefully we will get a little bit more of an explanation as to how the wing will work, as originally it was only to be used at the start and in straight lines to overtake, but now it seems to be engaged at most corners. With KERS you have to look at the steering wheel to save as much as you want and to use it in the right places, so you’re not looking straight ahead all the time. This is one of the things we are taking about with Charlie Whiting and Jean Todt to try to improve.

domingo, 13 de março de 2011

F1: LUCIANO BURTI ANALISA A PRÉ-TEMPORADA

E você nobre leitor do Blog, concorda ou discorda? Comente...

sábado, 12 de março de 2011

WILLIAMS ROTHMANS??

Qualquer semelhança será mera coincidência??



Pois é, diz a lenda que tem alguém patrocinando por baixo dos panos.
Será?
Cartas para a redação!!

STOCK CAR: NOVO TRAÇADO EM RIBEIRÃO PRETO

Informação prestada pelo solerte Nei Tessari:


Em 2010, era assim:

BIA FIGUEIREDO CONFIRMADA NA F-INDY

Bia Figueiredo foi anunciada na tarde desta quinta-feira (3) como pilota da Dreyer & Reinbold para a temporada toda da Indy em 2011, conforme adiantou o Blog Victal, do editor-chefe do site Grande Prêmio, Victor Martins . Bia, que vai usar o carro de número 24, é a terceira brasileira confirmada no campeonato norte-americano, ao lado de Helio Castroneves, da Penske, e Vitor Meira, da Foyt, informa o site Grande Prêmio.


No ano passado, quando fez sua estreia na Indy, Bia também correu pela equipe de Dennis Reinbold e Robbie Buhl e competiu em quatro etapas: São Paulo, as 500 Milhas de Indianápolis, Chicago e Homestead. O melhor resultado foi um 13° posto, justamente na corrida do Anhembi, que também abriu o campeonato passado.

"Eu realmente estou muito feliz com o acordo com a Dreyer & Reinbold. É um sonho. O ano passado foi importante para mim, já que consegui fazer quatro provas. Agora, eu me sinto mais preparada do que nunca. É muito bom estar de volta à equipe. Eles me conhecem bem. Estou muito ansiosa para a temporada de 2011", disse a pilota.

"O carro 24 tem um significado especial para nós e estamos muito contentes com essa nova parceria com a Bia e em tempo integral para 2011. Ela é muito profissional dentro e fora do carro. Não poderíamos pensar em parceria melhor para a nossa organização", afirmou Reinbold, co-proprietário do time, no comunicado à imprensa.

"Estou animado como nunca. Penso que esse é o melhor time dos últimos anos. Estamos em uma posiçãos muito competitiva. Bia é uma pilota excepcional e estamos todos entusiasmados por tê-la conosco", completou Buhl.

Bia vai à pista entre os dias 14 e 15 de março, para o primeiro treino coletivo da pré-temporada da Indy, na pista de Barber, no Alabama.

Já era! Ou… já era?*

* Por Rodrigo Mattar

O amigo Dú Cardim, sempre atento e alerta, embora não tenha sido, creio eu, praticante do escotismo, mandou link via twitter atentando para um importante detalhe: a situação do terreno do Autódromo Nelson Piquet, de Brasília.

De acordo com a matéria do site Superesportes, a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou nesta terça-feira um projeto de lei de autoria do governo que autoriza a reversão de posse da área onde se construiu o Estádio Mané Garrincha e do Autódromo Nelson Piquet da GDF para a Terracap. Foram 21 votos a favor e somente um contra, da deputada distrital Liliana Roriz, do PRTB.

De acordo com a proposta aprovada, ficará por conta da Terracap a construção do complexo esportivo previsto para o local, conforme recomendação da FIFA (grifo meu). A Terracap só poderá alienar o patrimônio futuramente caso a Câmara Legislativa aprove o projeto com a devida autorização.

Muito bem. Não sei se sou burro, tolo ou coisa parecida, mas isto me cheira ao fim de mais uma praça automobilística no país. E não estamos falando de um circuito qualquer: inagurado em 1974, o traçado planaltino é um dos mais velozes e mais exigentes do país.

E assim caminhamos para o fundo do poço. Não bastasse o kartódromo de Lauro de Freitas ser demolido para dar lugar a um Centro de Treinamento de Judô; não bastasse o que já fizeram com o Autódromo de Jacarepaguá; e agora, mais essa?

Espero que alguém de Brasília se manifeste e venha aqui dizer que o blogueiro está errado e que não, que o Autódromo não está ameaçado.

Mas do jeito que as coisas vão no automobilismo nacional, nada mais me surpreende. Nem o fim da pista de Brasília e muito provavelmente do esporte na região Centro-Oeste do país, que tantos nomes de vulto revelou não só em quatro como também em duas rodas.