sábado, 12 de fevereiro de 2011

HEIDFELD OU SENNA? HEIDFELD!*

* Por Victor Martins

O negócio agora é ver quando a Lotus Renault vai fazer o anúncio, tirar as fotos oficiais, preparar todo o mise-en-scene necessário para confirmar a chegada de um novo piloto e tal. É Heidfeld, não tem jeito. O cabra chega em Jerez e mete tempo em todo mundo. “Ah, andou leve, ele foi beneficiado e o Senna ainda nem teve chance, a Associação Internacional para Prejudicar um Brasileiro (AIPB) voltou à ativa…” Elaborem as teorias conspiratórias que julgarem necessárias ou aceitem uma realidade: o cara é o melhor que há disponível no mercado. São dez anos de experiência que caem como uma luva na meta da equipe, que é ter alguém para pegar este bem nascido R31 e ir desenvolvendo ao longo do ano.

Prever que Heidfeld possa lutar pelo título, sim, é pensar demais. Deve pesar muito nas costas de um piloto passar uma década sem vencer. E Heidfeld é de uma escola alemã de ótimos frutos. Aí ele vê que até Ralf Schumacher já venceu na F1. Isso é pior que defecar de bruços, como diria meu amigo Plinio Galhardo, numa linguagem mais branda. Nota que uma geração posterior à sua, que tem Adrian Sutil e Nico Hülkenberg e, evidentemente, Sebastian Vettel, já representa o presente da categoria. Nick verdadeiramente tem sua última chance. Além de tudo, seu trabalho é na verdade ser tão bom em 2011 que a Lotus Renault não vai ter como dispensá-lo quando Kubica voltar.

A Senna vai restar o papel de aprender de fato como funciona uma equipe de F1, uma equipe decente, com recursos e que deve estar andando pelo topo com Heidfeld. Petrov vai ser aquilo de sempre, também não tem muito que se esperar do russo. É limitado, coitado, vai fazer quatro ou cinco provas de efeito e olhe lá. O negócio é Bruno ser dedicado, esperto e inteligente, e ele o é, e esperar que a Lotus Renault lhe dê uma chance diante de um provável saco cheio com Vitaly.

Um comentário:

  1. Tecnicamente eu até entendo a preferência, mas não concordo.
    Ela já andou em carros bons e fez até um bom trabalho, mas acredito que poderia ter apresentado melhores resultados pelo tempo de estrada.
    Tá na hora de dar chance pra quem tá querendo mostrar resultado, quem ainda não andou em carro bom pra ver o que dá.
    Mas isso é apenas minha humilde e singela opinião.

    ResponderExcluir