Vettel começou no automobilismo aos 7 anos, no kart. Em 2004, na F-BMW Alemã, venceu 18 de 20 corridas disputadas e conquistou o título da competição. Nos anos seguintes, Vettel correu na F-3 Européia e passou a despertar interesse da BMW, onde passou a realizar testes.
BMW Sauber
Em 2006 como terceiro piloto da equipe BMW Sauber, participando dos treinos livres para o GP da Turquia. Aos dezenove anos e cinquenta e três dias de idade, tornou-se o piloto mais jovem a participar de um evento de Fórmula 1.
Sua estréia na Fórmula 1 aconteceu durante o Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2007, quando substituiu o titular Robert Kubica. Na ocasião, Vettel terminou a corrida na oitava posição, conquistando o primeiro ponto da carreira na categoria.
Toro Rosso
Às vésperas do GP da Hungria de 2007, Vettel foi confirmado como novo piloto da Scuderia Toro Rosso, em substituição ao estadunidense Scott Speed, que saiu após desentendimentos com a equipe.
Em 14 de setembro de 2008 venceu o Grande Prêmio da Itália, conquistando a primeira vitória da carreira na categoria e também da equipe Toro Rosso. Com esse feito, tornou-se o piloto mais jovem a vencer um Grande Prêmio, com vinte e um anos, três meses e oito dias. Marcou outro recorde com somente nove segundos de carreira na Fórmula 1: se tornou o piloto mais jovem a ser multado pela FIA por uma infração ao passar do limite de velocidade nos boxes enquanto acessava a pista pela primeira vez. Também foi o mais jovem piloto a pontuar em sua corrida de estreia no GP dos Estados Unidos.
Red Bull
Em 2009, Vettel passa a correr na Red Bull, substituindo David Coulthard, que se aposentou ao fim de 2008.
Em 19 de abril de 2009, no Grande Prêmio da China, conquistou a segunda vitória na categoria e a primeira da equipe Red Bull.
Em 1 de novembro, Vettel terminou na segunda colocação no Mundial - sendo o mais novo piloto a conseguir tal feito - logo após sua vitória na estreia do GP de Abu Dhabi, ficando atrás apenas do britânico Jenson Button no campeonato.
Em 19 de novembro de 2009, Vettel foi eleito o melhor piloto do ano pela revista inglesa "Autosport", em uma votação feita com os chefes de equipe da categoria.
O piloto alemão começou a temporada de 2010 marcando a pole position nas duas primeiras etapas, no entando, por problemas no carro, acabou perdendo a liderança, inclusive sendo obrigado a abandonar na segunda corrida. A primeira vitória na temporada veio na terceira corrida, o Grande Prêmio da Malásia, quando superou o companheiro de equipe Mark Webber, que chegou em segundo.
esse é fera... o único a vencer guiando uma toro rosso (minardi)
ResponderExcluir