segunda-feira, 26 de julho de 2010

MASSA JÁ DESOBEDECEU ORDEM DE EQUIPE

O site do Globoesporte bem lembrou hoje, que Felipe Massa já desobedeceu uma ordem de equipe, o que culminou com sua demissão no fim da temporada. Segue a matéria.

No GP da Alemanha de 2010, o líder Felipe Massa foi obrigado pela Ferrari a ceder a posição para Fernando Alonso após uma mensagem na comunicação por rádio. O brasileiro obedeceu rapidamente e, na volta seguinte, deixou o espanhol passar. Mas nem sempre foi assim. No início de sua carreira na Fórmula 1, em 2002, o piloto fez exatamente o contrário. E a consequência não foi das melhores: a demissão no fim daquela temporada.
Isto aconteceu no GP da Europa, em 23 de junho de 2002, em Nürburgring. Massa corria na Sauber ao lado do alemão Nick Heidfeld. O brasileiro estava na sexta posição da corrida, com o companheiro próximo (na época pontuavam apenas seis pilotos). Perto do fim da corrida, Peter Sauber, dono do time, mandou a ordem pelo rádio do carro, mas Felipe ignorou e se recusou a ceder a posição. O piloto cruzou a linha de chegada e provocou a ira do dirigente. No fim do ano, o suíço acabou demitindo o brasileiro.

Massa não cedeu posição a Nick Heidfeld no GP da Europa de 2002, em Nürburgring

Antes desta demissão, no entanto, Massa ainda passaria por outra situação semelhante. Pouco mais de um mês após o caso de Nürburgring, no dia 28 de julho de 2002, o brasileiro estava na mesma situação no GP da Alemanha, em Hockenheim. Em sexto, ele marcaria um ponto, mas estava à frente de Heidfeld. Desta vez, o piloto obedeceu a Peter Sauber e cedeu a posição.
Massa só voltaria a passar por uma situação semelhante em 2007, justamente no GP do Brasil. O piloto liderava a corrida, com Kimi Raikkonen, seu companheiro, em segundo. O finlandês precisava vencer para tirar o título de um dos pilotos da McLaren - na época, Fernando Alonso e Lewis Hamilton. Só que a decisão foi mais sutil. A equipe antecipou o pit stop do brasileiro para que o companheiro pudesse abrir uma boa vantagem. A manobra deu certo e Kimi acabou campeão.
Em 2008, a Ferrari retribuiu a ajuda de Massa. No GP da China, o brasileiro precisaria chegar na segunda posição para ainda ter chances de título no Brasil, última corrida da temporada. A sete voltas do fim, Raikkonen, sem chances no campeonato, deu passagem para o companheiro. Em Interlagos, Massa venceria a corrida, mas perderia o título por apenas um ponto para Hamilton.

2 comentários:

  1. me lembro desse rolo na sauber... e os lances na ferrari em 2007 e 2008 foram em situações bem diferentes, decisivas para o campeonao, bem diferente do que aconteceu ontem!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso aconteceu a muitos e muitos anos atrás, voltamos ao momento de hoje ... ele deixou e não teve voz ativa para dizer não vou fazer isso e pronto...
    VOCE ESCUTOU, ENTENDEU O QUE ESTOU FALANDO ... E N T E N D E U rs

    ResponderExcluir