sábado, 3 de outubro de 2009

ESPECIAL GP BRASIL: INTERLAGOS NOS ESPERA*

Passados um ano, vendo o noticiário e pensando nos tempos passados ou nas corridas passadas ou nestas épocas de treinos, daquilo que acontecia em Interlagos e no finado Jacarepaguá!

A primeira constatação: sem amor ou tesão pelas pistas nada acontece, nos anos 60; 70; 80 e início dos 90 a maioria de equipes eram independentes, você tinha o kit car, ou seja motor Ford Cosworth, freios e geralmente cambio e embreagens padrão e muita imaginação de engenheiros de pista, pilotos e chefes de equipes pensando em corridas, as empresas não se envolviam, Lauda nesta última semana se referiu a falta de caráter dos atuais pilotos, com certeza se referindo às suas atitudes, pois pistas com subidas? Descidas? Curvas inclinadas? Curvas cegas (pro pessoal que já invadiu Interlagos é só ver o S do Senna prá ter idéia!), o piloto quer mais é pista de autorama, tudo planinho, pista como mesa de bilhar, carro com super patrocínio, super salário e na hora de disputar uma curva diz que a aerodinâmica de seu carro não ajuda.

Quanto as equipes, metem o pau nos autódromos mais velhos, pois onde já se viu fazer uma curva em ascendente ou descendente, por curiosidade penso em ver o Kimi e um monte de outros pilotos fazendo a Ferradura no antigo Interlagos ou a curva 1 e 2, com o pé flat, com o carro sobre-esterçando e o piloto corrigindo, basta ver a câmera on-board e ver que o piloto apenas faz a curva...

Falta amor as pistas, culhão de andar pendurado e com equipes que queiram mostrar serviço e não na hora que não quiserem brincar mais saírem porque não me deixam ganhar. A Toyota já falou se não ganhar(!) se retira das pistas, exemplos deste tipo de atitude ou pensamento não faltam: Ford, Honda, Peugeot ou até quando uma Mercedes vai manter a sua marca? Faltam mais Frank Willians, Fittipaldis, Chapmans, Tyrrells e tantos outros para que o que importava era a corrida em si ou o meio de pensar em automóvel, duplos chassis, carros movidos a turbina (aí Marcão...), carros de seis rodas ou dupla embreagem, Chapman, carros sem radiadores de Gordon Murray (Brabham) e muitos outros.

Vai ser dada nova luz verde em Interlagos, vamos xingar mais, ver qual será o vencedor e o braço duro do GP.

E que neste ano termine também com o choro iniciado 15 segundos antes do término final de Interlagos, mas por motivo de alegria.

Um grande abraço e vamos acelerar a barata do nosso modo!

*Dr. Roque

2 comentários:

  1. É, Dr, Roque, este é um assunto muito comentado por nós aqui.
    A geração internet, que acha que o Schumacher é o maior de todos os tempos (sem desrespeito à geração e ao piloto), infelizmente não viveu ou não viu o que foi a F-1 de verdade.
    Saudosos e áureos tempos, que ao que tudo indica, não voltam mais.
    Como já disse no post abaixo, a gente vai pelo vício, pela esperança de ver alguma ultrapassagem espetacular, alguma disputa, qq coisa que nos faça emocionar, mas há muito tempo já não é a mesma coisa.
    Um pena.

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  2. interlagos nos espera, mas nós tb esperamos por interlagos... que venha o fds de mendigo!!!

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