Ao contrário do que o nosso digníssimo locutor Galvão Bueno tentou levantar, a Ferrari não prejudicou Felipe Massa no segundo pit, mas o Massa poderia sim ter brigado pela segunda colocação na corrida.
Antes de mais nada, gostaria de esclarecer que acompanhei a corrida pela TV e via Live Timing oficial da Formula 1, mecanismo este que recomendo!!
Vamos às considerações:
Após o Primeiro PIT, Massa encontrava-se a menos de 1s atrás de Vettel, virando na mesma balada... sempre na casa de 1:34s alto e 1:35s baixo... na cola dele Rosberg... que até esboçou uma aproximação mas não teve uma diferença menor que 4 segundos.
No momento em que Vettel fez a primeira parada, dois fatos importantes aconteceram... umas 2 ou 3 voltas antes da parada ele conseguiu voltas excelentes e a vantagem subiu para mais de 3 segundos... MAAASSSSS, exatamente na volta em que o Vettel iria para os Boxs foi o momento em que Webber voltava de seu pit, e adivinhe onde ele parou?? Exatamente à frente do Massa.
A Red Bull deve ter calculado essa possibilidade do Massa ameaçar a posição de Vettel e mandou Webber justamente À frente do brasileiro. Essa decisão fez com que Massa virasse 1,5s mais lento do que vinha fazendo, o que ocasiou uma perigosa aproximação de Rosberg também. A Ferrari AGIU BEM em antecipar a parada de Massa, já que se mantivessem-no na pista, ele continuaria a virar mais lento.
Aí entra o fator Vettel também, claro. O Alemão fez simplesmente as 2 primeiras melhores parciais antes de entrar pros boxs, e as duas últimas melhores parciais da corrida após a saída.
Garantiu a posição aí... após a estratégia acertada da equipe e sua própria habilidade. Mas Massa continuou na mesma balada que Vettel após seu segundo pit!!!
Aliás, segundo pit este em que Galvão Bueno embravejou contra a Ferrari, onde 'teriam atrapalhado o brasileiro'. Conversa. Aquele 'tapinha' no dianteiro esquerdo foi dado ainda quando a mangueira de combustível estava no carro.
Massa perdeu a chance de brigar pelo segundo lugar por méritos estratégicos da Red Bull e por habilidade do Vettel!!! Foi simples assim.
Grande abraço!
Belíssima análise, Duff.
ResponderExcluirUma corrida que começou cheia de expectativas e com um "q" de frustração somente com o terceiro (merecido) lugar para o Massa.
Olha, o Duff apareceu...
ResponderExcluirBoa!!
perfeito duff... só uma coisa a acrescentar: CALA A BOCA GALVÃO!!!
ResponderExcluir