segunda-feira, 27 de julho de 2009

Massa: Muito grave porem traquilizante. Como assim?

Foi essa a pergunta inicial que fiz a dois médicos de minha cidade, São José dos Campos. Um é neurologista e atua a mais de 15 anos na área. O outro é um conhecido meu e também respeitado na cidade. Seus nomes não serão divulgados por opção dos mesmos, que não querem aparecer. A entrevista foi realizada no domingo, dia do GP da Hungria, por e-mail. Respostas foram agrupadas pelo fato de serem praticamente as mesmas.


Os médicos informaram que o estado do piloto Felipe Massa é muito grave, porem estão tranquilos. Como é que alguém pode ficar "tranquilo" numa situação "muito grave"?

R: A situação do Massa é grave devido ao fato das consequências do acidente (edema, fratura na base do crânio e no osso que envolve o olho), ele foi sedado para que lesões mais graves não ocorram, é como se colocasse o cérebro para descansar, amenizando e até evitando um possível inchaço(...) O Felipe deve estar bem, só que é preciso cuidados com esse tipo de lesão, já que problemas futuros nesse tipo de acidente são muito comuns(...) É normal ele não se recordar do acidente ou perder a memória por um curto período de tempo, não só pelo acidente, mas sim pelos medicamentos que tem como efeito colateral a amnésia.


Inicialmente passaram a informação de que já na próxima corrida ele correria, depois falaram que até o final do ano ele não corre ou deve voltar. Pela experiência como médico, por quanto tempo o Massa deverá ficar fora das pistas?

R: Essa resposta apenas os médicos que estão cuidando do Massa podem dar, mas vendo casos semelhantes, eu daria de 8 meses a um ano(...) Ainda temos que saber o estado geral dele, e também existe o lado psicológico, só os médicos que estão o tratando que podem dar um prazo, e isso depois de vários exames e cirurgia que podem vir a serem realizadas(...) Nesses casos, a média é de 10 meses para quem responde bem ao tratamento, pode ser antes, depende e muito da situação, o que não sabemos.

Acredita em risco de morte?

R: Não. Mas não pode descuidar, tem que tomar muito cuidado para o quadro não piorar, acidente envolvendo a cabeça é sempre perigoso(...) Minha preocupação está no olho, mesmo que o objeto não tenha acertado diretamente a globo ocular, alguma lesão pode ser diagnosticada ainda, e pela foto, foi feio(...) Não creio em perda total da visão, mas sim em alguma sequela, torço para que não seja nada.


Daniel Macarenco - 26/07/2009

4 comentários:

  1. Grande Apuração, Stik!


    Incrível a mobilização de todos daqui da GGOO, fantástico!

    ResponderExcluir
  2. por isso que é bom ter no meio desses blogueiros loucos um jornalista de verdade (apesar de louco tb), mandou muito bem nessa stik!!!

    ResponderExcluir
  3. Beleza hein Stik!!
    Valeu mesmo.

    Essa GGOO tá com tudo e não tá prosa: tem jornalista, fotógrafa, correspondente internacional, diretor de arte, diretor de marketing, piloto virtual, contador, aspone, etc, etc.....e um presidente que não faz p*rra nenhuma!!
    Tá completinho o quadro!!

    ResponderExcluir
  4. Hahahahahahaha
    Booooaaaa Stick!!!
    O nosso profissional da noticia!!!

    ResponderExcluir