Com excessão às decisões da FIA, que anda querendo aparecer mais que os pilotos, a corrida foi de muita emoção, a começar pela primeira curva.
O que não era novidade ou dúvida pra ninguém, realmente aconteceu.
Hamilton após largar mal e perder a ponta para Kimi que, obviamente estava ali para tentar isso mesmo, tentou recupera-la no seu estilo já conhecido, o que desencadeou uma reviravolta, nem tão prevista assim, em toda a corrida.
Afobação, arrojo, imaturidade, habilidade, inexperiência ou estilo próprio? Ou ainda uma mistura bombástica de todas essas qualidades e defeitos? Cada um faz a sua análise, mas é fato que a monotonia da F-1 foi quebrada desde seu ingresso na categoria. Tem sido o homem show das corridas, o "Lewis Mansell" como já comentei aqui em outra oportunidade.
E por conta do seu estilo, fez um esparramo geral na primeira curva, onde prejudicou a sua corrida e dos demais que seguiam imediatamente atrás, beneficiando Kubica e Alonso que pularam para primeira e segunda posições respectivamente. Pela manobra "perigosa", Hamilton foi posteriormente punido pela Fia com o, já tão conhecido de todos, drive-trought.
E sem termos ainda entendido ou enxergado direito o que havia acontecido, antes da segunda curva, David Coulthard experimentou um pouco do seu próprio veneno, quando por conta da confusão inicial, foi atropelado e tirado da corrida por Kazuki Nakajima.
A corrida seguiu e, por obra do destino, Massa a frente de Hamilton.
Os dois candidatos diretos ao título, ali, ou melhor, lá atrás, juntinhos, com a corrida prejudicada e cada um sabendo que deveria andar mais que o outro.
E quando mal nos recuperavamos das emoções da primeira volta, eis que na segunda a adrenalina volta com força total, quando Hamilton, que virava melhor, pressionava nosso brazuca que deu uma escapada na chicane e permitiu a (parcial) ultrapassagem, mas na tentativa de recuperação, põe duas rodas na grama e provoca o toque que deixou o inglês na contra mão.
Massa passou, o restante do grid também. Mas a Fia não passou em branco. Entrando em ação novamente, penaliza Massa com a passagem pelos boxes.
E a grande expectativa da corrida foi esperar o que fariam Massa e Hamilton, já que dessa forma, ambos no final do grid não marcavam pontos e Hamilton seria o grande beneficiado pois manteria a diferença com uma corrida a menos para Massa tentar a reação.
A diferença para a zona de pontuação era grande, seria necessário uma corrida espetacular de ambos para superarem o revés que sofreram.
Uma das grandes esperanças dos brasileiros, além de uma boa recuperação de Massa, era que os pit stops não nos proporcionassem alguma surpresa ruim, o que graças a Deus, não ocorreu.
O pirulito convencional foi reutilizado no lugar do eletrônico e tudo ocorreu dentro da normalidade esperada.
E Massa mais uma vez correspondeu na pista, fez um set final de corrida de arrepiar, diminuindo distâncias que aparentemente pareciam impossíveis dos competidores à sua frente, chegando a descontar 2 segundos por volta. E pilotando espetacularmente alcançou a zona de pontuação, colando no oitavo colocado, naquele momento, Mark Webber. Mas ainda faltava passar. E já na primeira tentativa, me fez chutar o teclado do computador, quando dividiu com ele um espaço que não existia no final da reta dos boxes (ainda bem que aquela mureta acabou logo) e terminando assim a corrida com o tão valioso ponto naquela altura dos acontecimentos. Mas levou dois, uma vez que após a corrida, a Fia (ela de novo) decidiu punir Sebastien Bourdais que após sair dos boxes fazia a primeira curva e se chocou com o próprio Massa que tentava a ultrapassagem.
E o grande nome da corrida foi o "príncipe das Astúrias" Fernando Alonso, que mais uma vez, aliando uma excelente estratégia, competência de campeão e uma boa dose de sorte, levou o caneco pela segunda vez consecutiva nesta temporada.
Méritos (além dos agradecimentos especiais a Hamilton) também para a Renault que conseguiu uma reação inesperada por conta de uma evolução surpreendente de seus carros no decorrer da temporada.
putz... se eu soubesse que iria ler uma descrição tão detalhada da corrida tinha ido dormir mais cedo, rsrs... boa marcão!!!
ResponderExcluirExcelente Marcão!
ResponderExcluirParodiando o jingle da campanha presidencial: "Deixa os pilotos pilotarem, Deixa os pilotos disputarem, Deixa os pilotos se baterem..."
Que saco isso, malas!
Inspiracao hein... Essas longas madrugadas digitando... hummmm o que sera que anda inspirando nosso presidente hein???
ResponderExcluirConcordo com o Igor... se eu soubesse que ia ler tudo isso aqui... tinha dormido ate mais tarde!!!
Bjkas