quinta-feira, 30 de outubro de 2008

20 ANOS ATRÁS: SENNA CAMPEÃO MUNDIAL!

Inigualável emoção para os brasileiros que viam mais um piloto ser campeão. Das dificuldades enfrentadas a um campeonato de certo modo monótono mas com intensas disputas entre os pilotos da Mclaren, o dia 30/11 coroou um novo rei: Ayrton Senna

Foi lá no Japão que a história foi escrita pela primeira vez. Foi por lá que as emoções se afloraram, o país vibrou, de madrugada com este momento único. Rojões foram ouvidos, gritos e muitas comemorações também.

Lembro desta corrida como poucas, era madrugada e eu tinha apenas 8 anos. Como sempre meu pai me chamou minutos antes para ver a volta de apresentação. Na largada um susto, o motor de Senna engasopa ele fica pra trás. Volta após volta ele vai recuperando posições.

A ansiedade toma conta de todos, pedaços de pizza de mussarella são devorados, ninguém pisca. Começa a garoar, é esta a hora e ela acontece...primeiro ultrapassando Ivan Capelli, depois em uma manobra espetacular, ultrapassando Alain Prost espremido no muro.

Na cara e na coragem, nada mais o impedia de ser campeão. Nas poucas voltas que faltavam o choro começava a cair, o barulho da TV era abafado pelo constantes gritos de vitória.

Comoção.
Vitória.
Senna Campeão!

Sensação que perdura até hoje como a lembrança de ter contado como foi a ultrapassagem ainda na cama para minha mãe que dormia. Ela sem entender direito o que tinha acontecido pediu para que eu explicasse, desenhasse, demonstrasse...

Senna, enfim, era campeão do mundo e eu vi ao vivo mais este capítulo da história ser contado.

Para quem não viu, abaixo um resumão da corrida na voz (emocionante) de Galvão Bueno:

3 comentários:

  1. Eu era um moleque....ficava babando com as ultrapassagens dele...se bem que admirava mais o Piquet.

    Com o tempo Senna fez....há não precisa escrever, vocês sabem.

    Mais que um piloto, isso ele foi!

    ResponderExcluir
  2. uma das corridas mais fantásticas que já vi... sou suspeito para falar de ayrton senna, sua trajetória na F1 é fantástica... insubstituível!!!

    ResponderExcluir