A idéia surgiu na última etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo, disputada em Março de 2008 e gentilmente fomos atendidos em nossa solicitação. Nesta entrevista, feita por email por mim e pelo Igor, Flávio Gomes fala da CBA, de Fórmula 1, dos Farnéis e do DKW#96, entre outros assuntos.
Abaixo a entrevista completa:
GGOO - Como é a rotina do jornalista Flávio Gomes para administrar a responsabilidade de tocar a maior agência de notícias sobre automobilismo do país, os compromissos em rádio e TV com a vida de pai, torcedor da lusa, piloto e colecionador de carros clássicos?
Flávio Gomes - É dura. Não paro um segundo sequer, porque são muitas coisas para cuidar. De qualquer forma, o site anda sozinho com minha equipe, e o que me toma mais tempo é o trabalho na TV, na rádio e o blog. No tempo vago, que é pouco, cuido dos carros. Jogos aqui, vou a todos que posso. E reservo parte das minhas manhãs às crianças. Não me queixo. Mas às vezes me canso!
GGOO - Depois de escrever "O Boto do Reno", há planos de outros livros? Se há, seria algo ligado ao automobilismo ou DKW's?
FG - Sim, há. Mas nada com automobilismo, nem com DKWs. Um romance. Mas tem carro no meio.
GGOO - Como você avalia o atual momento do automobilismo brasileiro frente à “des-gestão” da CBA?
FG - Acho que é o pior de todos os tempos. A CBA deitou-se nos louros da Stock e na grana das carteirinhas. Não fomenta o esporte. Não estimula a criação de categorias-escola, ou de marcas. Um desastre, em todos os sentidos. O Brasil vai sentir o peso dessa gestão nos próximos dez anos. Não vai aparecer um piloto bom aqui, com chance de fazer carreira lá fora.
GGOO - Como você, jornalista experiente e respeitado no meio, vê o ufanismo aos pilotos brasileiros pregado pela maioria dos meios de comunicação que cobrem o automobilismo (principalmente a Formula 1 e a IRL/Indy)?
FG - Acho ridículo e desnecessário.Os pilotos não precisam de ninguém lhes puxando o saco e bajulando. Na TV (e no rádio), piloto brasileiro não erra. Cria-se a falsa imagem dos privilégios aos seus companheiros de equipe. São sempre infalíveis e espetaculares. É constrangedor ver como arrumam desculpas para seus erros. É um tipo de jornalismo execrável e lamentável.
GGOO - Ao verificar que dar a noticia é bem diferente do que torcer ou “vender” ao povo qualidades que os pilotos brasileiros que estão nas categorias top não possuem, você Flávio, acha que ter opinião no Brasil custa caro? Em sua carreira você já foi "censurado" de alguma forma por superiores ou anunciantes por expor ao público o seu ponto de vista sobre determinado assunto?
FG - Nunca fui, porque há anos trabalho para mim mesmo. Não me arrependo de ser firme nas minhas opiniões. Devo respeito e satisfação apenas e tão-somente aos meus leitores, ouvintes e telespectadores. Não devo favores a pilotos ou dirigentes. Portanto, não enxergo outra forma de fazer jornalismo. É assim, ou não é jornalismo. Houve um caso de retaliação (além das bobagens de pilotos que não falam com você, ficam putos, essas coisas) e muitos de aliciamento. A retaliação foi patética, pois eu já havia deixado a empresa em questão, o grupo Bandeirantes. Isso porque critiquei a IRL, numa coluna, pela morte de um piloto. Aliciamento eu tiro de letra. Me divirto com as tentativas.
GGOO - Na Formula 1, as perspectivas dos pilotos brasileiros para o campeonato de 2008 são bem nebulosas. Como você avalia as críticas que receberam Barrichello, Massa e Piquet neste início de temporada?
FG - Não tem muita gente criticando. Na TV, eles vão mal porque o mundo é cruel, não porque cometem erros. As minhas críticas, se é delas que você está falando, se baseiam em fatos. Eles estão mal no campeonato. Não vou dizer que estão indo bem só porque são brasileiros. Quando andarem bem e conseguirem resultados, serão elogiados.
GGOO - Os principais candidatos ao título de campeão mundial de Formula 1 de 2008 já estão bem claros. Na sua opinião, existe alguma perspectiva de uma terceira ou até uma quarta equipe se aproximarem tanto de McLaren quanto de Ferrari, na disputa deste campeonato?
FG - Não. Vai ser McLaren x Ferrari o tempo todo. Eventuais vitórias de outras equipes, só em corridas excepcionais, com chuva, acidentes múltiplos, essas coisas.
GGOO - Fale um pouco sobre a história do DKW#96, da sensação de ter uma torcida organizada para o carro e para, por que não, o piloto, de como é reencontrar amigos e fazer novas amizades nos farnéis e também do que representa a Superclassic pra você.
FG - O carrinho tem caráter e personalidade. É o símbolo de uma categoria. Claro que meus canais de comunicação ajudam, mas ele seria um símbolo de qualquer jeito, porque é um sobrevivente das primeiras provas, de 2003, e luta bravamente para não sair de cena. O blog permitiu esse encontro de muita gente que gosta da mesma coisa. O #96 foi um catalisador. Às vezes, como se diz, "sinto a pressão". Fico muito nervoso quando percebo que pode dar alguma coisa errada, quando vejo gente que foi lá só para ver o #96 e ele acaba quebrando, parando no meio do caminho. Ainda não lido bem com isso tudo, para ser bem sincero.
GGOO - Por fim, gostaríamos de agradecer a gentileza de nos conceder esta entrevista, solicitando que deixe um recado para a galera da GGOO.
FG - Como dizia meu grande amigo Veloz-HP, acelerem. Acelerem sempre.
Nossa, adorei a entrevista! Valeu Flávio!
ResponderExcluire Parabéns Roque e Igor!!
"Acelerem. Acelerem sempre."
Parabens Roque e Igor pela otima entrevista !!
ResponderExcluirContinuem assim !!
:)
É a GGOO dominando o mundo!!
ResponderExcluirSinto orgulho de fazer parte dessa galera!!
Parabéns Igor e Roque!!
Sensacional! Parabéns a ambas as partes...
ResponderExcluirVocês bem que poderiam tentar um Reginaldo Leme agora ein!? rsrs
ou até mesmo o Capelli hehehe
abraçoe, e parabéns de novo
Parabens Roque, e parabens Igor. Exelente é pouco para essa entrevista. Obrigado Flávio Gomes por nos conceder essa entrevista. É a GGOO acelerando e acelerando...
ResponderExcluirParabens.....
ResponderExcluirSimples e direta, essa é a mãe de todas as entrevistas....ja podem começar mais uma guerra a venus platinada então...rs
ResponderExcluirvenho agradecer ao FLÁVIO GOMES pela atenção às nossas humildes questões... ótimas respostas, fiquei ainda mais fã desse cara!!!
ResponderExcluire mais uma vitória pra GGOO!!!
"acelerem, acelerem sempre..."
Muito boa a entrevista!!!
ResponderExcluirMais agradecimentos ao Flávio, pela atenção dada este humilde Blog e PARABÉNS ao Igor e ao Roque, que sempre inovam por aqui!!!
Já aderi: "Acelerem. Acelerem sempre."
Aeee
ResponderExcluiradoreii
Se o Flavio Gomes nao se importar... dps me dêem o e-mail dele...
ahhh e se arrumarem o do Kimi e do Piquet eu tb quero.
hahaha
PARABENSSS PELA ENTREVISTA!!!
Simplesmente sensacional.
ResponderExcluirNós da GGOO estamos honrados e muito gratos ao Flávio, por atender ao Roque e Igor, pela atenção à nossa humilde torcida, pela simpatia.
Humildes no sentido de quantidade, ainda somos pequenos, mas temos grandes sonhos e projetos para a GGOO!!!.
E pode ter certeza que é isso que estamos fazendo: acelerando!!!
Parabéns Roque e Igor pelo excelente trabalho (como sempre).
Muito obrigado Flávio, por sua atenção. Sucesso!!!
Parabéns Igor e Roque!!!
ResponderExcluirA entrevista está sensacional. Adorei. Aguardo a próxima.
eu adoro vcs, mas infelizmente escolheram a pessoa errada para entrevistar.
ResponderExcluirEle é o pior comentárista que já vi, ele não entende nada de automobilismo, é um péssimo profissional e jornalista.
Erika Presser
Flávio Gomes é um comunista dos infernos, mal educado, um total ignorante perante idéias contrárias a dele. Quem baba ovo para este idiota são manezinhos sem estrutura para terem idéias próprias.
ResponderExcluirUma besta quadrada.
Infelizmente escolheram a pessoa errada para a entrevista...
ResponderExcluirEsse cara não entende nada de automobilismo e está parado no tempo..alem de ser ignorante!
minha nota para ele é um 0 bem grandão!!
Um verdadeiro IDIOTA!
Flavio Gomes = Looser.
ResponderExcluirO "comentarista" mais incapacitado do meio automobilistico.
ResponderExcluirNão sabe responder aos comentários contrários ao dele com um minimo de educação.
E ainda se acha "o piloto". Numca tem uma resposta aos comentários a ele dirigidos e sempre acaba atacando a gramática das pessoas que tem idéias contrárias a dele.
Ótimo blog e ótimos tópicos,...ANTES DESTE!!!
ResponderExcluirEscolheram o cara errado para a entrevista, um cara que, do contrário do que diz, já foi contaminado pelo "parasita" que se chama CBA, e que só consegue enxergar o automobilismo através da "amplitude" do pára-brisas do seu DKW, achando que a F-1 e a sua "Classic" (agonizante, por sinal...) são as únicas categorias remanescentes do esporte a motor...
Apenas mais um (dos milhares...) que seria "dispensável" no mundo do automobilismo sem fazer falta nenhuma, já que não é útil como fomentador do esporte com ações e atitudes CONCRETAS e PALPÁVEIS, só no "blablabla"!!!
Maicon
"Devo respeito e satisfação apenas e tão-somente aos meus leitores, ouvintes e telespectadores."
ResponderExcluirE DEMONSTRA ISSO PISOTEANDO CARTAS DE TELESPECTADORES..
FG DEVERIA CONTINUAR A SUA CARREIRA DE DUBLÊ DE PILOTO E DEIXAR O JORNALISMO A QUEM COMPETE.
O BLOG É MUITO BOM.. E DIRIA QUE A ENTREVISTA TB... MAS O ENTREVISTADO É UM LIXO!
esse cara e pessimooooo!!!!!!!!! ridiculo........
ResponderExcluir