sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

COLUNA DO ROQUE: Carta Aberta à CBA

Prezado Presidente Paulo Scaglione,

O automobilismo representa paixão, amor, trabalho e dedicação. Histórias de luta são retratadas diariamente em busca daquele torque a mais. Sonhos são postos a prova a cada corrida. Seja no Kart, nos carros ou nos fórmulas, todos tem um objetivo maior do que só ganhar dinheiro é o prazer de correr, de disputar freadas pelas retas e curvas dos autódromos brasileiros.

Este prazer não pode ser cerceado pelas imposições de uma entidade que deveria promover o esporte e não destruí-lo. As declarações realizadas pelo piloto Renato Russo ao jornal "O Estado de São Paulo" deveriam causar uma profunda mobilização para apurar os fatos e acima de tudo punir os responsáveis. Mas o que vimos no decorrer dos acontecimentos foi uma revolta com as declarações, uma ameaça de punição ao piloto denunciante (e o respectivo pedido de desculpas esfarrapado), e uma promessa de que as coisas iriam mudar.

Mas, mudar como? Punindo aqueles que querem o bem do esporte? Por que não punir outros pilotos que já haviam declarado a existência de dopping anteriormente?

Não podemos jogar a culpa dos erros da dita Confederação Brasileira nos amantes deste nobre esporte. Cada declaração de repúdio as investigações me causam desgosto e uma sensação de que o automobilismo não é pras massas e sim para um pequeno número de pessoas interessadas no próprio umbigo.

Dinheiro só vem com o reconhecimento do público, que atrai patrocinadores e que fazem movimentar uma categoria. Hoje no Brasil quantas categorias temos que efetivamente levam público aos circuitos? Que me lembre só uma...a Formula Truck (o público da Stock nada mais é do que um monte de gente patrocinada, enquanto o público mesmo, aquele gosta, é rebaixado... ficando nos piores lugares dos circuitos).

É preciso trazer de volta a chama da paixão para o público, divulgar...fazer acontecer.


Exceto Barrichello e Massa, quem são os ídolos deste nosso país varonil que competem no automobilismo? Se já não temos ídolos hoje... o que acontecerá no futuro já que nem categorias escolas possuimos? A sorte está lançada e somente um super gênio irá desbravar o caminho das vitórias e do reconhecimento no mundo automobilístico.


E o papel desta nobre entidade não seria fomentar, cada vez mais, este automobilismo que anda capenga? Mas... ao ivés disso, as categorias que trazem público e pilotos são escurraçadas e chamadas de piratas, intrometidas ou simplesmente são riscadas do mapa, como exemplo temos a SuperClassic e a Biland.

Caro presidente, assuma as responsabilidades de seu posto. Realize os ideiais da entidade para o bem do automobilismo pois, se nada for feito, perderemos o bonde, o trem e o metrô da história...




Este espaço fica aberto para a devida réplica e reflete somente a opinião do autor.

3 comentários:

  1. É vergonhoso uma entidade, representante máxima do automobilismo nacional, simplesmente preferir se esconder atrás de declarações e normas punitivas para o denunciante, ao invés de tão logo tornar padrão o exame anti-dopping nos pilotos.

    Bem que o KaKá já havia alertado para a virada de mesa que acontece nas corridas.

    Quanto aos torcedores, os patrocinadores abusa na hora de colocar seus convidados na arquibancadas, ná fórmula truck acredito que ainda tenhamos uma situação mais confortável para o torcedor que compra ingresso.

    Ótima carta Roque,

    Também assino.

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  2. como te disse roque, essa sua carta tá muito "light", por mim temos que ser ainda mais contundentes... mesmo assim, é pau na atual administração da CBA!!! pq a coisa tá feia, só stock e truck é muito pouco (na real, não é nada) para um país nove vezes campeão mundial da f1 e cinco vezes vencedor das 500 milhas de indianápolis (isso sem citar as outras conquistas de nossos pilotos)...

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