sexta-feira, 30 de abril de 2010
16 ANOS DEPOIS, #SENNAVIVE *
KANSAS...BY HELIO CASTRONEVES
Mas vamos ao que interessa, a volta e a pista:
[OFF] BALLET É COISA DE MACHO
Bom fim de semana à todos!
O DUTO DA MODA
Ferrari, Williams, Sauber, Renault correm e vão se aperfeiçoando. Esta corrida paralela começou na China e deve ficar ainda mais evidente no GP da Espanha.
Mas como funciona os dutos?
quinta-feira, 29 de abril de 2010
MASSA AINDA NÃO É UM PILOTO COMPLETO*
Não foram poucas as vezes que, aqui, procurei expor a eficiência do trabalho de Felipe Massa, o piloto que mais evoluiu desde sua estreia na competição, dentre os que vi correr. Meu primeiro GP como jornalista foi o do Brasil, em 1987. E desde 1991 sigo praticamente todas as etapas do campeonato.
Desta vez, porém, meu comentário segue caminho oposto. O desempenho de Massa ontem em Xangai ficou muito abaixo do que se poderia esperar. Na conversa com o piloto depois da corrida, não houve lamentação alguma sobre comportamento difícil do carro em decorrência de problemas.
Massa não foi veloz, agressivo como algumas ocasiões a situação exigiu, e regular, a exemplo de suas últimas performances, sempre muito consciente e nos pontos. Sei que as comparações são, em geral, injustas. Nesse caso, no entanto, me parece ser uma referência importante.
Deixemos de lado o comportamento abominável de Fernando Alonso, para ser o primeiro a receber a troca de pneus, na ultrapassagem que contou com a boa vontade de Massa para ambos não colidirem. Mas você viram a prova do espanhol, com a mesma Ferrari?
Massa é capaz de desempenhos espetaculares também, como vimos na Malásia, há duas semanas, depois de estar com os pneus macios. Mas seu histórico em competições em que as condições se alternam, seco, molhado, seco, molhado, Massa em vez de crescer, como seria de se esperar, como faz no seco, simplesmente some.
Se desde 2007 Massa se mostra rápido e constante, cresceu muito como piloto, aprendeu a ver a corrida globalmente, a ponto de quase ser campeão do mundo, com todos os méritos, agora é hora de parar e estudar, em detalhes, como fazer para crescer nessas provas de condições adversas.
Não é pecado olhar com o carinho que a situação exige o que os melhores, como Alonso, Lewis Hamilton, Jenson Button, realizam nesses momento, como reagem a cada mudança, e procurar aplicar esse conhecimento. Não se trata apenas de feeling do piloto. Também é uma questão de aprendizado. É o que lhe falta, ficou estampado ontem mais uma vez, para ser um piloto completo.
UMA VOLTA PELO NOVO SILVERSTONE
quarta-feira, 28 de abril de 2010
[OFF] FRASE DO DIA
QUE CAMPEONATO É ESSE?*
Infelizmente, após tanta expectativa pelo grid galático que temos nesta temporada, o GP do Bahrein foi apático e gerou desconforto em fãs e membros dos times. Porém, após 3 corrida espetaculares, o interesse está garantido até o fim.
Mais do que lindas disputas na pista, em 2010 encontramos uma variedade incrível de pilotos na luta por vitórias e pódios. Com isso, temos uma matemática fascinante após 4 etapas.
Do primeiro ao sétimo a diferença é pequena e o oitavo, Mark Webber, também não se encontra distante.
Além do talento individual dos pilotos, observamos este ano uma situação praticamente única em relação aos Construtores. O equilíbrio é grande e são muitos os times excelentes/bons.
Vejamos: a luta por vitórias conta com quatro grandes forças – Red Bull, Ferrari, McLaren e Mercedes. Poucas vezes tivemos 8 pilotos com possibilidades reais de vitórias.
Mais: o bloco intermediário é muito sólido – Renault (na luta com Kubica), Force India, Williams, Sauber e Toro Rosso apresentam performances boas. Pense que Rubens Barrichello leva 1 segundo dos líderes, algo nada humilhante, e isso o deixa fora dos TOP TEN.
Não me recordo na F-1 de um ano em que houvesse um forte e volumoso grupo de carros mais rápidos e ainda assim a diferença não fosse monstruosa para os demais.
Nas últimas temporadas sempre tínhamos equipes saco de pancadas: Midland, Spyker, Minardi, Toro Rosso, Jordan… Este ano, exceção às novatas, e nada mais natural que levassem pau no primeiro ano, todos os demais times são trabalhadores e contam com alguma performance.
Sobre pilotos observamos inúmeras possibilidades. Até os menos badalados no conceito geral, Button, Massa, Rosberg, mostraram força logo no início. E estão no páreo.
Button: o inglês foi o único a vencer duas vezes. Menos “showman” que o companheiro, mostrou eficiência. Seu estilo de pilotagem suave encaixou-se com a nova cara da F-1, sem reabastecimento.
Rosberg: as dúvidas sobre seu verdadeiro potencial começam a ser respondidas. Mais do que bater Schumacher, está brigando com os demais com personalidade.
Alonso: chegou na Ferrari e adaptou-se imediatamente. Faltou-lhe a sorte em duas corridas e cometeu erro grosseiro em outra. Ainda assim, está próximo aos líderes e é boa aposta para vencer Mundial.
Hamilton: deu show em 3 provas, mas ainda assim está atrás do companheiro em pontos, o que realmente importa. Se conseguir largar em melhores posições, pode vencer. Ao contrário do companheiro, desgasta demais seus pneus e isso o prejudica no fim das provas.
Vettel: Tem o carro mais rápido nas mãos, mas ainda não é o mais confiável. Poderia estar disparado na frente, mas perdeu a chance e isso pode custar-lhe caro no fim do ano.
Massa: obteve bons resultados em corridas onde tradicionalmente falhava. Surpreendeu ao assumir a ponta do Mundial tão rapidamente, o que prova que está recuperado do acidente na Hungria. Seu ritmo ainda não é ideial, especialmente em treinos de classificação. Tem 3 corridas favoráveis pela frente.
Kubica: um show nas primeiras provas. Regular, sem erros e eficiente. Tem uma Renault que surpreende e tira tudo que o carro permite. Título será uma grande surpresa, mas deve somar bons pontos em todos os GPs.
Webber: não é da altura do companheiro. Tende, aos poucos, a ficar como escudeiro de Vettel.
Destes 8 pilotos, e mais algum se quiserem, quem está bem na disputa do título (podem citar mais de um)?
O FUTURO DA WILLIAMS*
A Williams pode voltar ao degrau mais alto do pódio? Parece que o FW32 é apenas o sétimo carro mais rápido, e olhe lá.
As quatro grandes vão estar fora do alcance, mas a Renault está à frente deles, bem, assim como as Force India - algo que seria impensável até 12 meses. Williams deve ser grata a BMW e Toyota que não estão mais no campeonato ou que estaria lutando para marcar poucos pontos, mesmo com os pontos até a décima posição.
Não é toda a desgraça e melancolia para os seus apoiantes, no entanto. Perder motores Toyota pelo menos, lhes permitiu reforçar a sua dupla de pilotos. A perda de Nico Rosberg é lamentável - ele foi da força ao reconhecimento com a Mercedes -, mas a combinação de super-experiente Rubens Barrichello com o promissor estreante Nico Hulkenberg é uma boa, pelo menos no papel.
Eles estão jogando um grande esforço por trás do desenvolvimento KERS, apesar de a tecnologia não está sendo usado na F1 este ano (um movimento contrário a equipe).
Seu centro de novas tecnologias no Qatar, onde vários engenheiros da Universidade de Cambridge foram recrutados, está trabalhando em aplicativos para a tecnologia fora do automobilismo. Hoje Williams anunciou que adquiriu uma participação maioritária na empresa por trás da tecnologia, Williams Hybrid Power. Ela poderia se mover muito inteligentemente para o futuro.
Você acha que Williams pode nunca recuperar a sua forma de conquista de todos os anos oitenta e noventa? Será que o seu desenvolvimento KERS desempenhar um papel importante em sua recuperação? Dê a sua opinião nos comentários.
terça-feira, 27 de abril de 2010
PILOTANDO UM F1 POR UM DIA
Em Budapeste, na Hungria, os fãs que puderem pagar o valor aproximado de R$ 14 mil poderão passar um dia com uma equipe de 30 integrantes à disposição.
Com macacão, luvas, sapatilhas e capacetes fornecidos pela equipe, o fã receberá instruções de especialistas, será tratado por fisioterapeutas, além de contar com mecânicos e engenheiros exclusivos.
No entanto, o processo será gradual: primeiro, acontece duas sessões de 20 minutos em um F-Renault; depois, o participante atuará como co-piloto de um dos pilotos reservas oficiais em um Mégane para, finalmente, dar duas voltas no palco do GP da Hungria.
Por fim, o integrante do programa será passageiro em um carro de F-1 de três lugares. As atividades acontecem em dois períodos: de 7 a 11 de junho e entre 11 e 15 de outubro. Mais informações podem ser obtidas por meio deste link.
PILOTOS: STEFANO MODENA
Em 1987 sagrou-se Campeão Internacional de Fórmula 3000 e estreou, em 15 de novembro do mesmo ano, na Fórmula 1 pilotando uma Brabham com motor BMW no Grande Prêmio da Austrália, última etapa do campeonato.
No ano de 1988 correu pela equipe EuroBrun, obtendo como melhor resultado uma décima primeira posição no Grande Prêmio da Hungria. Nos dois anos seguintes correu pela Brabham-Judd, onde conquistou um terceiro lugar no Grande Prêmio de Mônaco de 1989.
Em 1991 pilotou para a equipe Tyrrell, tendo conseguido o melhor resultado de sua carreira, um segundo lugar, no Grande Prêmio do Canadá. No ano de 1992 encerrou a carreira correndo pela Jordan, marcando apenas um ponto, no Grande Prêmio da Austrália.
Em 81 corridas marcou 17 pontos e subiu ao pódio duas vezes.
Entre os anos de 1993 e 2000 participou de provas de carros de turismo na Itália e na Alemanha.
Atualmente é piloto de testes da fábrica de pneus Bridgestone.
RALLY UNIVERSITÁRIO FIAT (parte 3)
Acompanhe a classificação dos cinco primeiros:
1- Rodrigo Lamas / Aline Mota / Natasha Pinheiro - Rio de Janeiro(RJ) - 1052 pontos
2- Marcelo Lima / Valdir Sobon - Taubaté (SP) - 1155 pontos
3- Leonardo de Almeida / Leandro Batisteti - São Paulo (SP) - 1391 pontos
4- Leonardo Magalhães / Priscilla Argentin - Campinas (SP) - 1399 pontos
5- Luiz Carrara Neto / Simone Carrara - São José dos Campos (SP) - 1499 pontos
Destaque equipe feminina: Patrícia Monsores / Ana Paula dos Santos - São José dos Campos (SP) - 20370 pontos
Destaque equipe mista: Emerson Farias / Marcelo Farias - São Paulo (SP) - 3308 pontos
Destaque equipe Fiat Adventure: Orlando Teruz / Danieli Midori - Brasília (DF) - 5819 pontos
Foto:Gabriel de Oliveira
RALLY UNIVERSITÁRIO FIAT (parte 2)
Obs: Daqui a pouco o resultado do Rally Fiat.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
HULKENBERG: "O RITMO DE BARRICHELLO É INTRIGANTE"
A receita da Williams parece estar dando certo pois, segundo o próprio Hulkenberg, Barrichello é, para ele, algo indecifrável até o momento devido às suas exibições e à maneira com que consegue guiar o FW32, carro da equipe Williams, informa o site GRANDE PREMIO.
"O modo com que ele guia o carro, apenas oito décimos mais lento que os carros da frente, é estarrecedor. Quando o carro está realmente difícil, Rubens faz uma volta que me faz pensar como ele fez aquilo", disse o jovem alemão à revista "Auto Motor und Sport".
Para Nico, essa experiência de competir ao lado do ex-piloto da Brawn é extremamente positiva para ele, que aprende aos poucos com o brasileiro.
"Ele é um competidor experiente, que no último ano venceu corridas com um carro vencedor. Se eu estiver ao lado dele no treino classificatório e conseguir batê-lo nas corridas. Será um sucesso", confiou.
Entretanto, apesar do otimismo, o alemão reconheceu que pode levar algum tempo para que ele consiga adquirir os conhecimentos de Barrichello, informa o site TAZIO.
domingo, 25 de abril de 2010
RALLY UNIVERSITÁRIO FIAT
Hoje as 9h31 foi dada a largada para a 2ª etapa do Rally Universitário Fiat, em São José dos Campos. Evento beneficiente, toda sua arrecadação vai para o Grupo de Apoio a Criança com Cancêr - GACC. Os pilotos devem percorrer um trajeto desconhecido, onde apenas a planilha do navegador serve como referência.
E é claro que a GGOO está presente. Com uma licença especial, temos total liberdade para tirar fotos, gravar entrevistas, e até comer os salgadinhos dos participantes.
Aguardem noticias.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
HISTÓRIAS E MAIS HISTÓRIAS*
Tive a satisfação de editar na última semana o quarto programa da série Histórias com Galvão Bueno, a pedidos. Pedido irrecusável, ainda mais porque o entrevistado é o “pai de todos”: Emerson Fittipaldi.
No programa, o Rato narra toda sua trajetória que o levou do colo do pai Wilsão, na primeira visita a Interlagos em 1951 até hoje, passando pelos anos inesquecíveis do automobilismo brasileiro nos anos 60, a aventura quase solitária na Fórmula Ford, a passagem para a Fórmula 1 em menos de um ano, os títulos, as conquistas, os sonhos e as tristezas de ver oito colegas de profissão mortos em acidentes ocorridos entre 1970 e 1980, período em que esteve na categoria máxima.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
ATELIÊ FILOMENA MENA MENA
A Filomena Mena Mena está de cara nova. A Filomena de seus encantos, fuxicos e retalhos. A Filomena artesã. A Filomena cheia de novidades e muitas belezas em seu interior. A Filomena que cria. A Filomena que ensina. A Filomena para todos os momentos. Que saudades da Filomena e de seus remendos.
A Filomena Mena Mena é uma loja de artesanato, criada pela nossa primeira dama, Carolina, que vende produtos maravilhosos, artesanais, como estes:
A Filomena Mena Mena fica na Rua Coronel Amâncio Bueno, 232 - Centro de Jaguariúna. O telefone é: (19)3867 3689.
Mas se você gostou deste ótimo trabalho e não pode ir até Jaguariúna, você pode comprar diretamente pela internet através da loja virtual da Filomena Mena Mena: http://www.ateliefilomenamenamena.com.br/
GP DA CHINA: BASTIDORES DA REUNIÃO DA FERRARI
PIRELLI DE VOLTA?
“É uma hipótese a avaliar se as mudanças forem validadas”, declarou Provera. Assim como a Michelin, a Pirelli defende a introdução de rodas de 18 polegadas de diâmetro no lugar das de 13, usadas atualmente. Outra proposta é que os membros da Fota (associação das equipes de F1) ajudem nos custos do fornecimento da borracha, informa o site GRANDE PREMIO.
Além da Pirelli e da Michelin, a Cooper Avon é outra forte candidata para substituir a Bridgestone na F1 a partir do ano que vem. A fornecedora americana, aliás, é a preferida de Bernie Ecclestone, que não está disposto a trazer de volta para a categoria a “guerra dos pneus”.
Os times pressionam a FIA e Ecclestone para que uma decisão sobre o assunto seja tomada o mais rápido possível. As equipes esperam que a questão seja solucionada até o GP da Espanha, que acontece no início de maio, em Barcelona.
Se a Pirelli voltar, sem dúvida voltaremos a ver belos comerciais como este:
Ao contrário dos que a Bridgestone promove, como este aqui.
EIS O VELOPARK
quarta-feira, 21 de abril de 2010
A PRIMEIRA VEZ DE AYRTON SENNA
A vitória, na chuva, foi obtida através de um show de controle, habilidade e velocidade, chegando a colocar mais de um minuto de vantagem sobre Michele Alboreto, o segundo colocado. A história era escrita do jeito em que caracterizamos Ayrton, sua habilidade em pilotar na chuva sempre no limite.
Ficam as lembranças deste dia triste para o povo brasileiro e feliz para os amantes da F-1.
terça-feira, 20 de abril de 2010
(OFF): O PROBLEMÁTICO RÁDIO DE NICO ROSBERG NO GP DA CHINA
SOBRE MASSA E ALONSO
Massa errou e foi ultrapassado na pista, normal. O que não é normal é ele aceitar tão facilmente a ultrapassagem. Faltou brio, faltou bater roda, mostrar garra, falar quem manda na equipe. Pela segunda vez, perdeu a chance de mostrar isso. Com isso, Alonso vai ganhando espaço, já ganhou corrida, vai se mostrando mais veloz e, mesmo com os vários e sérios problemas de motor que vem enfrentando, consegue ter destaque nas corridas.
Acorda, Massa. O campeonato não acabou, ainda.
E só pra apimentar mais, mesmo com Schumacher, o Barrichello não abria tão facilmente assim...ou estou errado?
JORNALISTAS, FOTÓGRAFOS, BLOGUEIROS, CORRIDAS...*
Sábado, abordei aqui a questão do credenciamento de jornalistas para os eventos de automobilismo. Nem dou link, foi no texto logo aí abaixo. E, como prometido, sabatinei no domingo em Jacarepaguá o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, a esse respeito. Pinteiro, como já comentei, é sujeito bom de papo, tem boas tiradas, aplica frases de efeito pertinentes e não costuma fugir de um debate.
Manda a regra do bom jornalismo que entrevistas têm de ser gravadas. Não gravei porcaria nenhuma. Primeiro, porque o BLuc não é produto jornalismo. Segundo, porque conversa de homem pra homem é fiada no princípio básico de que ninguém compromete-se com o que não vá honrar, é o que se espera, principalmente de alguém que fala sabendo que terá suas considerações reproduzidas a outros. Terceiro, porque a conversa não foi uma porcaria.
Aos fatos. Pinteiro confirmou que a CBA trabalha para diminuir o número de jornalistas credenciados à cobertura dos eventos. Um trabalho, obviamente, confiado ao assessor de imprensa da entidade, no caso o jornalista Wagner Gonzalez. Concordou, o presidente, que o critério para a cessão do credenciamento não deve ser atrelado ao porte ou não de diploma universitário e definiu a postura como “de valorização”.
Pinteiro entende que a credencial de imprensa existe para profissionais que exercem atividade jornalística ou de divulgação terem reconhecimento. “Há muita gente que pede a credencial, pega, vem pro autódromo e fica andando de lá para cá, olhando os carros, tira uma fotinha com o celular. Só para colocar no Orkut, às vezes nem isso, e ele está com uma credencial de imprensa pendurada no pescoço. Aí, o jornalista de fato fica rebaixado ao mesmo nível de um curioso que está aqui dentro só porque gosta”, falou.
Foi quando ponderei que há casos de blogs ou mesmo de sites que são mantidos por puro diletantismo de seus mantenedores e que acabam proporcionando a seus públicos direcionados uma exposição em larga escala. O presidente concordou que essas pessoas têm de ser credenciadas para os eventos. “Sempre com critérios, e existe a condição para sabermos sempre quem é do ramo, quem dá essa exposição como contrapartida ao automobilismo”, condicionou.
Aí impus a questão mais delicada de que ouço falar – a de fotógrafos que atuam nas corridas credenciados como membros de imprensa, mas que não têm qualquer ligação com veículos de comunicação. São fotógrafos, e conheço vários deles, que vão a um autódromo ou kartódromo, produzem seu material e comercializam fotos e pôsteres aos pilotos, aos patrocinadores, a agências, a quem bem entenderem.
Expus a Pinteiro que uma imagem vendida pelo fotógrafo a alguém envolvido com o contexto fotografado também há de proporcionar retorno. Não na mídia quando compreendida a partir de um veículo de comunicação, mas em exposição que terá potencial para atrair ao automobilismo a atenção de um público que não consome, necessariamente, esses veículos.
Deu para entender o que eu quis dizer aqui? Parece linguagem acadêmica, credo. Tomem o exemplo do pôster de um carro ou kart na parede de um comércio qualquer. Da loja de tintas do pai de um piloto, por exemplo. Todo mundo que ali entrar para comprar uma lixa ou uma brocha vai, ainda que por instantes, ter um contato – por vezes inédito – com o kartismo.
Bem, a conversa com o Pinteiro não foi tão enrolada e nem tão chata, ele tinha mais o que fazer em Jacarepaguá e eu também. Resumo da ópera, o dirigente garantiu-me que há, também, espaço para estes profissionais. E opinou que são úteis para o automobilismo, talvez não com esses termos – como já disse, não gravei a entrevista. “Mas temos de elaborar um outro tipo de credenciamento, esse fotógrafo vai para o autódromo fazer seu trabalho, mas não com uma credencial de imprensa”, comprometeu-se.
Existe, explicou Cleyton Pinteiro, uma preocupação adicional com a segurança. “Principalmente nas provas de kart, o fotógrafo vai para o meio da pista, acaba dando um carteiraço no fiscal, no segurança, e fica tirando suas fotos em posição de risco”, ilustrou, citando o caso de um fotógrafo que acabou sendo atingido por um kart desgovernado enquanto trabalhava de um ponto onde não deveria estar e depois acionou as entidades esportivas.
“Nós não queremos impedir ninguém de trabalhar. Queremos, sim, dar condições melhores para quem vai trabalhar. Por isso estamos estudando e avaliando as mudanças que vamos fazer na regulamentação desse credenciamento”, concluiu. “É mais fácil, ou menos difícil, você administrar uma exceção do que combater uma regra”, ilustrou.
Tenho, quando converso com Pinteiro, a impressão de que evita comparações com a gestão de seu antecessor Paulo Scaglione. No caso do credenciamento de imprensa, foi explícito. “Nos anos anteriores, a CBA distribuiu um número excessivo de credenciais de imprensa, isso também acabou acostumando mal as pessoas”, observou.
Enfim, o compromisso que Cleyton Pinteiro assumiu – e disse que eu poderia escrever que ele assinaria embaixo – é que ninguém que de fato faça por merecer o credenciamento para atuação no automobilismo deixará de obter o acesso, e que só o que vai mudar são os critérios desse processo todo.
Quem disse que uma boa conversa não leva a soluções?
AS LARGADAS DO FINAL DE SEMANA
Enfim, largada por largada, fico com estas de João Paulo Oliveira na F. Nippon e de Tony Kanaan, na Indy, em vídeo montado por Kiko Stone e disponibilizado via Twitter.
Além disso tudo, bem interessante o design dos carros japoneses, não?
segunda-feira, 19 de abril de 2010
SP INDY 300: NOVA DATA?
Todos os lados querem 1/5. Assim a organização teria mais tempo para preparar o evento. Principalmente a pista do Anhembi, que teria quase três meses para ser montada - já que data é distante do Carnaval. A corrida deve ser a quarta do calendário de 2011, depois viriam as 500 Milhas de Indianapolis.
Ou seja, a São Paulo Indy 300, seria a corrida anterior a etapa do estado de Idiana. O traçado não deve ter nenhuma alteração.
VITÓRIA DE ROBERVAL; VITÓRIA DO AUTOMOBILISMO*
O lindo domingo de sol e calor no Autódromo de Jacarepaguá foi glorioso para o automobilismo brasileiro. Sem resvalar no exagero de uns e outros, mais de 30 mil pessoas lotaram arquibancadas e camarotes montados na pista carioca para ver as provas da Porsche GT3 Cup e da inédita corrida da Fórmula Truck, vencida por Roberval Andrade.
Inédita porque, se me lembro bem, em 1999 eles estavam no programa da Rio 200 – a corrida da Fórmula Indy no Brasil – como evento suporte da corrida do certame estadunidense. Mas com a chuva e os atrasos do sábado, a exibição foi cancelada. Um buzinaço selou os protestos contra os ianques, que de nada adiantaram.
O tempo passou, passou e passou. Jacarepaguá, hoje um simulacro de autódromo, despiu-se de sua imagem de abandono e graças aos esforços de Neusa Navarro Félix e seus comandados, a Fórmula Truck fez muito mais pelo autódromo do que a prefeitura do Rio de Janeiro desde a passagem da Stock Car por aqui, no fim do ano passado.
O excepcional público visto hoje em Jacarepaguá é a prova viva de que mesmo com sol, praia e futebol (havia hoje à tarde a decisão da Taça Rio, que deu o título do campeonato ao Botafogo), o carioca gosta de automobilismo. O brasileiro gosta de automobilismo. Uma eficiente divulgação enche autódromos. E o Rio não pode ficar sem um Autódromo à altura de sua tradição no esporte. Nunca.
Querem provas? De onde são as seguintes equipes: Vogel, A. Mattheis, Officer-Pamplona e JF Racing?
Sim, são do Rio de Janeiro. Estão na região serrana, a 80 km da pista. Mas são do estado. São parte da história do automobilismo do Rio. E como negar a existência de um Mauro Vogel, de um Jorge Freitas ou mesmo de Andreas Mattheis?
Como negar que o esporte gera dezenas de empregos diretos?
E como negar também que foi uma burrice siderúrgica destruir o setor norte da pista para se erguer uma piscina que não tem competição nenhuma, uma arena que só tem show e jogos de basquete aqui e alhures, além de um velódromo, que não interferiu na geografia do circuito, mas que também vive às moscas como os outros aparelhos esportivos?
O Rio de Janeiro pode ser uma cidade olímpica sim. Pode ser a sede da final da Copa do Mundo sim. Mas não pode desmerecer um esporte que deu ao país oito títulos mundiais de Fórmula 1 e tantos outros em diversas categorias pelo planeta todo. Não pode.
E não surpreendem as palavras duras de Alexandre Barros, que mais do que nenhum outro piloto, pôde vivenciar o apogeu do Autódromo e as reformas que tornaram possíveis as corridas do Mundial de Motovelocidade entre 1995 e 2004.
“Triste, investimos cinco anos de trabalho para conseguir deixar esse autódromo pronto para a MotoGP, conseguir o asfalto certo, tudo, para virem e fazer isso, o Rio de Janeiro não pode ficar sem um autódromo.”
São declarações de um piloto que não é um qualquer. Alexandre é um ídolo, uma referência do esporte que faz muita falta como representante do Brasil no circuito mundial.
Voltando ao que se viu na pista, 24 “brutos” deram show em 60 minutos de corrida em Jacarepaguá. O pole position Danilo Dirani perdeu a ponta logo na largada para Roberval Andrade e depois o câmbio de seu Ford Cargo falhou. O piloto do Scania com as cores do Corinthians dominou as 29 voltas até a quadriculada, com Leandro Reis em segundo e “Hisgué” Benavides em terceiro.
Felipe Giaffone saiu em último, chegou em quinto e com o resultado ainda lidera o campeonato, com 43 pontos – mesmo total de “Hisgué”, porém com uma vitória a mais. Leandro Reis é o terceiro, quatro unidades atrás e Roberval Andrade é o quarto, com 35.
A terceira etapa do campeonato é em Caruaru, capital mundial do Forró, dia 16 de maio.
PILOTOS: PIERLUIGI MARTINI
É o melhor piloto da história da Minardi - pilotou o primeiro carro da equipe em 1985, marcou o primeiro ponto no Grande Prêmio do Leste dos Estados Unidos de 1988, conseguiu a única largada na primeira fila no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1990 (auxiliado pelos pneus especiais da Pirelli), a única volta na liderança de uma corrida no Grande Prêmio de Portugal de 1989 e os dois melhores resultados do time de Faenza na Fórmula 1, dois quartos lugares em San Marino e Portugal, em 1991. Após fracos resultados em 1995, Martini decide abandonar a F-1 aos 34 anos de idade.
Em 1999, ele venceu as 24 Horas de Le Mans juntamente com o francês Yannick Dalmas e com o alemão Joachim Winkelhock pilotando uma BMW. Depois se afastou do esporte, porém, Martini voltou à ativa em 2006, e disputou a Grand Prix Masters.
domingo, 18 de abril de 2010
GGOO BOLÃO F1 2010 - Resultados do GP CHINA
Pole Position - VETTEL
Posição no Grid Aleatória (02º) - WEBBER
Volta mais rápida na corrida - HAMILTON
01º colocado na corrida - BUTTON
02º colocado na corrida - HAMILTON
03º colocado na corrida - ROSBERG
04º colocado na corrida - ALONSO
05º colocado na corrida - KUBICA
06º colocado na corrida - VETTEL
07º colocado na corrida - PETROV
08º colocado na corrida - WEBBER
09º colocado na corrida - MASSA
10º colocado na corrida - SCHUMACHER
PONTUAÇÃO NO BOLÃO:
46 pontos - RENNER
39 pontos - RUI LENHARI R10 / ANDRÉ ROQUE
34 pontos - A. ROQUE / JOÃO FELICIANO / IGOR DPN
31 pontos - CÁSSIO
30 pontos - KAKINHU
27 pontos - MAURICIO PELOSO
26 pontos - MARCOS / MARCO / PRIMEIRA DAMA
25 pontos - MARCELÃO
21 pontos - VANUSA
20 pontos - DUFF / RICARDO
18 pontos - ANGELO DUI
16 pontos - TIO BRUNO / DORLY PEREIRA
08 pontos - CASSIOLEAO / CARLOS CARIOCA / RODRIGO PIOIO / ICE
Os demais participantes não pontuaram
LONG BEACH BY...GRAHAM RAHAL
Se não temos nosso Moconauta, vamos de Graham Rahal, aproveitem:
sexta-feira, 16 de abril de 2010
[OFF] NOVA TÉCNICA PARA PIANOS
Depois dessa, só posso desejar um bom fim de semana à todos!
quinta-feira, 15 de abril de 2010
SHANGHAI BY GGOO
Uma pista onde nenhum piloto conseguiu vencer mais de uma vez. Curvas rápidas, porém, com os pontos de ultrapassagem mais uma vez no molde de Hermann Tilke. Ou seja, retão e freada forte.
E agora, além desta volta, também apresentaremos as informações e características de cada pista, fornecidas pela equipe Williams para o Blog da GGOO:
PILOTOS RECLAMAM DE HAMILTON
O inglês recebeu apenas uma advertência, o que gerou reclamação por parte da equipe Renault. Nesta semana, outros pilotos também criticaram Hamilton.
"Não foi certo. Os pilotos têm um acordo, obviamente um acordo verbal, nada foi assinado. Você pode mudar de direção apenas uma vez durante uma defesa. Para mim, é algo desde os tempos de Fórmula Ford", afirmou Rubens Barrichello. "Se fosse comigo, teria bloqueado ele, porque não foi certo", completou o brasileiro de forma dura.
Robert Kubica, da Renault, é outro que não concorda com a manobra de Hamilton.
"A maneira que ele dirigiu não foi correta. Eu achava que algo deveria ter sido feito. De acordo com as regras, eu acho que deveria ter sido dada uma penalização. Lendo o regulamento, fica claro para mim o que pode ser feito. Vendo a Malásia, não fica mais tão claro para mim", disse o polonês.
Mark Webber acredita que o problema deverá ser discutido na reunião dos pilotos antes da corrida da China, neste final de semana.
"Você não verá Lewis fazer aquilo de novo", afirmou o australiano.
No final, fica a pergunta, o que queremos ver é disputas ou corrida de autorama? Deixa o cara dar o seu show...
COULTHARD DE VOLTA?
Os atuais pilotos reservas da escuderia das bebidas energéticas, Daniel Ricciardo e Brendon Hartley, estarão em Aragón, na Espanha, para a estreia da temporada da World Series. Ambos são pilotos da equipe francesa Tech 1.
Ricciardo, campeão da última temporada da F3 inglesa, é cotado para assumir um dos lugares da Red Bull no futuro, busca adquirir experiência na categoria ― que já revelou Jaime Alguersuari ―, visando alcançar a F1 em breve. "É importante ser capaz de lidar com a pressão e o número de eventos para se preparar para um futuro na F1", afirmou.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
STOCK EM RIBEIRÃO: TRAÇADO É MODIFICADO
Exibir mapa ampliado
GP DA CHINA - HORÁRIOS
Treino Livre 1 (Qui) 23:00 - (Sex) 00:30
Treino Livre 2 03:00 - 04:30
Sáb 17 Abril 2010
Treino Livre 3 00:00 - 01:00
Treino Classificatório 03:00
Dom 18 Abril 2010
Corrida 04:00
* Horários de Brasília (GMT -03:00)
GP DA CHINA: CURIOSIDADES
Rubens Barrichello venceu a corrida inaugural do circuito de Xangai, pela Ferrari. Foi a última vitória do brasileiro pela equipe italiana.
Depois, nos anos seguintes, foi a vez de Fernando Alonso, pela Renault, Michael Schumacher, na Ferrari, Kimi Raikkonen, também pelo time de Maranello, Lewis Hamilton, pela McLaren, e, no ano passado, Sebastian Vettel, em prova que marcou o primeiro triunfo da equipe Red Bull.
Com a exceção de Raikkonen, hoje competindo no Mundial de Rali, todos os outros são candidatos à segunda vitória no GP chinês, que acontece no próximo domingo.
terça-feira, 13 de abril de 2010
GGOO STOCKCAR: AO VIVO EM CURITIBA
CHUVA NA CHINA?
As previsões de longo alcance — e por isso, mais falíveis — apontavam que havia 85% de chance de chover durante o domingo à tarde. Nesta terça-feira (13), o Weather Channel já aponta 60% de possibilidades. A temperatura máxima deve ser de 18ºC e a mínima de 13ºC.
Na sexta-feira e no sábado de treinos, é previsto apenas sol, embora sem calor. Para a classificação, por exemplo, a temperatura mais alta está estimada em 16ºC.
No ano passado, o GP chinês foi disputado sob chuva e vencido por Sebastian Vettel, com Mark Webber completando a dobradinha da Red Bull. Jenson Button, à época na Brawn, fechou o pódio em Xangai.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
PILOTOS: RENÉ ARNOUX
Arnoux competiu na Fórmula Um de 1978 a 1989, obtendo 7 vitórias, 18 pole positions, 22 podiums e 181 pontos em toda a sua carreira. Competiu também na GP Masters, ao lado de outros veteranos da Fórmula Um.
Ele também foi protagonista da maior batalha da Formula 1, esta foi contra Gilles Villeneuve em Dijon - Prenois (1979). Ele pode não ter vencido a batalha contra Villeneuve mas deixou seu nome estampado na Formula 1. Batalha que pode ser vista ao final deste artigo.
Em 1983, Arnoux fez um grande campeonato no final da primeira e início da segunda fase. Chegou a pontuar nas 6 corridas com 5 podiuns incluindo as três vitórias importante fazendo com o piloto da Ferrari nº 28 disputasse o campeonato com Prost e Piquet na reta final. Chegou a ocupar a vice-liderança com chances de ser campeão, já que estava 2 pontos atrás de Alain Prost da Renault. Porém, na penúltima etapa, no Grande Prêmio da Europa, em Brands Hatch, na Inglaterra, o piloto sentiu a pressão. Largando na 5ª posição, chegou a mantê-la por 9 voltas seguidas, até que rodou na 19ª volta. Perdendo várias posições, teve que fazer uma enorme corrida de recuperação; terminou em 9º lugar. Sem pontuar, caiu para 3º, indo para a última etapa no Grande Prêmio da África do Sul em Kyalami precisando da vitória e torcer para que Prost termine em 6º e Piquet em 4º lugar. Arnoux largou na 4ª posição, perdeu três e ocupou a 7ª por quatro voltas seguidas, caiu para 8ª por mais quatros voltas seguidas também, até que o motor italiano estourou. Arnoux abandonou a prova e o sonho de ser o primeiro piloto francês campeão mundial acabou.
sábado, 10 de abril de 2010
BARBER BY...SCOTT DIXON
HISPANIA QUER PILOTOS EXPERIENTES!
"Vamos em breve utilizar pilotos experientes nas sextas-feiras dos GPs para fazer comparações", falou Kolles à revista alemã "Auto Bild". A intenção é a de permitir à dupla titular uma melhora mais rápida em relação aos rivais no grid.
A Hispania também vai alugar um túnel de vento e desenvolver o carro independentemente "para se distanciar do nível da GP2". São especulados os nomes de Giancarlo Fisichella, Christian Klien, Kazuki Nakajima e Jacques Villeneuve.
LEGENDE A FOTO
sexta-feira, 9 de abril de 2010
F1: OS MOTORES UTILIZADOS ATÉ A 3ª ETAPA
O superaquecimento nos motores da escuderia italiana preocupa dirigentes, que farão uma reunião para discutir soluções que possam ser tomadas a tempo de evitar o fracasso do time na temporada, informa o site TAZIO.
Dentre as equipes grandes, McLaren, Mercedes e Force India já trocaram de propulsor por duas vezes cada uma, junto com a Toro Rosso.
A Red Bull de Sebastian Vettel e Mark Webber lançou mão de dois motores para o carro do alemão, ao passo que o australiano precisou de apenas um, assim como acontece com Rubens Barrichello e Nico Hulkenberg na Williams.
Vale lembrar que a regra sobre a troca de propulsores permite a troca de até oito unidades durante toda a temporada, que é formada por 19 disputas.
Caso necessite realizar a troca de um motor além do permitido, o competidor será penalizado com a perda de dez posições no grid da corrida que irá disputar, algo que pode tirar a Ferrari da briga pelo título no final do campeonato, já que Massa é o atual líder, com 39 pontos.
Confira a lista completa dos motores utilizados até agora:
1. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 2 motores
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 2
3. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 2
4. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 2
5. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 2
6. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1
7. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 3
8. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 3
9. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1
10. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), 1
11. Robert Kubica (POL/Renault), 1
12. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1
13. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 2
14. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), 2
15. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 2
16. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 2
17. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 2
18. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), 2
19. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), 1
20. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 2
21. Pedro de La Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 1
22. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1
23. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), 2
24. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 1
RAIO X: COPERSUCAR FITTIPALDI
SAM MICHAEL SOBRE BARRICHELLO: "UM DOS MELHORES COM QUEM TRABALHEI"
"A temporada ainda está no início, mas tenho que dizer que ele é um dos melhores pilotos com quem eu já trabalhei. Ele sabe o que é importante para tornar o carro mais rápido”, comentou.
Segundo o dirigente, Barrichello deu uma enorme contribuição para o desenvolvimento do carro da Williams. Entre as pessoas com quem trabalhou nos últimos anos, comparáveis ao brasileiro, Sam só consegue indicar dois.
"Para ser honesto, eu não trabalhei com ninguém tão bom quanto ele desde quando trabalhei com [Heinz-Harald] Frentzen e [Damon] Hill quando eu estava na Jordan há 12 anos. Essa foi a última vez em que estive com caras desse calibre. Ele realmente é muito impressionante”, continuou o diretor-técnico. E não parou por aí.
"Nós imaginamos que ele seria bom, mas ele tem superado bastante as nossas expectativas – e isso vale para todos na equipe, Adam [Parr], Patrick [Head], Frank [Williams] e a mim. O cara está em um nível realmente especial”, declarou.
O dirigente repetiu o discurso de espanto por Barrichello nunca ter levantado uma taça de campeão da F1 em sua carreira. “O que provavelmente nos surpreendeu mais foi o que nós pensamos: ‘Como esse cara não foi várias vezes campeão do mundo?’, porque ele é melhor do que alguns que foram campeões. Há sempre uma fase de lua-de-mel, mas, até agora, é uma parceria perfeita.”
Por fim, Michael elogiou a atuação de Barrichello no treino de classificação para o GP da Malásia, no circuito de Sepang, quando choveu bastante. “Rubens foi muito útil. Todas suas opções de pneus estavam corretas. Eu estava entrando em pânico no Q2 com ambos os carros com intermediários, só [Vitaly] Petrov, Michael [Schumacher], Rubens e Nico estavam com esses pneus, os outros estavam com extremos, então eu estava muito preocupado com isso.”
“Quando Rubens saiu do pit lane, ele disse: ‘Droga, está muito molhado’, e então ele virou na curva 7 e falou: ‘Estamos definitivamente com os pneus certos. Ele sabia disso em sua volta de instalação e eu estava confortável”, concluiu.
quinta-feira, 8 de abril de 2010
[OFF] ASF AGANIE DON'T HAVE MODE LONER DOW?? parte 2
GGOO NEWS EDIÇÃO Nº 2
A recompensa disso tudo, veio através de páginas que deliciosamente leremos, com textos que inspiram e emocionam e com muitas novidades, sempre sob uma exigente análise editorial a cargo de Daniel Macarenco. Ainda nesta edição, textos de Augusto Roque, charges com Dr. Roque, entrevista com Leonardo Cordeiro, enfim, só matérias bem legais, que fogem do trivial.
Senhoras e senhores, aqui está a GGOO News nº 2, leiam sem moderação:
Para quem quiser baixar em pdf, basta clicar aqui.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
EXCLUSIVO EM RIBEIRÃO PRETO: UMA VOLTA PELA PISTA DA STOCK
Aumentem o som, e fiquem vidrados em mais uma demonstração exclusiva do Blog da GGOO:
No final,a recompensa foi um chopp do Pinguim...afinal, presidente também trabalha.
terça-feira, 6 de abril de 2010
GGOO News Edição Nº 2 - Prévia
Depois da apresentação do novo modo de visualização da GGOO News, chegou a hora de anunciar as principais novidades da segunda edição. A revista está linda, ficou claro o amadurecimento dos profissionais por trás dela, da vontade de lançar agora, mas ainda é cedo. Mas enfim, a hora está chegando.
Tudo o que rolou na abertura do mundial da Indy e a visão dos torcedores.
Entrevista com Leonardo Cordeiro - Por Daniel Macarenco
Entrevista foi o tema mais pedido pelos leitores para a segunda versão. Fomos atrás e falamos com Leonardo Cordeiro, piloto brasileiro da GP3.
CFD - Por Daniel Macarenco
Saiba mais sobre o equipamento utilizado pela Virgin Racing na construção do VR-01.
Fittipa (Charge) - Por Dr. Roque
Dr. Roque estréia na revista com o resumo do GP do Bahrein e do GP da Austrália.
BOA, RUBENS!
É assim com qualquer pessoa, de qualquer nível, diria até que é cultural ao povo brasileiro. Porém, quando estas mesmas brincadeiras são feitas por certas pessoas o mundo parece virar "certinho demais" e qualquer brincadeira passa a ser respondida com olhar crítico e desaprovação.
A resposta que Rubens deu hoje, mostra exatamente isso: “Após a prova, em uma entrevista coletiva, fiz uma brincadeira com o Di Grassi que precisávamos melhorar muito nossas "porcarias" pra chegar no nível do então novo líder e nosso amigo Massa. Foi total descontraído, e quem viu ao vivo sentiu exatamente isso. E não é que novamente algumas pessoas da imprensa pegaram pesado falando que falei mal da equipe. Ah, minha gente, chega com isso”, falou o brasileiro.
Barrichello usou Karun Chandhok como exemplo para demonstrar sua indignação com setores da mídia no Brasil. “Enquanto Chandhock chega em 15º e seu país lhe bate palmas olhando o lado bom do copo, alguns indivíduos no Brasil ainda teimam em olhar o outro lado do copo e esculachar o piloto. O que vai levar isso? O que vai mudar a vida deles? Nada. Continuarão sendo maldosos e vendedores de informações criadas e mal interpretadas”, desabafou.
“Falar mal de um político que fez seu papel mal é uma coisa, agora querer ver chuva onde não chove é completamente outra. Já estou farto desse povo da idade da pedra que não aprende nunca. Ficarão velhos e verão que a vida passou rápido e que não aprenderam nada. Já deveria ter falado isso há muitos anos”, completou Rubens.
Neste caso, ponto para Rubens Barrichello.