segunda-feira, 31 de agosto de 2009

FOTO DO DIA

Emerson "Rock'n'Roll" Fittipaldi, no GP da Argentina de 1979. (clique para ampliar)

GP DA BÉLGICA: AS LARGADAS

Recebi essa por email, do Marcelo que trabalha numa seguradora, mostrando as largadas, on board, de Rubens Barrichello, Kimi Raikkonen, Jenson Button e Lewis Hamilton.



Apesar do carro ter "parado" na largada, sem dúvida, Rubens fez excepcionais manobras, passando 7 carros, pela minha contagem.

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO?

Dada as declarações e os vídeos apresentados. Vamos analisar atentamente a tal denúncia da "batida" proposital de Nelson Piquet no GP de Cingapura, a mando de Flávio Briatore.

Segundo Luiz Fernando Ramos, "ninguém confirma, mas não há muitas dúvidas que a denúncia partiu da parte do ex-piloto". E ao enfrentar Briatore existem duas possibilidades:

a) Ele nunca mais voltar para a categoria

b) Briatore ter que responder à FIA

Sobre nunca mais correr na categoria, possivelmente isso é improvável, dado a quantidade de novas equipes que debutam o ano que vem. Porém fica a dúvida, será que alguma equipe contrataria alguém que gerou tantos problemas, mas que é relativamente bom?

Agora, a hipótese b é a que, no momento, mais me chama a atenção. Se analisarmos bem, Ron Dennis e Flávio Briatore eram os grandes desafetos de Max Mosley. Desta forma, com a investigação presente, abre-se mais um pressuposto para o italiano deixar a categoria e, possivelmente, a paz reinar novamente.

Uma vez que, usando as palavras do Duff, Montezemolo só encrenca se algo 'prejudicar' a Ferrari, e, em um cenário político, digamos que Briatore é oposição e Montezemolo é PMDB.

Para bom entendedor, meia palavra basta.

F1: DIVAGAÇÕES SOBRE A RETA FINAL DA TEMPORADA

Em um papo matinal com nosso nobre Rodrigo Moconauta, divagamos sobre a reta final do campeonato de F-1. Muita coisa em jogo, muitos pontos. Muitas equipes.

É aí que está a vantagem e desvantagem de Button. Como assim?

Primeiro percebemos um Rubens Barrichello extremamente ansioso, o que pode se explicar (e não justificar) a falha na largada para o GP da Bélgica.

Button, claramente, não está andando nada há algumas provas. E aí entram, Mclaren e Ferrari.

Imaginemos se em Monza as 4 equipes do campeonato (Brawn, Red Bull, Ferrari e Mclaren) resolvem andar, como vem aparecendo nas últimas provas... e digo mais... suponhamos que o Button se enrosque na 1ª variante de novo (o que não é difícil, ainda mais em Monza para quem larga no meio do pelotão) e a Ferrari e a Mclaren liderem...

Ai o que seria bom para o Button, pode ser a sorte de Barrichello.

Porém são suposições...porque, definitivamente, deste campeonato não entendo mais nada.

A POLÊMICA DA RENAULT: TIRE AS SUAS CONCLUSÕES

Depois do alarmante aviso dado durante a prova da Bélgica de F1, por Reginaldo Leme, sobre um possível acidente proposital de Nelson Piquet no GP de Cingapura, consegui resgatar os vídeos para que cada um de nós tire a própria conclusão:



Lembrando que, ainda na volta de apresentação, Nelsinho tinha perdido o controle do carro (e que não foi mostrado na hora pela TV), abaixo as imagens:



Complicado de perceber algo, mas que gera suspeitas isso gera, sem dúvida.

domingo, 30 de agosto de 2009

[OFF] VOLANTE X DROGAS

Pra quem acha que é só o alcool que provoca acidentes no trânsito.
Seria cômico se não fosse trágico.

GGOO BOLÃO F1 2009 - Resultados do GP BÉLGICA

RESULTADO OFICIAL DA CORRIDA:
Pole Position - FISICHELLA
Posição no Grid Aleatória (09º) - WEBBER
Volta mais rápida na corrida - VETTEL
1º colocado na corrida - RAIKKONEN
2º colocado na corrida - FISICHELLA
3º colocado na corrida - VETTEL
4º colocado na corrida - KUBICA
5º colocado na corrida - HEIDFELD
6º colocado na corrida - KOVALAINEN
7º colocado na corrida - BARRICHELLO
8º colocado na corrida - ROSBERG

PONTUAÇÃO NO BOLÃO:
06 pontos - ENGENHEIRO BETÃO
03 pontos - RODRIGO PIOIO
01 ponto - MARCELÃO
Os demais participantes não pontuaram
clique na imagem para visualizar o resultado detalhado

CLASSIFICAÇÃO GERAL:
01º - 110 pontos - TIO BRUNO
02º - 105 pontos - RUI LENHARI R10
03º - 098 pontos - IGOR DPN
04º - 097 pontos - RODRIGO PIOIO
05º - 094 pontos - CÁSSIO
06º - 084 pontos - DUFF
07º - 081 pontos - MARCELÃO
08º - 071 pontos - ANDRÉ ROQUE
09º - 070 pontos - A. ROQUE
10º - 060 pontos - JIMMY / ANGELO DUI
12º - 058 pontos - MATHEUS SILVA
13º - 057 pontos - GUILHERME BAL
14º - 055 pontos - BODIM / DR. ROQUE
16º - 054 pontos - FABRICIO
17º - 052 pontos - CIN
18º - 051 pontos - WESLEY
19º - 050 pontos - ENGENHEIRO BETÃO
20º - 048 pontos - RUDSON K9
21º - 045 pontos - LEONARDO / LITTLE LUCY / MAURICIO PELOSO
24º - 043 pontos - ALE
25º - 042 pontos - JUNIOR GOMES
26º - 040 pontos - RODRIGO CABRAL
27º - 039 pontos - VANUSA / XANDÃO
29º - 037 pontos - RAFAEL ORLANDO
30º - 033 pontos - MARCOS / S
32º - 032 pontos - DIOGO
33º - 031 pontos - MARCO
34º - 028 pontos - CARLOS CARIOCA
35º - 026 pontos - LUCAS ALONSO
36º - 019 pontos - OTÁVIO
37º - 018 pontos - ELMER
38º - 012 pontos - THE SWAN
39º - 008 pontos - TIMBÓ / DOU JUANES
41º - 004 pontos - VALÉRIA
42º - 003 pontos - STIK10
43º - 002 pontos - ROJO
clique na imagem para visualizar o resultado detalhado

A NOVA BOMBA DA F-1

E pra quem achava que o caso de espionagem da Mclaren tinha sido o grande escândalo da F-1, surpreenda-se de novo.
Foi comentado por Reginaldo Leme, durante a transmissão do GP da Bélgica, que Flávio Briattore estaria sendo investigado pela FIA - que contratou uma empresa independente - acerca do episódio do acidente de Nelsinho Piquet no GP de Cingapura do ano passado.
Suspeita-se que o acidente tenha sido deliberadamente provocado, por ordem de Briattore, para favorecer o asturiano na prova.
Segundo ainda comentário de Reginaldo Leme, o próprio Massa teria se dirigido até Briattore e falado "isso não está certo, você provocou isso".
Salientou ainda Reginaldo, que há provas contundentes que incriminam Briatorre.
Essa hipótese foi muito discutida em vários sites, blogs e comunidades na net, após a corrida, mas preferimos acreditar que se tratava de uma simples teoria da conspiração.
Agora a bomba estourou. Ou ainda vai estourar?
Galvão disse não acreditar que isso seria possível.
Vindo de Briattore, eu acredito.
E Nelsinho, depois de ser preterido por Briattore e já te-lo criticado muito por isso, qual será sua atitude? Vai abrir o baú?
Lembrando ainda que tem o Nelsão nessa briga, ou seja, a coisa vai feder!!!
Os próximos capítulos dessa novela, serão, com certeza, muito mais emocionantes que as da Globo.
Como diz no amigo Roque, a ver!!!

sábado, 29 de agosto de 2009

GP BRASIL: CONTAGEM REGRESSIVA

A partir de agora começamos a contagem regressiva para o evento mais esperado do ano, o GP Brasil.

E como a GGOO estará presente, agitando (e amarelando) o setor G de Interlagos, em breve começaremos também um grande especial sobre a corrida, sobre os setores, sobre como chegar e mais um monte de novidades.

Enquanto isso, faltam apenas 50 dias para o GP Brasil.

GGOO!

GP DA BÉLGICA: UM COMENTÁRIO

Force India em primeiro e Ferrari em último?

O sinal dos tempos (e da renovação) está ai!

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

GGOO MEMÓRIA: GP DA BÉLGICA, 1991



Foi quando a estrela de Ayrton Senna brilhou rumo ao tri-campeonato mundial. Excelente corrida de De Cesaris, Piquet e Moreno. Michael Schumacher estreava na F-1.

SCHUMACHER: E NÃO É QUE O RUBINHO TINHA RAZÃO?

A razão da desistência de Michael Schumacher retornar às pistas, substituindo Felipe Massa enquanto o brasileiro se recupera do grave acidente sofrido na Hungria, pode ser mais do que as dores no pescoço, como disse o Rubinho (e por isso levou uma série de críticas). De acordo com o próprio Massa, em entrevista ao jornal “O Estado de S.Paulo”, o heptacampeão teve perda de visão enquanto pilotava em Mugello com a Ferrari 2007. A revelação foi feita à Massa numa visita de Schumacher enquanto ele ainda estava no hospital AEK, em Budapeste.

"Michael chegou e me contou sobre seu teste em Mugello com a Ferrari 2007", declarou o brasileiro. "Ele disse que seu pescoço estava doendo e que ele perdeu um pouco a visão nas freadas por causa da vibração. Ele ficou chateado porque os médicos disseram que ele não podia competir", acrescentou Massa. Schumacher alegou sentir fortes dores no pescoço, admitindo que não suportaria um GP inteiro.

Fonte: O Estado de São Paulo e Grande Premio

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Spa-Francorchamps by GGOO

E chegamos ao final de semana favorito de 9 entre 10 pilotos. O motivo? Simples. Freadas fortes, "S" de alta e baixa e a curva mais desafiadora da F1. Confiram!!!


RETROVISOR


27 de agosto de 1942

Nasce Tom Belso é um ex-automobilista. Categoria:Pilotos de Fórmula 1 da Dinamarca.





27 de agosto de 1954

Nasce Derek Warwick, piloto de F1 na década de 80





27 de agosto de 1959

Nasce Gerhard Berger, piloto autríaco de F1







27 de agosto de 1967

Jack Brabham vence o GP do Canadá





27 de agosto de 1976

Nasce Mark Webber, piloto austríaco de F1




27 de agosto de 1978

Mario Andretti vence o GP da Holanda, sua última vitória na F1





27 de agosto de 1989

Ayrton Senna vence o GP da Bélgica





27 de agosto de 1995

Michael Schumacher vence o GP da Bélgica





27 de agosto de 2000

Mika Hakkinen vence o GP da Bélgica






27 de agosto de 2006

Felipe Massa larga na pole position pela primeira vez e conquista sua primeira vitória GP da Turquia



Bjus até a próxima...
Carolina Loli

FOTO DO DIA

Já que falamos de ferrari, a foto do dia é um espetáculo (clique para ampliar):



Clay Regazzoni, GP da Espanha, 1971

FERRARI: MAIS CANDIDATOS...

E a onda de especulações e boatos para a possível vaga de Badoer a partir do GP da Itália não para de crescer.

Ontem, o boato foi de Jules Bianchi, francês, empresariado por Nicolas Todt (o mesmo do Massa). Também não querendo perder a "bouquinha" e até por ser italiano, hoje foi a vez de ninguém menos do que Fisichella vender o seu peixe.

"Acho que há muitos rumores sobre isso, e já vi meu nome no topo de algumas listas. Mas a Ferrari não me procurou, então para mim não há nada. Se eles tivessem me chamado, eu poderia dizer algo diferente, mas não fui contatado. Sou um piloto da Force India, simples assim", afirmou Fisico aos jornalistas presentes em Spa-Francorchamps.

O italiano, entretanto, admitiu que seria ótimo poder guiar uma Ferrari em Monza na fase final da sua carreira na F1. "Com certeza, é um sonho para todos. Especialmente para mim, um piloto da Itália, que está, digamos, na fase final da carreira, seria uma ótima oportunidade. Seria muito legal. Tenho 220 GPs até agora, e seria algo muito legal, mesmo", declarou.

F-1 2010: O MERCADO DE PILOTOS*

* Por Rodrigo Mattar

A partir do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, espera-se que o mercado de pilotos para 2010 comece a se mexer. Nesta época, em outras e saudosas temporadas, a movimentação da “rádio paddock” já abalava as estruturas da Fórmula 1. E enquanto algumas equipes mantém um temeroso silêncio, outras apontam que pouco ou nada mudarão para o próximo ano.

Dentro das possibilidades, vamos ver como as equipes poderão ficar no próximo campeonato:

Brawn GP

Atual líder do campeonato e possível campeã mundial de Construtores em 2009, a Brawn GP fechou um acordo de três anos de contrato com um patrocinador ainda não revelado - mas que com plena certeza não será a Virgin. Ross Brawn ainda não tem o fornecedor de motor para o próximo ano e esta talvez seja a principal dúvida que paira sobre sua cabeça, pois quanto aos pilotos tudo indica que a formação será a mesma: Jenson Button e Rubens Barrichello, que está a caminho de sua 18ª temporada e da impressionante marca de 300 GPs disputados!

Red Bull

A paciência de Dietrich Mateschitz, Helmut Marko e dos demais engenheiros e técnicos chegou ao fim. A parceria com a Renault não se repetirá em 2010 e para o próximo campeonato já foram iniciadas tratativas com a Mercedes-Benz. E fica a pergunta: será que Norbert Haug e sua turma vão virar fornecedores de motor de quase meio grid? Quanto aos pilotos, tudo na mesma: Sebastian Vettel e Mark Webber tiveram seus contratos renovados e lá ficarão.

Ferrari

A tradicional escuderia de Maranello só promoveu uma mudança para 2010: a ascensão de Nicholas Tombazis ao posto de aerodinamicista da equipe de Fórmula 1. E nada mais. Um contrato com o Banco Santander deve ser anunciado por ocasião do GP da Itália e a imprensa espanhola, por seu turno, não se cansa de dizer que o futuro de Fernando Alonso é vermelho. Só que o campeão de 2007 Kimi Räikkönen tem contrato até o fim do ano que vem, assim como Felipe Massa. A permanência do brasileiro é certa. Já o finlandês…

McLaren

Martin Whitmarsh diz que a McLaren não está negociando com nenhum piloto para 2010. Mas Norbert Haug o desmente: a equipe tem interesse claro em Nico Rosberg e fará o possível e o impossível para tê-lo na próxima temporada. Uma outra solução no mercado seria Adrian Sutil, que faria como ninguém o papel de segundo piloto de Lewis Hamilton, é rápido e já trabalhou com o britânico na Fórmula 3, quando dividiam a antiga escuderia ASM. Certo é que Heikki Kövalainen não terá seu contrato renovado.

Toyota

Os japoneses são tidos como uma dúvida tremenda para 2010. A Toyota nunca venceu na Fórmula 1 e a equação de investimentos altíssimos com resultados irregulares levou até à notícia de que o time presidido por John Howett tem interesse no concurso de Jenson Button, que seria tirado da Brawn a peso de ouro - provavelmente para a vaga de Jarno Trulli, que não deve ficar por lá. Timo Glock, caso a Toyota continue, será um dos pilotos. O outro é incógnita.

Williams

Treze anos depois, a Williams pode reviver a parceria com a Renault, que rendeu títulos mundiais a Nigel Mansell, Alain Prost, Damon Hill e Jacques Villeneuve. Mesmo sem a força de outrora, a equipe vai colecionando bons resultados graças a Nico Rosberg, que deve ir embora. Outro Nico, o Hülkenberg, tem boa cotação no mercado e o título da GP2 pode ajudá-lo a chegar na Fórmula 1. Fontes confirmam que Nelson Ângelo Piquet é outro nome com boa possibilidade de conquistar uma vaga de titular para 2010.

Renault

A exemplo da Toyota, é outra montadora que tem situação incerta na Fórmula 1. Para 2010, terá que buscar um novo patrocinador: a ING cai fora no fim do contrato. E Fernando Alonso também pode abandonar o barco e assinar com a Ferrari. Caso continue, Romain Grosjean é nome certo. O outro, que ganhou força no mercado pois está livre e é uma boa aquisição é o polonês Robert Kubica - ironicamente demitido do Renault Driver Development (RDD) há alguns anos.

BMW Sauber / nova equipe

A BMW Sauber está fora em 2010. Uma equipe inteira fica desempregada e muitos profissionais sem dúvida serão aproveitados em outras equipes da Fórmula 1. Os dois pilotos, Robert Kubica e Nick Heidfeld, serão liberados dos seus contratos e são peças importantes no mercado. A FIA deve anunciar brevemente a substituta do time bávaro: fala-se em Epsilon Euskadi, equipe espanhola sediada no País Basco e também na Prodrive, de David Richards.

A Epsilon Euskadi tem excepcional estrutura técnica, Joan Villadelprat na chefia e possivelmente usará o “power train padrão” da FIA: câmbio X-Trac e motor Cosworth. A Prodrive, que já negociara com a McLaren para ser uma espécie de time B, não esconde que se chegar à F-1 deve entrar com motores Mercedes. Nenhum piloto foi cogitado por ambos os times - por enquanto.

Toro Rosso

O time dirigido por Franz Tost é hoje o pior da categoria. Seus carros, mesmo com a evolução recente implementada pela Red Bull, já levam “couro” da Force India e deram um passo pra trás do início do ano pra cá. O pacote técnico com motor Ferrari deve ser mantido, mas a equipe precisa de um nome com experiência de Fórmula 1 para evoluir. Não é com Sébastien Buemi e Jaime Alguersuari que isso irá acontecer.

Force India

O time de Vijay Malliya experimentou uma boa evolução ao longo do campeonato, com um novo pacote aerodinâmico que corrigiu em parte as falhas de projeto do VMJ02. Para 2010, espera-se um carro ainda melhor. Os motores são incerteza e os pilotos também. Giancarlo Fisichella (em fim de carreira) e seu companheiro de equipe Adrian Sutil dificilmente ficarão. Fala-se em Vitantonio Liuzzi voltando depois de um tempo ausente e até em Karum Chandhok, notório desafeto do proprietário da Force India. A ver.

Manor Motorsport

A equipe de John Booth, com Nick Wirth no comando técnico, já tem contrato com a Virgin de Richard Branson e por conta do acordo poderá mudar de nome para Virgin Racing (xiii…) no campeonato de 2010. Ainda não falou-se em pacote técnico, mas os pilotos começam a ser alvo de boatos no mercado. Três nomes surgem vinculados a esta equipe: Adam Carroll, Paul Di Resta e Lucas Di Grassi, todos estreantes na Fórmula 1.

Campos Meta

Adrián Campos, antigo piloto de Fórmula 1 entre 1987 e 1988, não quer entrar pela porta dos fundos e terá o auxílio luxuoso da Dallara para fazer valer seu projeto. Se a Epsilon Euskadi não for confirmada na vaga da BMW Sauber, ele terá o primeiro time espanhol da história da categoria. Ninguém fala no uso do motor Cosworth e do câmbio X-Trac para 2010, isto é um mero detalhe.

Mas os pilotos são, assim como na Manor, alvo de uma intensa boataria. Ao mesmo tempo em que se cogita uma dupla formada pelo experiente Pedro de la Rosa - “o grande esquecido da categoria”, nas palavras do dono da equipe - e por Vitaly Petrov, atual piloto do time na GP2, Adrián Campos dá uma tremenda bandeira sobre o brasileiro Bruno Senna. “É uma opção muito boa no mercado”, disse. O mexicano Sérgio Perez também é considerado, em razão do forte patrocínio que traz consigo - Telmex, do bilionário Carlos Slim Helu.

US F1

A equipe de Ken Anderson e Peter Windsor, com sua base montada em Winston-Salem, na Carolina do Norte (EUA), já tem dinheiro: o aporte financeiro para 2010 vem do bolso de Chad Hurley, co-fundador do Youtube, hoje associado ao Google, um dos maiores portais de busca da internet. E eles já se conformaram que não poderão contar com pilotos 100% nascidos nos EUA para os dois cockpits - não existem boas opções no mercado.

Uma delas é Jonathan Summerton, que vem sendo cotado pela imprensa internacional junto a outros nomes com experiência, como o austríaco Alex Wurz
(informa Luiz Fernando Ramos, em seu blog, que Peter Windsor_chefe da equipe_ esteve em Viena para falar com o piloto e também buscar patrocíno da Superfund) e também o britânico Anthony Davidson. Mas a última bomba sobre o futuro da US F1 está vinculada a um grande nome do Rali: Sébastien Loeb quer a Fórmula 1 e não é pra menos: encantado com a categoria depois de um excelente teste no fim do ano passado com um carro da Red Bull, o francês também foi cotado para substituir o xará Bourdais na Toro Rosso e há quem diga que em Abu Dhabi é ele quem estará sentado no carro #11, em vez do espanhol Jaime Alguersuari.

Mas vamos esperar. O mercado de pilotos mal entrou em ebulição. A dança dos cockpits está só começando…

ON BOARD...EM UM AUTORAMA!

Quem nunca brincou de autorama? Quem nunca imaginou ser seu piloto favorito a bordo destes carrinhos bolhas?

Mas, nunca tinha visto uma filmagem de corrida, on board.

Divirtam-se!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

RETROVISOR

26 de agosto de 1979

Alan Jones vence o GP da Holanda







26 de agosto de 1984

Alain Prost vence o GP da Holanda






26 de agosto de 1990

Ayrton Senna vence o GP da Bélgica





26 de agosto de 2006

Felipe Massa conquista a sua primeira Pole na F1 no GP da Turquia.

Bjus e até a próxima...
Carolina Loli

ASSUSTOU A TODOS!



Todos já devem conhecer o rei dos Pilotoons, Bruno Mantovani. Pra mim, essa foi a melhor!

INDY NO BRASIL? SERÁ?

O calendário da Indy foi mudado e o tão aguardado anúncio do local da etapa brasileira não foi dito.

O tempo vai passando, a data da prova se aproximando (14/03) e nenhuma definição propriamente dita.

Cada que dia que passa menos possibilidades de acontecer a prova na "terra brasilis".

Como a duvidar, seriamente, desta etapa.

PIQUET E WILLIAMS?

Uma vez que a busca por uma equipe por parte de Nelson Piquet parece ter esfriado, crescem as chances de Nelsinho Piquet assumir um lugar na Williams.

E, pasmem, tudo leva a crer que com o apoio da Renault.

É mais do que sabido que a Toyota não renovará o fornecimento de motores para o time de Frank Williams e com isso Nakajima sairia. Quem forneceria o propulsores seria a Renault, reeditando a parceria vitoriosa dos anos 90.

Mas por enquanto, tudo são boatos.

Lembrando que outro nome (muito) cotado para a Williams é ninguém menos do que Rubens Barrichello que ganha hoje, aproximadamente, US$ 100 mil, por ponto conquistado.

BRAWN EMIRATES?

A Emirates Airlines, companhia aérea baseada em Dubai, pode ser uma das patrocinadoras já acertadas com a Brawn para a temporada 2010.

Não é a primeira vez que a empresa árabe é ligada com a equipe inglesa. Em março, antes de Ross Brawn anunciar que tinha comprado o espólio da Honda, rumores indicavam que a Emirates patrocinaria o time, o que não aconteceu de fato. A companhia aérea não é novata na F1, já que patrocinou a Mclaren em 2006.

É o que informa o jornal inglês "Daily Express", em mais um boato envolvendo a equipe do piloto Rubens Barrichello.

CAMPOS, A RAINHA DO BOATO

Entra semana, sai semana e sempre ouvimos alguma coisa nova da Campos. Depois de falar em De la Rosa e Petrov, Adrian Campos voltou a citar o nome de Bruno Senna.

E disse mais, que usará motores Cosworth pelo menos por um ano.

Se continuar assim, presente como os boatos, tem tudo para fazer um bom ano de estreia.

Mas com quais pilotos?

terça-feira, 25 de agosto de 2009

30 anos...

1º de Julho já passou, como já se passaram 30 anos de uma batalha inesquecível. O Vencedor da prova foi Jean-Pierre Jabouille, mas isso ninguém lembra. Porque? Assista o video abaixo e veja o porque.

BOATOS DA BRAWN

Foi só ganhar corridas novamente que a Brawn volta a ser motivo de boatos. Nick Fry foi o primeiro a indicar que os dois pilotos continuam no ano que vem, uma vez que, na visão do dirigente, tanto Rubens quanto Button estão fazendo um bom trabalho.

Porém, a Toyota admite ter interesse em Button e, por causa de um possível número um no carro, pagaria fortunas ao piloto britânico que, como sabemos, sempre deixou este fator influenciar suas decisões.

Mas falando em grana, Ross Brawn admite que já tem patrocínio fechado para os próximos três anos.

Notícias em formas de boatos, quase certeiros.

GP DA EUROPA 2009 - NA ÍNTEGRA

Reveja a vitória de Rubens Barrichello no GP da Europa, em Valência. Na íntegra, com a transmissão da rede Globo:

LEILÃO NA FERRARI

Todos nós sabemos que os resultados obtidos com Luca Badoer na Ferrari de Felipe Massa foram pífios.

O piloto, que teve atuação ridícula, conseguiu ser ultrapassado até dentro dos boxes. Não se preocupou em correr, apenas em passear.

Diante deste quadro, obviamente, surgem boatos de que ele não correrá mais após a corrida da Bélgica, em SPA. O primeiro nome lembrado foi Schumacher, mas logo foi descartada sua presença neste ano, logo em seguida, boatos sobre Valentino Rossi. Marc Gené se disse frustrado com a decisão da Ferrari, Bourdais é uma aposta geral, pelo motor que já conhece e pelo empresário, que manda bem pelos lados italianos.

Via Twitter e após sua vitória em Valência, Rubens Barrichello, indicou o amigo Nelson Piquet para a vaga, uma escolha patriótica, mas com boa razão de ser. Nelsinho não perdeu a oportunidade e, com suas próprias palavras se candidatou.

Hoje foi a vez de Davidson dizer que é melhor do que a maioria candidata a vaga e também se colocou a disposição.

Se demorar mais um pouco, até o Alonso buscará saber mais detalhes para se candidatar. E, neste ritmo, proponho, já que é para leiloar, que o nosso piloto do GGOO car seja o escolhido.

Que tal?

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

RETROVISOR


24 de agosto de 1958

Stirling Moss vence o GP de Portugal






24 de agosto de 1964

Nasce Eric Bernard, piloto de F-1 francês






24 de agosto de 1997

Michael Schumacher vence o GP da Bélgica







24 de agosto de 1997

Morre Luigi Villoresi






24 de agosto de 2003
Fernando Alonso conquista sua primeira vitória na Fórmula 1 no GP da Hungria.
Bjus e até a próxima...
Carolina Loli

SERÁ ESSE O FUTURO DAS CORRIDAS?

Organizada no sul da Inglaterra, a Fórmula Zero reúne karts ecologicamente corretos, que não poluem e nem fazem barulho. Todos os carros da competição são movidos a células de hidrogênio e foram desenvolvidos por universidades européias.










Ok, ecologicamente correta... Mas qual é a graça disso?

RUBENS BARRICHELLO: CHANCES DE TÍTULO?

Faltam apenas 6 provas para o final da temporada. E apenas 18 pontos separam Rubens Barrichello de Jenson Button, seu companheiro de equipe e líder do campeonato.

Nunca Rubinho teve tantas chances de ser campeão como agora. Nunca esteve a tão poucos pontos do primeiro como agora.

Mas será que este será o seu ano?

Temos que ir com calma na torcida. 18 pontos são perfeitamente reversíveis, ainda mais se Button fizer corridas abaixo da crítica como vem fazendo, mais precisamente nas 4 últimas provas.

Rubens vem embalado e a própria Brawn voltou a ter um pacote aerodinâmico melhor do que a maioria do grid.

Por outro lado, Button precisa apenas "marcar" o brasileiro, basta-lhe 4 segundos lugares e 2 terceiros que o título está ganho.

A tarefa é difícil, mas se pegarmos a história bem recente da F-1, as chances são cada vez maiores.

RUBENS BARRICHELLO

Chegou, finalmente, o seu dia Rubens. De tantas voltas, tantas esperanças, algumas frustrações, sua vitória enfim chegou.

E que vitória. Vitória feita na garra, na estratégia, na inteligência e, principalmente, naquilo que era sempre motivo de piadas dos seguidores do Pânico e do Casseta e Planeta, acelerando como sempre.

Por mais simbolismo que marque a 100ª vitória brasileira na F-1, a 10ª na carreira e a 1ª na temporada, esta vitória trouxe de volta a alegria do povo brasileiro, que andava meio cabisbaixo com as recorrentes falhas e com o terrível acidente de Felipe Massa.

A vitória de ontem, é um novo marco, de um rapaz que sempre batalhou por seus objetivos, lutou, correu, fez poles, falou demais, brigou, xingou, deixou passar, mas que, nestes 17 anos de F-1, sempre brilhou.

A esperança agora se renova, a expectativa de novas vitórias também. O Rubens vencedor, voltou...

FRASE(S) DO DIA

"Essa conquista foi como nos velhos tempos, parabéns"
Ross Brawn, chefe da Brawn GP, elogiando o desempenho de Barrichello


"É impressionante como as minhas vitórias sempre são emocionantes. Posso dizer que este domingo foi realmente especial, um domingo brasileiro. A corrida foi ótima, realmente ótima"
Rubens Barrichello, vibrando com a vitória no GP da Europa, a 10ª em sua carreira

FOTO DO DIA

Não poderia ser outra, clique para ampliar:



Rubens Barrichello, na sua 1ª vitória na temporada, 10ª na carreira, 100ª brasileira.

OS PNEUS PARA A DECISÃO DO CAMPEONATO

A Bridgestone anunciou nesta segunda-feira os tipos de pneus que serão levados para as corridas finais da temporada 2009.

Para o GP de Cingapura, única etapa noturna do campeonato, a fornecedora levará compostos macios e supermacios. No Japão, serão utilizados pneus macios e duros.

Já para o circuito de Interlagos, no Brasil, os pilotos terão à disposição os pneus supermacios e médios, com a prova de Abu Dhabi, que encerra a temporada tendo compostos macios e médios.

"Cingapura é uma posta de rua e, baseado na experiência do ano passado, sentimos que esta é a melhor combinação. Em São Paulo pode fazer muito calor e geralmente vemos uma boa corrida, mas acho que nenhuma vai superar a do ano passado", disse Hirohide Hamashima, da Bridgestone.

"Abu Dhabi é um destino novo. É uma pista de rua, tecnicamente, e estamos levando compostos mais duros que usamos nas outras corridas urbanas", completou.

domingo, 23 de agosto de 2009

RETROVISOR


23 de agosto de 1953


Alberto Ascari vence o GP da Suíça, sua última vitória na F1





23 de agosto de 1959

Stirling Moss vence o GP de Portugal




23 de agosto de 1964

Lorenzo Bandini vence o GP da Áustria, sua única vitória na F1




23 de agosto de 1987

Morre Didier Pironi, piloto de F 1 francês




Bjus até a próxima...
Carolina Loli

GT3: CURIOSIDADES EM FOTOS

Algumas curiosidades da nossa cobertura da GT3, aqui em Interlagos, em fotos e imagens (clique para ampliar):

Porsche


Pneus


Ferraris


E a sala de imprensa

BARRICHELLO DÁ AO BRASIL CENTÉSIMA VITÓRIA NA F1

Além de vencer pela 1ª vez na temporada, o brasileiro Rubens Barrichello deu ao Brasil sua 100ª vitória na categoria. Confira abaixo a classificação final da prova e as 100 vitórias brasileiras.

1. Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP)
2. Lewis Hamilton (ING/McLaren)
3. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
4. Heikki Kovalainen (FIN/McLaren)
5. Nico Rosberg (ALE/Williams)
6. Fernando Alonso (ESP/Renault)
7. Jenson Button (ING/Brawn GP)
8. Robert Kubica (POL/BMW Sauber)
9. Mark Webber (AUS/Red Bull)
10. Adrian Sutil (ALE/Force India)
11. Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber)
12. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India)
13. Jarno Trulli (ITA/Toyota)
14. Timo Glock (ALE/Toyota)
15. Romain Grosjean (FRA/Renault)
16. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
17. Luca Badoer (ITA/Ferrari)
18. Kazuki Nakajima (JAP/Williams)
Não completaram
19. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
20. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)


Ayrton Senna

1985: Portugal e Bélgica (Lotus)
1986: Espanha e EUA (Lotus)
1987: Mônaco e EUA (Lotus)
1988: San Marino, Canadá, EUA, Inglaterra, Alemanha, Hungria, Bélgica e Japão (McLaren)
1989: San Marino, Mônaco, México, Alemanha, Bélgica e Espanha (McLaren)
1990: EUA, Mônaco, Canadá, Alemanha, Bélgica e Itália (McLaren)
1991: EUA, Brasil, San Marino, Mônaco, Hungria, Bélgica e Austrália (McLaren)
1992: Mônaco, Hungria e Itália (McLaren)
1993: Brasil, Europa, Mônaco, Japão e Austrália (McLaren)


Nelson Piquet

1980: EUA, Holanda e Itália (Brabham)
1981: Argentina, San Marino e Alemanha (Brabham)
1982: Canadá (Brabham)
1983: Brasil, Itália e Europa (Brabham)
1984: Canadá e EUA (Brabham)
1985: França (Brabham)
1986: Brasil, Alemanha, Hungria e Itália (Williams)
1987: Alemanha, Hungria e Itália (Williams)
1990: Japão e Austrália (Benneton)
1991: Canadá (Benneton)


Emerson Fittipaldi

1970: EUA (Lotus)
1972: Espanha, Bélgica, Inglaterra, Áustria e Itália (Lotus)
1973: Argentina, Brasil e Espanha (Lotus)
1974: Brasil, Bélgica e Canadá (McLaren)
1975: Argentina e Inglaterra (McLaren)


Felipe Massa

2006: Turquia e Brasil (Ferrari)
2007: Bahrein, Espanha e Turquia (Ferrari)
2008: Bahrein, Turquia, França, Europa, Bélgica e Brasil (Ferrari)


Rubens Barrichello

2000: Alemanha (Ferrari)
2002: Europa, Hungria, Itália e EUA (Ferrari)
2003: Inglaterra e Japão (Ferrari)
2004: Itália e China (Ferrari)
2009: Europa (Brawn GP)


José Carlos Pace

1975: Brasil (Brabham)

GGOO BOLÃO F1 2009 - Resultados do GP EUROPA

RESULTADO OFICIAL DA CORRIDA:
Pole Position - HAMILTON
Posição no Grid Aleatória (05º) - BUTTON
Volta mais rápida na corrida - GLOCK
1º colocado na corrida - BARRICHELLO
2º colocado na corrida - HAMILTON
3º colocado na corrida - RAIKKONEN
4º colocado na corrida - KOVALAINEN
5º colocado na corrida - ROSBERG
6º colocado na corrida - ALONSO
7º colocado na corrida - BUTTON
8º colocado na corrida - KUBICA

PONTUAÇÃO NO BOLÃO:
18 pontos - A. ROQUE
11 pontos - RUI LENHARI R10
10 pontos - MARCOS / MARCELÃO / MAURICIO PELOSO / JUNIOR GOMES / RODRIGO CABRAL
06 pontos - RUDSON K9
04 pontos - ANGELO DUI
03 pontos - FABRICIO
01 ponto - ALE
Os demais participantes não pontuaram
clique na imagem para visualizar o resultado detalhado

CLASSIFICAÇÃO GERAL:
01º - 110 pontos - TIO BRUNO
02º - 105 pontos - RUI LENHARI R10
03º - 098 pontos - IGOR DPN
04º - 094 pontos - CÁSSIO / RODRIGO PIOIO
06º - 084 pontos - DUFF
07º - 080 pontos - MARCELÃO
08º - 071 pontos - ANDRÉ ROQUE
09º - 070 pontos - A. ROQUE
10º - 060 pontos - JIMMY / ANGELO DUI
12º - 058 pontos - MATHEUS SILVA
13º - 057 pontos - GUILHERME BAL
14º - 055 pontos - BODIM / DR. ROQUE
16º - 054 pontos - FABRICIO
17º - 052 pontos - CIN
18º - 051 pontos - WESLEY
19º - 048 pontos - RUDSON K9
20º - 045 pontos - LEONARDO / LITTLE LUCY / MAURICIO PELOSO
23º - 044 pontos - ENGENHEIRO BETÃO
24º - 043 pontos - ALE
25º - 042 pontos - JUNIOR GOMES
26º - 040 pontos - RODRIGO CABRAL
27º - 039 pontos - VANUSA / XANDÃO
29º - 037 pontos - RAFAEL ORLANDO
30º - 033 pontos - MARCOS / S
32º - 032 pontos - DIOGO
33º - 031 pontos - MARCO
34º - 028 pontos - CARLOS CARIOCA
35º - 026 pontos - LUCAS ALONSO
36º - 019 pontos - OTÁVIO
37º - 018 pontos - ELMER
38º - 012 pontos - THE SWAN
39º - 008 pontos - TIMBÓ / DOU JUANES
41º - 004 pontos - VALÉRIA
42º - 003 pontos - STIK10
43º - 002 pontos - ROJO
clique na imagem para visualizar o resultado detalhado

F-INDY: FORTE ACIDENTE DURANTE TREINOS EM SONOMA

Imagens do forte acidente durante os treinos livres para a etapa de Sonoma da Fómula Indy que será realizada nessa domingo (22/08). A batida envolveu os pilotos Nelson Philippe (que rodou, ficando atravessado em um "ponto cego" da pista), Ernesto Viso (que conseguiu desviar o suficiente para bater apenas no bico do carro do piloto francês) e Will Power (que logo após acerta em cheio o carro de Philippe).

Viso sofreu apenas com os danos em seu carro. Power foi hospitalizado após concussão, além de sofrer lesões em duas vértebras na região lombar. Já Philippe, que também sofreu uma concussão, passará por cirurgia para correção de uma fratura exposta no pé direito.

GP BRASIL: ARQUIBANCADAS QUASE PRONTAS

E Interlagos começa a sentir o gostinho da F-1. A montagem das arquibancadas segue a pleno vapor, e o nosso setor G, já está quase pronto.

Veja as fotos (clique para ampliar):



sábado, 22 de agosto de 2009

GT3: VITÓRIA DA FERRARI

Se na F-1 a Ferrari ficou para trás, na GT3, só dá ela. Na primeira corrida do final de semana, vitória de Derani e Ricci, que ampliam assim, a liderança do campeonato.

A parte final da corrida foi bem emocionante, com a disputa entre os Porsches de Paludo/Mauricio, Camilo/Gresse e Allam Khodair/Marcelo Hahn, com uma Ferrari.

Quando faltavam três voltas o piloto da Ferrari tentou ultrapassar Maurício na Junção, porém rodou e deixou o caminho para que o baixinho, campeão da stock, chegasse em segundo com Norberto Gresse em terceiro.

FOTO DO DIA

Demorou, mas aqui está a foto oficial da nossa Pizza da semana passada.


Da esquerda para direita, Roque, Vivian e o Rodrigo Moconauta.

GT3: AO VIVO DE INTERLAGOS

Salve grandes amigos da GGOO!

Falamos, ao vivo, da Sala de Imprensa do autódromo de Interlagos, onde daqui a pouco acontece a primeira etapa da rodada da GT3.

Agora, com os problemas de conexão resolvidos, faz muito frio por aqui.

Vamos começar a cobertura com algumas imagens dos treinos da manhã:




A pole, para prova 1, ficou com Claudio Ricci e Rafael Derani da Ferrari, seguido por Miguel Paludo e Ricardo Maurício de Porsche.

Já na prova 2, a pole também ficou com Claudio Ricci e Rafael Derani, num treino emocionante onde os 3 primeiros ficaram separados por apenas 0,084. Em segundo larga Allam Khodair e Marcelo Hahn de Ferrari e em terceiro Ricardo Mauricio e Miguel Paludo, de Porsche.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

VETTEL IGUAL A SENNA?

Se compararmos as atitudes e os desempenhos nos respectivas temporadas, verificamos que o desempenho de Vettel e Senna são muito parecidos. A especialidade de andar na chuva, o compromisso de assombar o mundo da F-1 e dar verdadeiros shows, os assemelham muito.

A personalidade de cada um, bem como a impetuasidade, também são bem parecidos. Ambos levantaram a torcida em Interlagos, mesmo que por motivos diferentes.

Hoje, mais uma vez, se assemelharam. Ao assinar com a Red Bull, uma equipe mediana, Vettel repete Senna, que também ficou 3 anos na Lotus, para brilhar na Mclaren.

Após 2011, quando encerra seu contrato com a Red Bull, certamente Vettel brilhará e conquistará títulos, como Senna os conquistou.

SEPARADOS NO NASCIMENTO: ROMAN GROSJEAN



Roman Grosjean e Side Show Bob (dos Simpsons), em fantástica montagem publicada no Blog do Fábio Seixas.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

RETROVISOR

20 de agosto........


Com a nova coluna Retrovisor, diariamente publico neste blog fatos com tudo o que aconteceu na Fórmula 1 na data de hoje. Porém, agora me vi em grandes dificuldades. Tudo por causa deste vigésimo dia do oitavo mês do ano.

Ninguém nasceu no dia 20 de agosto. Ninguém morreu no dia 20 de agosto. E, pasmem: nunca houve uma corrida de Fórmula 1 no dia 20 de agosto.

Não há nada para pôr no Retrovisor.

Por incrível que pareça minha última alternativa foi rever o que tinham postado no dia 20 de agosto de 2008 no blog da GGOO, mas a tradição continua, não tinha nada..........

Se alguém descobrir alguma coisa que eu não achei, envie carta para a redação, por favor!!

Também não tenho mais nada a dizer.

Bjus e até a próxima...
Carolina Loli

FRASE DO DIA

"Eu gosto do Nelsinho, é uma pessoa que mostrou um lado bom, mostrou ter um coração bom, mas que não teve uma chance boa. O Nelsão foi um grande piloto, mas como pessoa teria muito ainda a aprender. Nelsinho é o contrário. É uma grande pessoa, mas ainda tem muito a aprender como piloto."

Rubens Barrichello, falando de Nelsinho e de Nelsão.

SAI UMA EQUIPE ENTRAM DUAS NOVAS?*

* Por Victor Martins

O GrandPrix, conceituado site de automobilismo inglês, soltou uma notícia hoje que é de deixar com o inseto sifonáptero e suctório, áptero e de corpo comprimido, com pernas muito desenvolvidas, apropriadas para o salto, e que se alimenta de sangue quente dos vertebrados atrás da concha auditiva situada na parte lateral da cabeça. A FIA estaria para anunciar a entrada de dois novos times para 2010, que tendem a ser a Prodrive e a Epsilon Euskadi.

O grid para o ano que vem já está composto por 12 vagas, descartando a BMW. O máximo, de acordo com o regulamento esportivo divulgado ontem pela própria entidade, é de 13. Diz o GrandPrix que tanto a equipe de David Richards quanto a espanhola do nome complicado têm grana suficiente para correr na F1 e que só esperam a confirmação de que vão correr para dar início aos trabalhos, até comparando a situação à “do ovo e da galinha”.

A notícia do site inglês só faz uma ressalva final à BMW, que deve usar sua fábrica em Hinwil para o desenvolvimento de seus carros “amigáveis”. Mas camufla algo, certamente.

Porque, em se confirmando a entrada das duas, significa que uma equipe das que estão garantidas cai fora.

E pode reacender toda aquela questão de que ou Renault ou Toyota pensa em tirar o time de campo. Na verdade, a base seria, assim, repassada a ou Prodrive ou Euskadi, algo que seria permitido nas linhas obscuras do Pacto da Concórdia recém-assinado. Ainda se fala nas rodinhas de F1 que a continuação da Renault é firme como prego na areia.

A ver.

FOTO DO DIA



Agora sim, justifica-se sua performance no campeonato...

A COR DOS CARROS

A notícia de que a USF1 quer usar a cor do país predominantemente em seus carros, prática muito usada nos primeiros bólidos da F-1, me fez pensar como seriam os carros hoje, mesmo com os patrocinadores em peso.

Os carros, certamente, seriam mais belos em seu design, não tendo estas aberrações que vemos hoje.

Simples e singelo como um carro preto, como as Lotus de 71 a 86. Ou mesmo, o tão comentado vermelho Ferrari.

Ou ainda aquele verde musgo dos carros da BRM e da própria Lotus.

Bons e nostálgicos tempos, onde a disputa era na pista. Valia-se de amor e pé pesado. Havia-se companheirismo e amizade entre todos.

Bons tempos que jamais voltarão.

BOATO: DE LA ROSA E PETROV NA CAMPOS

Informa o site Grande Premio que a Campos deve contar com Pedro de la Rosa e Vitaly Petrov como sua dupla de pilotos na estreia da equipe na F1 em 2010. De acordo com informações veiculadas pela Rádio Marca no final da quinta-feira (19), o time de Adrián Campos deve anunciar seus dois representantes de pista em breve, após resolver os últimos detalhes formais para fechar as contratações. Além disso, o banco espanhol BBVA deve ser confirmado como um dos patrocinadores da escuderia.

A rádio ibérica ressaltou que Bruno Senna foi preterido por Petrov — ex-piloto de Campos na GP2, onde atualmente é terceiro no campeonato correndo pela Addax — devido à "incompatibilidade de patrocinadores". Com a proximidade de um contrato com o BBVA, o fato de o brasileiro ser apoiado pelo banco Santander — que deve patrocinar a Ferrari e, talvez, Fernando Alonso em Maranello — serviu de empecilho para a sua entrada no time.

Além do banco basco, a Telefónica também deve ser uma das patrocinadoras principais da Campos, assim como a rede de lojas El Corte Inglés. Com a confirmação de Petrov como piloto, especula-se que o russo também leve uma grande soma em patrocínios da empresa de tecnologia do seu país natal que o acompanha na sua carreira.

As notícias sobre os patrocínios fizeram a Rádio Marca destacar as possíveis cores que os carros da escuderia terão em 2010. A ideia de Campos era de pintar os monopostos de preto e prata, mas o fato de as duas principais empresas terem o azul como cor principal deve alterar esse quadro. O dirigente também deve encontrar espaço nos bólidos para colocar as cores da bandeira da Espanha, uma das marcas dos seus times na disputa das categorias de base.

POLE, ENFIM, COM O MAIS RÁPIDO!

Essa é a grande notícia dada pela FIA ontem, na divulgação das regras para a temporada 2010.

Com o fim do reabastecimento na F-1, não haveria lógica manter o sistema atual. Agora, mesmo divididos em três partes, o mais rápido largará na pole.

Isso desfaz, algumas injustiças que permearam a vida de alguns pilotos em detrimento a tal estratégia de corrida.

O piloto, agora, terá que correr pensando no carro e na gasolina. Tendo que economizar em algumas corridas para chegar ao final.

Essa situação me lembra uma frase do Senna, em 1986, que dizia que em determinadas pistas como Imola, corria-se sabendo que não teria combustível para se chegar no final e durante a corrida, era, literalmente no pé, que controlava todas as ações.

Boas notícias, enfim, vindas da FIA e da FOTA.

VALENCIA BY GGOO

Ufa... depois de longas 3 semanas, teremos nesse final de semana, o Grande Prêmio da Europa de F1.

Entre equipes que não poderia correr por causa de carros de 3 rodas, e gente com dor de pescoço, o bólido amarelinho mostra como será o traçado utilizado nesse final de semana:

[OFF] CORRIDA DE SUBMARINOS

A imaginação do ser humano não tem limites!!
Corrida de submarinos???
Sim, já inventaram essa modalidade também: 1º Campeonato Mundial de Submarinos.
Logicamente só participaram os paises considerados grandes potências, que possuem tal equipamento (ou veículo, como queiram), tais como EUA, França, Russia, Japão, etc.
Por motivos óbvios, o Brasil não participou.
E o blog da GGOO mostra com exclusividade as fotos desse evento, que foi realizado no mês passado, no Oceano Pacífico.
Para manter o nível entre os concorrentes, foi obrigatório o uso de lastro e não foi permitido submarinos movidos a energia nuclear.
E a disputa foi acirrada.
Vejam as fotos:








Curioso e impressionante, não?